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Lições de persuasão jurídica: advogado, qual a cor da sua gravata?

Agenda 23/06/2015 às 13:48

Trata-se de uma pesquisa sobre o efeito do uso de gravata vermelha como elemento de persuasão jurídica do advogado em busca de melhores resultados, apresentando estudos sobre o tema

Desde que escrito o livro com dicas de Persuasão Jurídica para advogados do Tribunal do Júri (baixe grátis aqui), muitos se perguntam se é verdade que a cor da gravata influencia o resultado para o advogado, e a resposta é SIM! O impacto das cores na tomada de decisões já é conhecido pelos profissionais de marketing, que dedicam grande parte do tempo escolhendo a cor ideal para cada elemento publicitário, isso explica uma rede de fast-food ser laranja e um hospital ser verde claro.

Agora, e para o advogado, em especial um advogado em início de carreira, qual a cor da gravata que deve-se usar? Intuitivamente muitos já sabem a resposta: Se quiser aumentar suas chances de vitória no tribunal, utilize uma gravata vermelha!

Uma vez que persuasão jurídica é uma ciência, vamos analisar o que as pesquisas nos dizem sobre isso.  Inicialmente vale a pena citar a Cientista Social, Phd. Melissa Burkley[1]:

Mas o vermelho é uma cor versátil. Ele não apenas representa sexo e luxúria; ele [o vermelho] também é usado para representar poder e prestígio. A história parece apoiar essa associação entre o vermelho e poder: Na Europa medieval, vermelho era usado por reis, cardeais e nobreza. No clássico de Roma, os homens mais poderosos eram chamados os coccinati , ou seja, os "que usam vermelho." E no final do século 12, a igreja cristã adotou a cor vermelha como um símbolo de autoridade e assumiu o emblema de uma cruz vermelha sobre um fundo branco.

Uma rápida olhada ao redor irá dizer-lhe que esta associação entre o vermelho e poder parece ter continuado no dia de hoje: O "tapete vermelho" só é desenrolado durante eventos especiais (por exemplo, Oscars), e apenas os indivíduos de maior prestígio estão autorizados a caminhar sobre ela. Nós usamos o termo "dia vermelho" para indicar um dia de significado especial. A "gravata do poder" usada por empresários modernos é tradicionalmente de cor vermelha. E a imagem estereotipada de um homem poderoso de sucesso é aquele que dirige um carro esporte vermelho. (traduzido)

Portanto de acordo com Burkley, historicamente o uso da cor vermelha está associada à demonstração de status e poder. Isso, por si só é um bom motivo para que você invista em uma bela gravata vermelha.

Os benefícios da utilização de uma gravata vermelha, também são percebidos pelo professor de Psicologia Andrew J. Eliot, que possui diversos artigos sobre a utilização de peças de roupa vermelha. Em um artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, cuja tradução do título seria: “Vermelho Romântico: Como o vermelho melhora a atração das mulheres pelos homens, escrito em co-autoria com a Dra. Daniela Niesta da universidade de Potsdam, chegam a seguinte conclusão:

A exibição de vermelho pelos homens, pode não só influenciar a percepção dos outros, mas influenciar a autopercepção também. Isto parece particularmente provável no que diz respeito ao vermelho artificial (por exemplo, roupa vermelha) que o indivíduo é claramente cientes de exibir. Vestindo vermelho pode aumentar a sensação sutil de seu status ou poder de um homem em uma determinada situação, que por sua vez poderia influenciar seus pensamentos, sentimentos e ações nessa situação. Assim, um homem em uma gravata vermelha pode fazer uma apresentação mais confiante, um homem vestindo uma camisa de futebol vermelha pode jogar de forma mais agressiva (veja Attrill, Gresty, Hill, e Barton, 2008), e um homem vestindo uma camisa vermelha em uma ocasião pode ser mais “para a frente” e assertivo. De fato, em muitos casos, vermelho provavelmente exerce uma influência sobre a autopercepção e na percepção do outro de forma conjunta. Por exemplo, a camisa vermelha que Tiger Woods tipicamente veste no último dia do torneio de golfe, provavelmente lhe fornece um lembrete de aumento de confiança de seu estado alfa no mundo do golfe, como ao mesmo tempo lembra seus concorrentes quem eles estão enfrentando no campo.[2] (traduzido)

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Este duplo efeito de percepção, ou seja a melhora na autopercepção e a percepção dos outros sobre o sujeito que utiliza-se do vermelho, é tão grande que um estudo de 2008 demonstrou o melhor resultado de times cujo uniforme é vermelho (como é o caso do flamengo).

