Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A discricionariedade administrativa e a nomeação de aprovados em concursos públicos fora das vagas ofertadas em edital: uma análise principiológica

Agenda 19/12/2014 às 10:03

Análise principiológica sobre a discricionariedade administrativa em casos de candidatos aprovados fora do número de vagas ofertadas em editais de concursos públicos, sobretudo quando a Administração Pública demonstra carência de pessoal.

INTRODUÇÃO

A discussão acerca da existência ou não de direito subjetivo à nomeação de candidatos aprovados em concursos públicos fora das vagas oferecidas nos respectivos editais encontra-se perto de um consenso no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

O assunto é, até hoje, objeto de divergência entre as suas Turmas, o que enseja insegurança jurídica e frustra o objetivo de uniformização da jurisprudência constitucional – grande propósito da Corte [1].

O denominador comum deve surgir a partir da decisão de atribuição de repercussão geral ao Recurso Extraordinário 837.311[2], do Piauí, que versa sobre a nomeação de aprovados no concurso para Defensor Público daquele Estado, os quais não se encontravam dentro do número de vagas ofertadas pelo certame.

A questão central trazida pelo case consiste na demonstração de demanda por pessoal, externada pela abertura de novo concurso público durante a vigência do anterior. Assim, segundo argumentam os aprovados, o ato de nomeação deixaria de ser discricionário para se tornar vinculado, o que converteria a mera expectativa de direito em direito líquido e certo.

Anteriormente [3], a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal já havia se pronunciado no sentido de que o aprovado como excedente só teria direito a ser nomeado caso fossem comprovados arbítrios ou preterições.

A 2ª Turma, pelo contrário, já havia decidido [4] que possuem direito subjetivo à nomeação os candidatos aprovados dentro das vagas ofertadas, bem como aqueles aprovados fora das vagas, desde que outras tenham sido criadas durante a vigência do certame.

Evidente, portanto, que a celeuma diz respeito à extensão da discricionariedade do administrador público em nomear os aprovados excedentes: se absoluta, sob pena de afronta ao princípio da separação de poderes; ou se limitada, a fim de evitar arbitrariedade.

DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ADMINISTRATIVOS NO RE 837.311

A questão perpassa a discussão sobre o modelo de Administração Pública adotado no Brasil. Segundo ensina Maria Sylvia Zanella di Pietro, a Reforma ocorrida mediante a Emenda Constitucional nº19/1998 tinha o objetivo de conferir maior autonomia ao administrador público, atribuindo-lhe maiores responsabilidades e substituindo o controle formal pelo controle de resultados.  Com isso, evitar-se-ia o engessamento provocado pela interpretação do princípio da legalidade como sendo o estrito cumprimento do que a lei autoriza [5]. Ademais, dessa forma, o controle do ato administrativo pelo Poder Judiciário restringir-se-ia a hipóteses muito reduzidas.

Ocorre que, como explica a mesma autora, o modelo brasileiro possui inspiração em dois sistemas diferentes: o europeu-continental e o anglo-saxão – ambos calcados na jurisprudência como fonte do Direito. Em tais sistemas, o papel do juiz é essencialmente o de um legislador, diferentemente do que ocorre com os magistrados brasileiros. Ademais, acrescenta a autora, a base normativa do Direito Administrativo brasileiro é a Constituição, o que enseja uma série de descumprimentos por parte do Administrador tupiniquim, a exemplo da burla à exigência de realização de concursos públicos e consequente contratação de terceirizados [6].

Com isso, se percebe que o modelo de uma Administração Pública mais autônoma não se adapta ao ordenamento jurídico pátrio. O estrito cumprimento da lei se faz necessário, à medida que evita o descumprimento sistemático da legislação constitucional, a qual concentra a grande parte da legislação administrativa, e que se caracteriza pela subjetividade dos princípios.

