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A graça do entendimento – liberdade humana:

um texto sobre o aborto, um testemunho e uma oração

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07/10/2023 às 16:50

Resumo:


  • A experiência religiosa pessoal do autor levou a um aprofundamento na fé católica e a uma reflexão sobre a verdadeira liberdade em Deus, superando uma visão fideísta e alcançando um entendimento pela graça divina.

  • O autor argumenta que a verdadeira liberdade humana está condicionada à vontade divina e que a autonomia humana sem referência a Deus pode levar a uma falsa liberdade, exemplificada pela prática do aborto, que é vista como uma resposta reativa e não como uma ação livre.

  • Conclui-se que a compreensão da liberdade humana e sua ligação com a verdade são essenciais para enfrentar questões éticas e morais como o aborto, que é criticado como uma forma de escravidão voluntária e um desvio do caminho da verdade e da vida ensinado pela fé cristã.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Notas

1 GILSON, Frei. Santo Rosário. 40 Dias com São Miguel. 42º. Dia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2V3eFjXY74g , acesso em 25.09.2023.

2 Observe-se que há quem pretenda fazer distinções de filigrana jurídica e terminológica entre legalização ou liberação do abortamento e descriminalização. A segunda palavra estaria ligada tão somente a não punição criminal da conduta (“abolitio criminis”) com alguns limites. As primeiras seriam algo mais amplo, trazendo consigo uma ideia de incremento da prática e até de incentivo. Acontece que, inobstante filigranas, o efeito concreto da descriminalização é, comprovadamente, uma “ladeira escorregadia” que conduz ao gradual afrouxamento dos limites (v.g. primeiro são abortos permitidos até a 12ª. semana gestacional, depois 6 meses, depois 9 meses, depois o chamado “aborto tardio”, que é um eufemismo para homicídio de crianças nascidas e indesejadas; e daí se seguem outros temas como “suicídio assistido”, “eutanásia”, primeiro em casos terminais e de grande sofrimento, depois como “solução” para quaisquer frustrações com a vida; e tudo acaba culminando com a eliminação inicialmente mediante autorização do envolvido e depois impositiva de várias categorias – deficientes, idosos, dissidentes etc.). A História é testemunha desde a Antiguidade, povos primitivos até os grandes genocídios e democídios do século XX, os quais seguem no século XXI ora descaradamente ora por subterfúgios eufemísticos e medidas graduais.

3 Cf. CABETTE, Eduardo. Judicialização do Aborto – O Direito em Caminhos Tortos. Florianópolis: ID, 2020. CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Aborto Legal – Uma Abordagem à Luz do Princípio da Igualdade nas Trevas da Consciência. Porto Alegre: Núria Fabris, 2014. CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Eutanásia e Ortotanásia. Curitiba: Juruá, 2009. CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Comentários ao Novo Código de Ética Médica. Belo Horizonte: Del Rey, 2011. FILIPPO, José Augusto Correa, CABETTE, Eduardo Luiz Santos (coord.). Temas & Reflexões Ético – Jurídicos. São Paulo: Baraúna, 2016. LOPES JR., Dalmir, IACOMINI, Vanessa (coord.). Bioético e Biodireito – Fim da Vida. Curitiba: Juruá, 2015. DEROSA, Marlon (Org.). Precisamos Falar Sobre Aborto – Mitos & Verdades. 3ª. ed. Florianópolis: Estudos Nacionais, 2019.

4 QUINTÁS, Alfonso Lópes. Las Sinrazones Del Aborto. Madrid: Palabra, 2015, “passim”.

5 KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Trad. João Baptista Machado. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, “passim”.

6 WEBER, Max. Interpretação racional e causalidade histórica. Trad. Artur Morão. Covilhã: Lusosofia, 2010.

7 FAZIO, Mariano. História das Ideias Contemporâneas – uma leitura do processo de secularização. Trad. Tadeu Duarte Barros dos Santos Duarte. São Paulo: Quadrante, 2022, p. 34.

[8] LUDWIKA Wawrzyńska. Disponível em https://pl.wikipedia.org/wiki/Ludwika_Wawrzy%C5%84ska , acesso em 26.09.2023.

9 SZYMBORSKA, Wislawa. Para o Meu Coração Num Domingo. Trad. Regina Przybycien e Gabriel Borowski. São Paulo: Companhia das Letras, 2020, p. 21.

10 KEMPIS, Tomás. Imitação de Cristo. Trad. Pietro Nassetti. Rio de Janeiro: Martin Claret, 2001.

11 ORTEGA Y GASSET, J. Meditações do Quixote. Trad. Gilberto Kujawski. São Paulo: Livro Iberoamericano, 1967, p. 52.

12 SARAMAGO, José. A Bagagem do Viajante. 6ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 133 – 135.

13 ARISTÓTELES. Ética a Nicómacos. Brasilia : Editora UnB, 1985, p. 1 – 5.

14 AQUINO, Tomás de. Suma Teológica, Volume 1. Iª seção, IIª parte, q. 55 a.1. São Paulo: Loyola, 2004.

15 DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Reunião Drummond. 9ª. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978, p. 154.

16 JAMMER, Max. Einstein e a Religião. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000, p. 14.

17 CHESTERTON, G. K. Ortodoxia. Trad. Almiro Pisetta. São Paulo: Mundo Cristão, 2008, p. 52.

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Sobre o autor
Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CABETTE, Eduardo Luiz Santos. A graça do entendimento – liberdade humana:: um texto sobre o aborto, um testemunho e uma oração. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 28, n. 7402, 7 out. 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/106435. Acesso em: 26 dez. 2024.

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