Uma análise de combinação de pares das equipes que vestem vermelho e não-vermelho em oito cidades inglesas mostra o melhor desempenho, significativamente, das equipes vermelhas sobre um período de 55 anos. Este efeito sobre o sucesso a longo prazo pode ter consequências na seleção das cores do uniforme em esportes de equipe, se vestindo vermelho melhora o desempenho em uma variedade de contextos competitivos, dá-se um novo impulso para estudos dos mecanismos subjacentes a esses efeitos.[3]  (traduzido)

A questão da cor da gravata é tão importante que a gravata utilizada pelo candidato à presidência dos Estados Unidos foi tema da análise do professor de Psicologia Ian Robertson:

Três coisas se destacaram sobre a aparência de Obama - inclinou a cabeça, desviou os olhos e a gravata azul. Em contraste, Mitt Romney era alto, dominou com seu olhar e era o macho alfa com a gravata vermelha. Todos estas três coisas aumentam a testosterona, a dopamina e a agressão, motivação e agudeza mental. Elas também sinalizam algo muito primitivo - dominância. [...]

Quem treinou Obama em seu comportamento precisa perguntar algumas questões sérias. [...] E por que diabos ele foi autorizado a usar uma gravata azul é um mistério. Será que seus assessores não sabem que os pugilistas olímpicos e lutadores que vestem uma camisa azul são significativamente mais propensos a perder uma partida do que aqueles que receberam a camisa vermelha? [...]. A cor vermelha tem uma associação biológica primitiva com o domínio que nos afeta fortemente e inconscientemente. A gravata azul, em suma, foi o último prego no caixão debate de Obama.[4]

Por tudo isso, indicamos aos advogados, em especial àqueles que estão iniciando a carreira, que separem um bom conjunto de gravatas vermelhas e melhore suas chances de sucesso na audiência.


[1] BURKLEY, Melissa: Seeing Red: Does Wearing Red Make You Sexy? Psychologytoday.Com, 12, ago. 2010. Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/blog/the-social-thinker/201008/seeing-red-does-wearing-red-make-you-sexy>. Acesso em: 16 jun. 2015

[2] ELLIOT, A. J., NIESTA, D. Romantic red: Red enhances men's attraction to women. Journal of Personality and Social Psychology, 2008  p.1150-1164.

[3] ATTRILL, Martin et. al. Red shirt colour is associated with long-term team success in English football. Journal of Sport Science, Abr. 2008 p. 577

[4] ROBERTSON, Ian H. PHD. Obama's Bowed Head, Averted Eyes and Blue Tie. Psychologytoday.Com, 04, out. 2012. Disponível em: < https://www.psychologytoday.com/blog/the-winner-effect/201210/obamas-bowed-head-averted-eyes-and-blue-tie>. Acesso em: 16 jun. 2015

Sobre o autor
Fellipe Frota

Advogado, com MBA em direito Civil e Segurança Pública, é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no município de Vila Velha/ES atuando na área de direito da Infraestrutura, em especial sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões. Possui formação extracurricular na área de desenvolvimento pessoal, sendo pratictioner, máster pratictioner e Trainer Training em Programação Neurolinguística (PNL) e diversos cursos nas áreas afins, como negociação, oratória, coach e hipnose.<br><br>É o editor da página http://www.facebook.com/juspassionis, que trata da aplicação dos conceitos de Inteligência Emocional para operadores do direito, e autor do livro digital, apresentando conceitos de Persuasão Jurídica, denominado: 05 DICAS PARA O TRIBUNAL DO JÚRI.

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