Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Constitucionalismo

Agenda 09/07/2016 às 00:13

Algumas considerações sobre constitucionalismo.

Sabemos que o constitucionalismo, a ideologia que põe o princípio do governo limitado, sofreu várias mudanças desde a antiguidade, até os dias atuais.
Na antiguidade existia a “Lei do Senhor”, na Idade Média afloraram as cartas de franquias, que fez com que inspirassem os estados norte-americanos, no constitucionalismo moderno firmaram várias constituições com valores renovados, entre elas a Constituição norte-americana e a francesa. O constitucionalismo contemporâneo, foi marcado pelos direitos de segunda geração e pelos de terceira geração, com valores tais como fraternidade e solidariedade. 
Sobre o constitucionalismo do futuro o que se espera é que tudo o que ocorreu no passado, os acertos e os erros, se materializem nas novas constituições como não somente meras palavras mal interpretadas ou impostas para o bem da humanidade, mas, que de efetivo seja consolidado os direitos de terceira geração. Que a solidariedade se manifeste, não apenas no texto constitucional, mas, nas práticas cotidianas, que realmente a constituição do “por vir” como diz José Roberto Dromi, tenha os valores de verdade, solidariedade, consenso, continuidade, participação, integração e universalização.
Com os avanços tecnológicos e a universalização dos conhecimentos, é possível lutar por uma sociedade mais justa, que realmente as pessoas e operadores do Direito se comprometam em interpretar os textos constitucionais à luz de uma nova ordem, que a universalização de valores de fato venha a se concretizar. Vai ser um trabalho árduo, pois da mesma forma que há avanços, também há retrocessos e como diz Marcelo Novelino em sua obra, é pagar para ver ou, melhor dizendo, viver para ver...

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Trabalho Pós

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!