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Honorários: vilão ou aliado?

Agenda 24/08/2015 às 20:06

Honorários – Vilão ou aliado?

Quando o assunto é honorários, a advocacia parece que entra em crise.

A grande maioria reclama e sempre se diz aviltada. O que realmente acontece.

Ocorre que, na hora de propor honorários, o advogado esquece que existem diversos fatores que influenciam a formação do preço, que vão desde custos fixos e móveis, a relação do serviço prestado com o risco envolvido, tabela da OAB, entre outros.

E além de tudo isto tem um outro fator mais intrínseco que é normalmente esquecido: o fator preço.

Toda vez que honorários consistir em preço, ele será pouco. Toda vez que honorários forem honorários, ele poderá ter um valor a altura dos serviço prestado.

Como assim?

Toda vez que a única coisa que você discute com o cliente é o preço, o cliente sempre achará caro, o cliente sempre achará outro profissional que fará o serviço de uma forma mais barata.

Preço é sinônimo de entrega igual. 

Preço é sinônimo de trabalho de mercado.

Preço é sinônimo de mais um advogado no mercado.

Advogado não dá preço. Advogado apresenta honorários.

Se o advogado disser que o valor para fazer um determinado trabalho é de mil reais, qualquer um achará caro, afinal, mil reais é bastante dinheiro.

Todavia, se este mesmo advogado demonstrar com clareza o trabalho envolvido, tanto em relação a horas, como em relação à complexidade, demonstrar seu conhecimento no assunto, demonstrar o valor do risco envolvido e sua responsabilidade, mil reais pode ser uma pechincha.

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Sei que haverá clientes que sempre irão reclamar, isto faz parte.

Agora, os profissionais jurídicos precisam compreender que ofertar honorários não pode estar vinculado ao preço em si, mas sim a entrega que está se fazendo.

Daí o porquê do marketing jurídico ser tão importante.

Não tem que se fazer propaganda, isto somente chama preço baixo. Com marketing, o advogado pode ofertar produtos especializados, focados em resultados, com objetivos claros e precisos para que o cliente possa compreender o valor agregado ao trabalho.

Invista no seu crescimento, no seu profissionalismo, com gestão, tecnologia e marketing. Foque em melhorar seus serviços para o cliente e não apenas para o judiciário.

O judiciário é apenas um meio pelo qual o advogado busca a justiça. Não é o único e está longe de ser o mais eficiente.

Não brigue por processos judiciais no seu escritório. Batalhe por clientes e resultados para os clientes, seja num acordo, arbitragem, processos ou até negociações.

Quem vive de processo é o judiciário. Advogados vivem de clientes!

Preço quem faz é quem não advoga. Quem advoga cria honorários a partir do valor agregado do seu trabalho.

#MãosaObra!

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: gustavo@gustavorocha.com Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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