Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

O dinheiro e a vida dos direitos

Exibindo página 2 de 2
Agenda 22/12/2014 às 13:18

CONCLUSÃO

Os direitos da personalidade gozam de especial proteção do direito positivo, ocupando o centro do ordenamento jurídico. Conforme Vicente Ráo, em obra clássica que inspirou o título do presente artigo:

A ordem jurídica não se limita a reconhecer ou atribuir direitos, mas os declara ou confere para serem exercidos pacificamente, livres de atentados ou violações; em consequência, quando os direitos se constituem, já trazem em si uma força imanente de reação ou defesa, força que se atualiza mediante o uso dos meios e remédios já citados e, também, da ação, quando forem ameaçados, desrespeitados ou violados. (Ráo, 2013, p. 837).

A violação dos direitos da personalidade resulta na ocorrência dos danos morais, cujo valor arbitrado pelo Poder Judiciário, além de reparar o prejuízo sofrido pelo ofendido, em decorrência da violação de direito seu, deve punir o ofensor e apresentar-se como desestimulo a novas violações, tanto de parte do lesante punido como de toda a sociedade.

Os Tribunais nacionais, porém, têm sido tímidos quando do arbitramento dos valores das reparações, sempre com fundamento no receio de que tais valores possam resultar no enriquecimento sem causa do lesado.

O grande número de ações de reparação levadas ao Judiciário é um sintoma, não da banalização do instituto dos danos morais, mas sim da banalização dos valores que vêm sendo fixados, para reparação destes danos.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Os valores das reparações dos danos morais, tais quais vêm sendo arbitrados pelo Judiciário, são insuficientes para o atendimento de suas finalidades, deixando a descoberto o cidadão lesado, e não servindo de desestímulo ao lesionador e à sociedade.


Bibliografia 

farias,Cristiano Chaves; Rosenvald, Nelson e Netto, Felipe Peixoto Braga. Curso de direito civil: responsabilidade civil. Salvador: Jus Podivm, 2014

Gagliano, Pablo Stolze e FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 2009

RÁO, Vicente. O direito e a vida dos direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013

SANTANA, Hector Valverde. Dano moral no direito do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009

SILVA, Regina Beatriz Tavares da (coordenadora). Código civil comentado. São Paulo: Saraiva, 2013

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. São Paulo: Método, 2012

Sobre o autor
Rodrigo Emiliano Ferreira

Defensor Público do Estado de São Paulo

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FERREIRA, Rodrigo Emiliano. O dinheiro e a vida dos direitos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4191, 22 dez. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/31461. Acesso em: 5 mai. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!