Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Curto, direto e objetivo

#DepartamentoasQuintas

Agenda 30/09/2015 às 22:30

Curto, direto e objetivo #DepartamentoasQuintas

Ah! A objetividade… A simplicidade… Como seria bom se pudéssemos deixar de lado esta maneira prolixa de nos manifestarmos e conseguíssemos – como num passe de mágica – dizer o que queremos e ter do outro lado respostas claras e diretas na mesma proporção.

Utopia? Talvez. E se for utopia, prefiro acreditar no Mário Quintana:

DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis… ora!
Não é motivo para não querê-las…
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

E neste sentido de utopia, sonhos, devaneios, vamos trazer tudo isto para o lado profissional: Você consegue ser objetivo, claro e direto? E quando o é, tem o retorno nesta mesma medida?

Difícil, né?

A Harvard Business Review trouxe algumas dicas práticas e objetivas:

Dica – Para conseguir a atenção das pessoas, vá direto ao ponto

Com as pessoas sendo constantemente bombardeadas por solicitações, pode ser difícil conseguir a atenção de seus companheiros de equipe. Por isso é importante ir direto ao ponto sobre o que você precisa que as pessoas façam. Ao invés de mandar um e-mail, elabore uma apresentação ou fale com seu chefe:

– Comece explicando o que deseja. Forneça as informações mais importantes de primeira e solicite o que precisar. “John, preciso de seu conselho sobre o lançamento deste produto.”

– Faça a ocasião. Contextualize o suficiente, para que quem ouve seja capaz de acompanhar. “Para refrescar a memória de vocês, o evento planejado é…”

– Explique as razões. O que levou você a trazer essa mensagem? “Precisamos entender como motivar o fornecedor a respeitar os prazos estabelecidos pelo marketing.”

– Conecte-se ao panorama geral. Por que sua audiência se importará com isso? “Esse é um passo crítico para que atinjamos nossa meta de fidelizar 65% dos clientes”.

Adaptado de “How to Get Your Colleagues’ Attention”, por Amy Gallo

Fonte: http://hbrbr.com.br/dica-para-conseguir-a-atencao-das-pessoas-va-direto-ao-ponto/

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Interessante, não?

E como fazer na prática? Primeiro mudando em si mesmo. Quais suas atitudes hoje no trabalho? Manda tudo por email? Escreve 20 páginas e diz que foi uma petição singela?

Tudo começa com a pergunta, com o primeiro passo. Se você começar a ser objetivo, se você buscar soluções mais simples, claras e concisas, a possibilidade de retorno neste mesmo sentido passa a existir. Caso contrário, não há nem como pedir simplicidade se somos prolixos, não é mesmo?

Então curto, objetivo e direto: Obedeça o princípio KISS: Keep it simple stupid!

E seja feliz.

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: gustavo@gustavorocha.com Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!