Muitos observam profissionais bem sucedidos e dizem: Este aí viaja para a Europa todo ano; Este aí só anda de mercedes; Este aí ganha dinheiro que nem sabe aonde enfiar e por aí vai.
Esquecem do velho ditado que sucesso somente vem antes de trabalho no dicionário. E mais, esquecem que ganhar algum dinheiro, talvez muitos irão conseguir, todavia, manter o império ativo e funcionando, poucos serão os vitoriosos.
E por qual razão isto ocorre?
Por que fazer gestão de um negócio requer conhecimentos que os advogados não tem e muitas vezes não querem ter, nem aprender, nem contratar quem tenha.
Alguns exemplos práticos de gestão que dão problema:
Pessoas
Gerir pessoas não é simples, fazer um plano de carreira idem, manter profissionais motivados também não. São inúmeros conflitos, diferentes ideias e posicionamentos e objetivos. Então, melhor obter ajuda especializada para esta tarefa.
Seu escritório está começando agora? Ótimo, já busque profissionais que sejam inteligentes, ambiciosos (diferente de gananciosos) e que estejam alinhados a forma de pensar que você tem. Esqueça os burros e preguiçosos. Isto já será um bom começo.
Além disto, uma dica importante quando o assunto é pessoas é não fazer como as grandes companhias fazem no Brasil: Quem já é cliente sempre é prejudicado e quem é cliente novo ganha somente vantagens, do tipo, depois de conquistado, ferrou.
Não faça isto com seu time: Dê vantagens para quem já está na equipe (não como funcionário público, que se fizer ou não fizer vai crescer igual na carreira), mas dê condições para quem está a mais tempo no escritório possa se desenvolver de melhor maneira.
E se chegar a conclusão que alguém que já está a x tempo não merece o que você está planejando, então é melhor tirar esta pessoa da equipe.
Somente devemos estar trabalhando com quem está na filosofia da empresa. Funcionários que não colaboram, falam mal, somente reclamam merecem estar noutra empresa.
#Ficaadica
Fluxos internos
As rotinas de um escritório jurídico são muito peculiares, pois envolvem prazos, pessoas, modelos de peças, correção de peças, novas teses, enfim, gestão de muitas variáveis.
Se você já definiu algumas ou todas estas rotinas, ótimo. Contudo, não dê o seu trabalho como acabado, pois de tempos em tempos devemos rever estes conceitos para aprimorá-los. Se você sequer definiu isto, começe logo, pois estas definições fazem toda a diferença.
Sistema Jurídico
Se você não usa um, adquira logo. Se usa, mas só pra dizer que usa, está na hora de usar pra valer.
O ser humano não merece nem deve ficar a mercê de tarefas unicamente repetitivas que uma máquina pode fazer com a mão nas costas, como diz o brocardo popular.
Fomos feitos para pensar, criar diferenciais, estabelecer novos parâmetros e não para ficar copiando e colando notas de expediente em softwares ou lançando prazos em agendas. Deixe a máquina fazer o que é repetitivo e vá para o que é estratégico.
E não se preocupe com preço, tem software bem baratinho que faz muita gestão no mercado.
Financeiro
Financeiro bom é aquele que sobra dinheiro todo mês, não é mesmo?
Mesmo assim sendo ( e no início de carreira isto é sempre exceção), cuidar do dinheiro é essencial.
Algumas dicas práticas são úteis:
? Faça uma reserva de um percentual por mês de tudo que entrar (tipo 5% a 10%) até chegar a um valor guardado equivalente a 6 meses ou 1 ano de despesa fixa do escritório;
? Quando chegar nesta reserva acima, guarde um valor separado para reinvestimento no próprio negócio (computadores, treinamento, etc);
? Invista sempre em conhecimento na área jurídica e administrativa (gestão);
? Tenha controle rígido de todos as despesas, inclusive aqueles tidas como invisíveis (ida ao fórum, ligações com clientes, água, vazamentos, etc);
? Faça conscientização frequente junto aos colaboradores na necessidade de economia e faça programas que se houver redução de valores, parte destes valores retorne aos colaboradores de alguma forma (premio, dinheiro, vantagens, viagem, etc);
? Faça um plano de carreira com valores de mercado fixos e o restante sempre baseados em desempenho e resultado próprio e do negócio, valorizando assim o colaborador e o crescimento coletivo;
? Se for distribuir algum valor de honorários recebidos, sempre tenha um critério. Por melhor que seja dar dinheiro a lá Silvio Santos, sem critério estará criando um mostro dentro da ambição e crença do colaborador;
? ….. (Literalmente reticências…. frente as inúmeras possibilidades existentes).
E, sempre pense em ter relações ganha-ganha, seja com fornecedores, seja com colaboradores.
Não significa ser mesquinho, nem pagar pouco, nem querer ter vantagem em tudo, mas sim, compreender o quanto vale pelo que está pagando, entender que um colaborador com experiência pode ser mais valioso que dois sem experiência ou não, entender como gestor, que o melhor agora é o que for melhor para o negócio e não apenas para si mesmo.
Enfim,
Gestão é administrar tudo que existe e o que ainda está por vir. Então, um bom resumo é a frase do pai da administração Peter Drucker: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Crie o seu negócio, sua carreira, sua profissão todos os dias. Isto é um bom indício de sucesso.
E como não há sucesso sem gestão, igualmente não existe o mesmo sem tecnologia, posto que o dia continua tendo 24 horas e as tarefas que precisam ser realizadas parecem precisar mais do que isto todos os dias.
* Trecho de artigo intitulado Pensamentos para um jovem advogado, escrito por Gustavo Rocha