Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

A privatização do setor de saneamento básico no Brasil

Exibindo página 2 de 2
Agenda 01/03/2000 às 00:00

4. Pendências judiciais

A não existência de normas sólidas no setor gera uma série de conflitos entre o setor privado e entidades do setor público, em especial o Ministério Público, o qual vem atuando principalmente na esfera judicial, a fim de discutir diversos aspectos legais atinentes ao setor de saneamento básico e ao próprio regime de concessões.

Diversas foram as medidas judiciais movidas em face de empresas do setor privado, de municípios e estados, dentre as quais destacamos:


5. Agência Reguladora de Águas

Após a criação das Agências Reguladoras de energia elétrica, de petróleo e de telecomunicações, o Governo Federal prepara a criação da Agência Nacional de Águas. Uma das principais missões de referida Agência será a organização da rede nacional de recursos de água e esgoto, bem como dar continuidade à privatização do setor.

Portanto, é fundamental que a nova Agência seja uma entidade independente, a fim de promover a estabilidade das políticas de saneamento, sem sofrer influência de interesses políticos contrários ao interesse público.

A própria Associação Brasileira das Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) defende que:


6. Conclusão

Verifica-se, pois, que já existem condições concretas para a entrada de capitais privados no setor e para que o poder público exerça suas funções de regulador e fiscalizador, assegurando à população a excelência na prestação dos serviços e a melhoria dos indicadores de saúde pública.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Em que pese a existência de medidas judiciais atinentes ao setor de saneamento básico, é fato de que se trata da casos isolados, não devendo comprometer as metas existentes para a expansão e melhoria das condições de saneamento básico no Brasil.


NOTAS

  1. Fonte: Jornal "Gazeta Mercantil" de 19 de novembro de 1999.
  2. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios de 1996.
  3. Dado fornecido pelo BNDES em setembro de 1998.
  4. Segundo o Jornal "Gazeta Mercantil" de 19 de novembro de 1999, serão necessários investimentos da ordem de R$ 3,2 bilhões por ano até 2010 para o desenvolvimento do setor.
  5. Fonte: Jornal "Gazeta Mercantil" de 19 de novembro de 1999.
  6. Conforme exposição de motivos do PLS 560/99.
Sobre os autores
Oscar Petersen

advogado e economista em São Paulo (SP)

Paulo Brancher

advogado em São Paulo (SP)

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PETERSEN, Oscar; BRANCHER, Paulo. A privatização do setor de saneamento básico no Brasil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 5, n. 40, 1 mar. 2000. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/450. Acesso em: 4 mai. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!