REFERÊNCIAS TÉORICAS
Para a elaboração deste trabalho sobre a inclusão e a diversidade no Colégio Estadual "José Pacífico" em Guariba/SP, foram consultadas diversas fontes bibliográficas relevantes. Algumas das principais consultas utilizadas incluem artigos, palestras, vídeos de renomados especialistas em educação inclusiva, como "Educação Inclusiva: concepções, políticas e práticas" de Salome Abreu, e "Diversidade e Inclusão na Escola: o que fazer?" de Cláudia Rangel. Além disso, artigos acadêmicos como "Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: desafios e possibilidades" de Maria da Graça, e "Diversidade cultural na escola: reflexões e ações" de Ana Paula também contribuíram para embasar as discussões e análises apresentadas.
Outras fontes importantes para a compreensão do tema abordado incluem documentos oficiais do Ministério da Educação, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como relatórios e pesquisas realizadas por instituições especializadas nessa área. A variedade e a profundidade das referências bibliográficas consultadas garantem a fundamentação teórica necessária para a análise da situação da inclusão e diversidade no contexto do Colégio Estadual "José Pacífico", oferecendo um embasamento sólido para as conclusões e recomendações apresentadas ao longo deste estudo.
Notas
1 A Declaração de Salamanca é um documento publicado em 1994 como resultado da Conferência Mundial sobre Educação de Necessidades Especiais (World Conference on Special Needs Education). Muito embora este documento tenha surgido no contexto da educação de crianças em condição de necessidades educativas especiais e assinale, tal como refere Bénard da Costa (1999), um momento fundamental “na evolução dos princípios e das práticas em relação à educação de crianças com necessidades educativas especiais” (p. 29), nele vêm claramente explicitados os princípios inclusivos (Clark, Dyson, Millward, & Skidmore, 1997). É assim que este documento constitui um documento essencial, norteador das práticas inclusivas.
2 Constitui a lista dos artigos vencedores do Concurso Nacional de Artigos Científicos e Ensaios Teóricos Sobre Educação para a Diversidade e Enfrentamento às Desigualdades no Contexto Brasileiro, Edital nº 01/2010 ANPEd/SECAD. Recebido pela Inter-Ação em 27/05/2011.DOI 10.5216/ia.v36i1.15039
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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