Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Significado de esperança!

Agenda 14/11/2017 às 06:53

Significado de esperança!

Quando o termo é esperança, muitas pessoas ficam esperando que as coisas caiam do céu, na ESPERANÇA de que um dia tudo se resolva, como num passe de mágica.

Assim como crer que sem trabalho se terá sucesso. Ledo engano. O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.

Contudo, sem ver esperança como um milagre divino ou não, devemos ver a esperança como uma força que nos constrói em caminhos maiores, nos traz perspectivas melhores e nos faz trabalhar de maneira mais adequada na adversidade.

Divido um interessante texto do Flávio Augusto sobre o tema:

Esperança não é simplesmente esperar por mero positivismo. Esperança é ação. É uma segurança plena sobre seu projeto no futuro que influencia a forma como você vive no presente, trazendo entusiasmo e equilíbrio para lidar com situações adversas. A propósito, ao nos depararmos com situações adversas, o efeito da ação da esperança em nossa mente é: tudo isso é provisório.

Todo o mundo dos negócios, inclusive o mercado financeiro, vive em função da esperança nos resultados futuros, precificando-os de acordo com essas expectativas.

Imagine se recebêssemos a notícia que um asteroide está em rota de colisão com a Terra e vai destruir por completo o Planeta em uma semana. O que aconteceria?

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Ir para o trabalho não faria mais sentido. Suas contas, seu dinheiro acumulado, seus diplomas e até os problemas mais cabeludos que urgem para serem resolvidos perderiam qualquer valor. E o que dizer do mercado financeiro? Quebraria tudo. O valor de todas as empresas, inclusive as criptomoedas, virariam pó no momento em que a notícia do asteroide fosse publicada e a esperança no futuro tivesse sido reduzida a zero. Até a vã filosofia de acadêmicos que não acreditam em esperança mergulharia no poço sem fundo da insignificância, quando seus seguidores clamassem por uma palavra de sabedoria e nada mais pudesse ser dito. Nesse momento, chegaria-se a uma conclusão: é, realmente a esperança existia, mas agora ela acabou…

Esperança é o uso intenso da imaginação para projetar resultados futuros, atribuindo ao presente seu valor, descontando o risco calculado.

Albert Einstein disse: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Agora, esperança sem plano e ação não é esperança. Não passa de ilusão e fantasia.

Fonte: http://geracaodevalor.com/blog/forca-da-esperanca-e-seu-verdadeiro-significado/

O fim deste texto é que bem resume também como penso: Esperança sem plano e sem ação não passa de ilusão e fantasia.

Precisamos construir nossas verdades calcadas em sólidas bases de conhecimento, verdade, vida, experiência e claro, sabedoria para aprender com os erros.

Todos erramos. Contudo, aprender com os erros torna a vida mais interessante e quando temos esperança de dias melhores e buscamos com planos e ações estes dias melhores, eles virão.

Muito além de só esperança, trabalho, ação contínua com planejamento, fazem a vida poder ser um sucesso ou não.

#PenseNisto.

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | http://www.gustavorocha.com

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: gustavo@gustavorocha.com Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!