O exemplo dado por di Pietro, anteriormente citado [7], – de que o atual sistema facilita a burla de exigência de concurso público, implicando a contratação de grande número de terceirizados – pode ser interpretado extensivamente, trazendo à discussão o julgado em comento. É que a realização de concurso público antes do vencimento de certame anterior ainda vigente, deixando de lado aprovados fora do número de vagas ofertadas, implica afronta a princípios como a igualdade, a impessoalidade, a moralidade, a razoabilidade e a eficiência.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Sobre o princípio da igualdade, preleciona Dirley da Cunha Jr.[8]:

A exigência de igualdade decorre do princípio constitucional da igualdade, que é um postulado básico da democracia, pois significa que todos merecem as mesmas oportunidades, sendo defeso qualquer tipo de privilégio ou perseguição. O princípio em tela interdita tratamento desigual às pessoas iguais e tratamento igual às pessoas desiguais.

Assim, estando todos os aprovados – dentro e fora das vagas oferecidas no edital do concurso – em situação igual, porquanto aprovados pelo mesmo processo seletivo, mediante os mesmos critérios de avaliação, não se justifica o tratamento desigual dispensado. Dessa forma, a abertura de novo concurso fere o princípio constitucional da igualdade.

Da mesma forma, a suposta discricionariedade do Administrador em abrir novo certame ao invés de chamar os aprovados no anterior afronta o princípio da impessoalidade. Este princípio tem o objetivo de assegurar a isonomia de tratamento dispensado aos administrados por parte da Administração, segundo descreve José dos Santos Carvalho Filho, que arremata dizendo que esta deve voltar-se exclusivamente ao interesse público, vedando-se, assim, o favorecimento de uns em detrimento de outros [9].

Ora, uma vez aprovado, o candidato deixa de ser um anônimo para tornar-se pessoa certa e determinada, com qualidades e características específicas, que podem agradar ou não o Administrador. Com isso, abre-se margem à manifestação de favoritismos ou preterições e, consequentemente, torna-se possível a afronta ao princípio da impessoalidade.

Tal pensamento é corroborado pelo conteúdo atribuído ao princípio da moralidade por Alexandre de Moraes [10]:

Pelo princípio da moralidade administrativa, não bastará ao administrador o estrito cumprimento da estrita legalidade, devendo ele, no exercício de sua função pública, respeitar os princípios éticos da razoabilidade e justiça, pois a moralidade constitui, a partir da Constituição de 1988, pressuposto de validade de todo ato da administração pública.

O autor relaciona o princípio da moralidade ao da razoabilidade. Ou seja, é moral aquilo que também é razoável.

Pode-se dizer que a iniciativa de abrir novo concurso público ao invés de nomear os aprovados no certame anterior é de razoabilidade questionável, seja pelo custo financeiro, seja pela demora até o resultado final. Cumpre ressaltar que, nesse ínterim, a população sofrerá com a precariedade do serviço prestado, ante a insuficiência de servidores em atividade. No caso em apreço, com muito mais razão, uma vez que o serviço em questão é o da Defensoria Pública Estadual, que presta assistência jurídica à população de baixa renda.

Acerca do princípio da razoabilidade di Pietro atenta, de forma oportuna, para a diferença entre irrazoabilidade e desvio de poder. Enquanto neste a autoridade pública age em desconformidade com o interesse público ou com finalidade diversa daquela prevista em lei; nas hipóteses de irrazoabilidade, os fins legais são observados, porém os meios utilizados não são adequados [11].

A autora esclarece que também há descumprimento da razoabilidade quando a lei é aparentemente cumprida, porém diverge do senso comum do que é certo, justo, adequado e conforme ao interesse público [12]. Parece ser o que ocorre no caso em comento, já que a realização de novo concurso visa ao preenchimento dos cargos vagos, o que atende ao interesse público, porém não observa a maneira mais adequada e razoável de satisfação desse interesse, porque desperdiça tempo e recursos públicos.

