Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

PL 116/2017, seria um ameça a estabilidade do funcionário público?

Agenda 05/04/2020 às 15:25

Comentário sobre a estabilidade do funcionário público e a qualidade do serviço

Visando a lisura e o bom trato da coisa pública, a impessoalidade e eficiência na administração a constituição de 88, prevê em seu artigo 37 inciso III, a necessidade de concursos públicos como forma de ingresso em cargo ou emprego público.

Art. 37  Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

Essa forma de ingresso nos cargos ou empregos públicos é muito importante pois garante maior lisura com a coisa pública, evitando que os chefe de poderes, utilizem os cargos públicos de forma politiqueira, realizando barganhas em troca de apoio político ou financeiro.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Para que o funcionário público tenha liberdade de agir, sem receio de punição a constituição garante ao funcionário ou empregado público concursado o direito de estabilidade.

 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo

I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

...

§ 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

A estabilidade é tão importante quanto o próprio concurso, pois garante ao servidor a liberdade de agir as vezes de forma contrária ao chefe de algum poder, fiscalizando inclusive o Estado, evitando que esse seja constrangido a agir de forma ilegal usurpando da maquina publica por pressão política, uma vez que a lei lhe garante a estabilidade.

Todavia como sempre existe pessoas que querem tirar vantagens, no funcionalismo público não é diferente, pois existe aqueles que aproveitam da estabilidade para realizar um serviço de qualidade inferior usando a estabilidade como escudo para sua baixa produtividade, ou mau atendimento aos que necessitam do serviço público.

Assim a constituição prevê em seu texto que o servidor poderá perder o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho legalmente estabelecida.

Visando regulamentar essa avaliação tramita no senado federal o PLS 116/2017, estabelecendo critérios para a avaliação, bem como a forma que essa deve ser processada.

O projeto de um lado gera incomodo a alguns que acredita que tais avaliações podem gerar perseguição e acabar por minar o direito de estabilidade do servidor público, de outro lado seus defensores acreditam que o projeto irá melhorar a qualidade do serviço público pois o seu prestador será avaliado e cobrado para prestar um serviço de melhor qualidade.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!