Capa da publicação Divórcio em cartório. Precisa de advogado? Quanto custa?
Capa: DepositPhotos

Preciso de advogado para fazer divórcio extrajudicial? Qual o valor dos honorários?

Leia nesta página:

A Lei 11.441 de 2007 trouxe a possibilidade do divórcio extrajudicial, o qual é feito em cartório.

Registre-se que o artigo 733 em seu parágrafo 2º, do Código de Processo Civil, determina o seguinte “O tabelião somente lavrará a escritura se os interessados estiverem assistidos por advogado ou por defensor público, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial.”

Além disso, a resolução 35 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também impõe que é indispensável a presença do advogado.

Dessa forma, a resposta à indagação é positiva. É necessário a presença de advogado!

Contudo, não basta somente essa presença, o profissional deve assistir e orientar os cônjuges para o melhor e justo acordo entre o casal. Verificando documentações do casal, dos bens, se houver, e aconselhando sobre as normas legais, em razão de eventual inobservância às normas poderá causar danos as partes, tanto material, quanto moral.

Destaca-se que, o advogado pode representar tanto um dos cônjuges, quanto ambos. Uma vez que, para ocorrência do divórcio extrajudicial é necessário que o casal esteja em consenso. Bem como, em regra, de não ter filho menor de idade e/ou estar gestante.

E quanto aos honorários? Quanto custa?

Dependerá da complexidade da causa, em suma leva-se em conta:

  • a. quantidade e local dos bens;

  • b. quão em consenso as partes estão;

  • c. local do serviço;

  • d. poder financeiro do casal;

  • e. a tabela da OAB do Estado.

Por fim, fica vedado que qualquer profissional do Cartório de Notas, local onde deve ser realizado o procedimento do divórcio, indique e recomende algum profissional. Com inteligência e ampliando a regra, deve ser para quaisquer cartórios.

Tudo aqui explanado também servirá para uma dissolução da união estável.


ATENÇÃO: o presente artigo traz apenas informações e não pretende ser aconselhamento jurídico. Aconselhável a busca de um advogado para seu caso.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vicente Aleixo Rodrigues de Paula

Advogado atuante em divórcios e inventários extrajudiciais. No direito de trânsito, bem como contrato, principalmente prestação de serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos