5.Conclusão
O shopping center, como toda inovação tecnológica, é fonte de problemas jurídicos. Muitos tendem a usar inadvertidamente velhos conceitos adaptados sem atentar para as características próprias da tecnologia recente e para o contexto sócio -econômico de seu surgimento.
Não é boa a corrente que o tem como contrato de locação, embora esta não cometa erros ao dizer ter o referido negócio jurídico os elementos dessa categoria de contratos. São insuficientes, contudo, para explicar plenamente certas características essenciais, quais sejam a existência de uma prestação constante de consultoria de riscos e oportunidades, anterior mesmo a existência do pretenso contrato de locação e os recentes acórdãos judiciais que mandam privilegiar a interpretação das clausulas do negócio firmado entre o lojista e o empreendedor dono do shopping.
Este é contrato misto combinado e esta é a razão para certas regras naturais à locação convencional serem afastadas quando confrontadas com as disposições livremente convencionadas.
Notas
01. COSTA, Mário Júlio de Almeida. Das Obrigações em Geral. 7° edição, Coimbra: ALMEIDINA, 1999
02. Artigo 405, 2 do código civil português "As partes podem ainda reunir no mesmo contrato regras de dois ou mais negócios, total ou parcialmente regulados na lei."
03. CHAVEZ, Lygia Maria Rodrigues de. O Shopping Center e o Direito da Cidade. Rio de Janeiro, 1996, TESE (Mestrado em Direito da Cidade), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 118 p.
04. LEMKE, Nardim Darcy. Shopping Center, Questões Jurídicas. 1° edição, Blumenau: ACADEMIA , 1999
05. LIRA, Ricardo César Pereira. Breves Considerações sobre o Negócio Jurídico "Shopping Center" in Revista Forense, volume 337, ano 1997, páginas 397-400.
06. KARPAT, Ladislau. Shopping Center – Manual Jurídico. 1° edição, Brasil: HEMUS, 1993.
07. VARELA, João de Matos Antunes. Centros Comerciais (Shoppings Centers), Natureza Jurídica dos Contratos de Instalação dos Lojistas. 1° edição, Coimbra: COIMBRA, 1995
08. GOMES, Orlando. Traços do Perfil Jurídico de um Shopping Center, In ARRUDA, José Soares: LÔBO, Carlos Augusto da Silveira (org.). "Shopping Center" Aspectos Jurídicos. 1° edição, São Paulo: REVISTA DOS TRIBUNAIS, 1984.
09. SILVA, João Carlos Pestana de Aguiar. Anotações sobre o Mundo Jurídico dos Shopping Centers in Shopping Center, Questões Jurídicas. 1° edição, São Paulo: SARAIVA. 1991.
10. Esta não pode ser considerada como sendo uma clausula atípica. O preço, lembremos, bem como o aluguel, não têm de ser necessariamente determinado. Essencial é que seja determinável.
11. Wainstock, Sérgio. PARECER: Locação de Espaços em Shopping Center.
Bibliografia
BITTAR, Carlos Alberto (Org.). Os Contratos de Adesão e o controle de clausulas abusivas. 1° edição, São Paulo: SARAIVA, 1991;
BUSHATSKY, Jaques. Shopping Center visto pelos Tribunais. 1° edição, Bauru: EDIPRO, 1993;
CHÁVEZ, Lygia Maria Rodrigues de. O Shopping Center e o Direito da Cidade. Rio de Janeiro, 1996, TESE (Mestrado em Direito da Cidade), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 118 p.;
COSTA, Mário Júlio de Almeida. Das Obrigações em Geral. 7° edição, Coimbra: ALMEIDINA, 1999;
FRANÇA, Pedro Arruda. Contratos Atípicos, Legislação, Doutrina e Jurisprudência. 2° edição, Rio de Janeiro: FORENSE, 1989;
GOMES, Orlando. Traços do Perfil Jurídico de um Shopping Center, In ARRUDA, José Soares: LÔBO, Carlos Augusto da Silveira (org.). "Shopping Center" Aspectos Jurídicos. 1° edição, São Paulo: REVISTA DOS TRIBUNAIS, 1984;
LANA, João Bosco Cavalcanti. Alguns Contratos Atípicos do Ordenamento Jurídico Brasileiro. Rio de Janeiro, 1980, Dissertação (Mestrado em Direito Civil), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 192p.;
LANGONI, Carlos Geraldo. "Shopping Centers" no Brasil, in: ARRUDA, José Soares: LÔBO, Carlos Augusto da Silveira (org.). "Shopping Center" Aspectos Jurídicos. 1° edição, São Paulo: REVISTA DOS TRIBUNAIS, 1984;
LEMKE, Nardim Darcy. Shopping Center, Questões Jurídicas. 1° edição, Blumenau: ACADEMIA , 1999
LIRA, Ricardo César Pereira. Breves Considerações sobre o Negócio Jurídico "Shopping Center" in Revista Forense, volume 337, ano 1997, páginas 397-400.
KARPAT, Ladislau. Shopping Center – Manual Jurídico. 1° edição, Brasil: HEMUS, 1993.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. "Shopping Centers" organização econômica e disciplina jurídica, in: ARRUDA, José Soares: LÔBO, Carlos Augusto da Silveira (org.). "Shopping Center" Aspectos Jurídicos. 1° edição, São Paulo: REVISTA DOS TRIBUNAIS, 1984.
PINTO, Dinah Sônia Renault. Shopping Center, uma Nova Era Empresarial. 2° edição, Rio de Janeiro: FORENSE, 1992;
SILVA, João Carlos Pestana de Aguiar. Anotações sobre o Mundo Jurídico dos Shopping Centers in Shopping Center, Questões Jurídicas. 1° edição, São Paulo: SARAIVA. 1991.
VARELA, João de Matos Antunes. Centros Comerciais (Shoppings Centers), Natureza Jurídica dos Contratos de Instalação dos Lojistas. 1° edição, Coimbra: COIMBRA, 1995
WAINSTOCK, Sérgio. PARECER: Locação de Espaços em Shopping Center.