Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Adicional Noturno - Cálculos e Regras

Agenda 20/04/2018 às 18:56

As súmulas que regem o Adicional Noturno e alguns exemplos de cálculos.

CÁLCULO DE ADICIONAL NOTURNO

Adicional Noturno: é um acréscimo de, no mínimo 20% sobre a hora trabalhada, no qual todo trabalhado que exerce atividade noturna das 22h até as 5h tem direito. A hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos da hora normal.

Quem tem direito ao Adicional Noturno?

Adicional Noturno após as 5h

A Súmula 60 preceitua o seguinte:

"cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas".

Assim, se o trabalho iniciar no período noturno e se estender após as 5h da manhã do dia seguinte, estas horas a mais também serão acrescidas de 20%

Súmulas que regem o adicional noturno.

As Súmulas nos 214 e 313, do STF, e as Súmulas nos 60, 112 e 265, do TST, preceituam:

I – O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos.

II – Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas. Exegese do art. 73, § 5º, da CLT.”

INTERVALO

No trabalho noturno também deve haver o intervalo para repouso ou alimentação, sendo:

Cálculo do Adicional Noturno

O cálculo de adicional noturno é simples. Se ocorridas no horário noturno – entre as 22h de um dia e às 5h do dia seguinte –, elas passam a ter valor diferenciado, isto é, recebem um acréscimo de pelo menos de 20% por serem consideradas mais desgastantes do que as horas extras praticadas durante o dia.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Para calcular seu valor, basta acrescentar 20% do adicional noturno à hora normal de trabalho. Caso o funcionário faça hora-extra nesse intervalo das 22h as 5h, também devem-se acrescentar o adicional de hora extra (50% ou mais, dependendo da categoria) sobre esses 20%, perfazendo um total de 80% a mais da hora normal.

Exemplo -  Funcionário cujo salário base é de R$1.400,00 e trabalha no regime de 200h por mês e exerceu 25h de atividade noturna.

Cálculos

Deste modo, o trabalhador em questão recebe R$210,00 por mês de adicional noturno. Para mais exemplos acesse Adicional Noturno do site calculomania.

Sobre o autor
Fábio Oliveira

Sou contador há 12 anos e atuo na área de cálculos previdenciários, trabalhistas e periciais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!