Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

A inclusão e a diversidade no colégio estadual "José Pacífico" da cidade de Guariba: um caso prático

Exibindo página 2 de 2
Agenda 18/09/2024 às 09:00

REFERÊNCIAS TÉORICAS

Para a elaboração deste trabalho sobre a inclusão e a diversidade no Colégio Estadual "José Pacífico" em Guariba/SP, foram consultadas diversas fontes bibliográficas relevantes. Algumas das principais consultas utilizadas incluem artigos, palestras, vídeos de renomados especialistas em educação inclusiva, como "Educação Inclusiva: concepções, políticas e práticas" de Salome Abreu, e "Diversidade e Inclusão na Escola: o que fazer?" de Cláudia Rangel. Além disso, artigos acadêmicos como "Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: desafios e possibilidades" de Maria da Graça, e "Diversidade cultural na escola: reflexões e ações" de Ana Paula também contribuíram para embasar as discussões e análises apresentadas.

Outras fontes importantes para a compreensão do tema abordado incluem documentos oficiais do Ministério da Educação, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como relatórios e pesquisas realizadas por instituições especializadas nessa área. A variedade e a profundidade das referências bibliográficas consultadas garantem a fundamentação teórica necessária para a análise da situação da inclusão e diversidade no contexto do Colégio Estadual "José Pacífico", oferecendo um embasamento sólido para as conclusões e recomendações apresentadas ao longo deste estudo.


Notas

1 A Declaração de Salamanca é um documento publicado em 1994 como resultado da Conferência Mundial sobre Educação de Necessidades Especiais (World Conference on Special Needs Education). Muito embora este documento tenha surgido no contexto da educação de crianças em condição de necessidades educativas especiais e assinale, tal como refere Bénard da Costa (1999), um momento fundamental “na evolução dos princípios e das práticas em relação à educação de crianças com necessidades educativas especiais” (p. 29), nele vêm claramente explicitados os princípios inclusivos (Clark, Dyson, Millward, & Skidmore, 1997). É assim que este documento constitui um documento essencial, norteador das práticas inclusivas.

2 Constitui a lista dos artigos vencedores do Concurso Nacional de Artigos Científicos e Ensaios Teóricos Sobre Educação para a Diversidade e Enfrentamento às Desigualdades no Contexto Brasileiro, Edital nº 01/2010 ANPEd/SECAD. Recebido pela Inter-Ação em 27/05/2011.DOI 10.5216/ia.v36i1.15039


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abbad, C.; Carvalho, R.; Zerbini, T. “Evasão em Curso via Internet: Explorando Variáveis Explicativas”. RAE-eletrônica, v. 5, n. 2, Art. 17, jul./dez. 2006. https://www.scielo.br/pdf/raeel/v5n2/v5n2a08.pdf (acessado em novembro/2006).

ABA, Helena W. Juventude e cultura. In: Cartilha Dito e feito. São Paulo. No. 4, 2015.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

AINSCOW, M; FERREIRA, W. Compreendendo a educação inclusiva. Algumas reflexões sobre experiências internacionais. In David Rodrigues (org.), Perspectivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 2003

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras(es) em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC, Brasília: SPM, 2009.]

BRASIL, Ministério da Educação. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Rogério Diniz Junqueira (Org). Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

DANILIAUSKAS, Marcelo. Relações de gênero, diversidade sexual e políticas públicas de educação: uma análise do Programa Brasil Sem Homofobia. 2011. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011.

DOURADO, Ana Paula Silva. Uma análise da diversidade nos eventos escolares na rede municipal e estadual de Nova Venécia - ES / Ana Paula Silva Dourado. - 2023. 75. f. : il. ; 29cm

HOLLANDA, Jacqueline Monte de; BARBOSA, Simone Maria de Almeida. Um estudo sobre a educação inclusiva em escola pública. Revista Cientifica da UFPA, vol. 03, março 2002.

Inclusão social e diversidade na educação: desafios do mundo atual [Recurso eletrônico] / Organização de Fernando J. Pires de Sousa, Éric Plaisance, Iêda M. Maia Pires. Revisão de Fernando J. Pires de Sousa e Éric Plaisance - Cajazeiras/PB: Edições AINPGP, 2023. Disponível: https://ainpgp.org/wp-content/uploads/2023/07/Livro-Inclusao-Social-e-Diversidades-1.pdf

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MARTINS, F.J. Diversidade: conceitos e práticas presentes na educação. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 245-261, jan./jun. 2011

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001.

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha

Sobre o autor
Luiz Carlos Corrêa

Graduado em Direito (Unaerp), Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (USP) e Doutorado em Direito (Fadisp).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CORRÊA, Luiz Carlos. A inclusão e a diversidade no colégio estadual "José Pacífico" da cidade de Guariba: um caso prático. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 29, n. 7749, 18 set. 2024. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/110928. Acesso em: 22 nov. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!