Tal observação nos remete à análise da eficiência, já que esta consiste na ideia básica de máximo resultado com o mínimo emprego de recursos possível, otimizando o orçamento em busca de qualidade. É a grande tônica utilizada pela iniciativa privada e que deve ser observada também na esfera pública. Nesse sentido, Alexandre de Moraes [13]:

Assim, princípio da eficiência é aquele que impõe à Administração Pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, primando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitar-se desperdícios e garantir-se uma maior rentabilidade social. Note-se que não se trata da consagração da tecnocracia, muito pelo contrário, o princípio da eficiência dirige-se para a razão e fim maior do Estado, a prestação de serviços sociais essenciais à população, visando a adoção de todos os meios legais e morais possíveis para a satisfação do bem comum.

Segundo o princípio da eficiência, portanto, os meios a serem utilizados para o alcance do interesse público devem ser os mais vantajosos para a coletividade. Dessa forma, a discricionariedade é sensivelmente reduzida, ou mesmo aniquilada, se a via escolhida pelo administrador não for a mais adequada possível.  

Como preleciona Maria Sylvia Zanella di Pietro, do interesse público não decorre necessariamente a discricionariedade, mas antes disso constitui-lhe um limite [14].

CONCLUSÃO

Por todo o exposto, acredita-se que a matéria em análise no Recurso Extraordinário 837.311, à qual foi atribuída repercussão geral, deva ser decidida no sentido de que candidatos aprovados fora do número de vagas oferecidas possuem direito subjetivo à nomeação quando a Administração demonstra a necessidade de contratação de pessoal, seja mediante a abertura de novo concurso, seja mediante a contratação de terceirizados ou temporários.

Tal entendimento encontra amparo nos princípios constitucionais da igualdade, da impessoalidade, da moralidade, da razoabilidade e da eficiência, os quais servem de limite à discricionariedade administrativa.

A mencionada discricionariedade não deve ser confundida com arbitrariedade, não se fazendo presente quando só exista um meio capaz de satisfazer plenamente o interesse público.

REFERÊNCIAS

[1]DE MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. 30.ed., São Paulo: Atlas, 2014, p.36.

[2] BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Repercussão Geral no Recurso Extraordinário n. 837.311. Recorrente: Estado do Piauí. Recorrido: Eugênia do Rego Monteiro Villa e outros. Relator: Ministro Luiz Fux. Brasília, DF, 21 de novembro de 2014. Disponível em <www.stf.jus.br>  Acesso em 11 de dezembro de 2014.

[3] _____, Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário com Agravo n. 757.978. Agravante: Paulo Antônio Machado da Silva Filho. Agravado: Município de Belo Horizonte. Relator: Ministro Luiz Fux. Brasília, DF, 7 de abril de 2014. Disponível em <www.stf.jus.br>. Acesso em 12 de dezembro de 2014.

[4]_____, Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário com Agravo n. 790.897. Agravante: Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S/A. Agravado: Isabel Christina Gonçalves Pacheco e outros. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília, DF, 7 de março de 2014. Disponível em <www.stf.jus.br>. Acesso em 12 de dezembro de 2014.

[5]DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Discricionariedade administrativa na Constituição de 1988, 2.ed., São Paulo: Atlas, 2001, p. 57-58.

[6] Ibid. p. 62-63.

[7] Ibid p.62-63.

[8] CUNHA JR., Dirley da. Curso de direito constitucional, 6.ed., Salvador: Jus Podivm, 2012, p. 696.

[9] CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direitos administrativo. 25.ed., São Paulo: Atlas, 2012, p. 20.

[10] DE MORAES, Alexandre, op.cit. p. 342.

[11] DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella, op.cit. p. 203.

[12] Ibid p.203.

[13] DE MORAES, Alexandre, op.cit., p.347.

[14] DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella, op.cit. p. 231.

Sobre o autor
Carolina Maria Cardoso Pilati

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduanda em Direito Constitucional, assistente técnico-administrativa do Ministério da Fazenda.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Motivado pela atribuição de repercussão geral ao Recurso Extraordinário 837.311.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!