Artigo Destaque dos editores

Breves considerações acerca da viabilidade de se utilizar a transação no Direito Tributário

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

4 CONCLUSÃO.

Diante de todo o exposto, é possível se alinhavar, em síntese, algumas conclusões:

O principal óbice levantado em desfavor da aplicação da transação no direito tributário é o fato de ser este, o direito tributário, ramo do direito público, sendo o crédito tributário, por conseguinte, indisponível. Contudo, tal indisponibilidade afigura-se apenas relativa, podendo ser afastada, por meio de lei, em benefício do princípio da eficiência, da segurança jurídica e da certeza na tributação. Neste contexto, é de se considerar que a transação no direito tributário não vulnera o princípio da indisponibilidade do interesse público.

O instituto da transação se insere num contexto de evidente necessidade do Estado em criar, desenvolver e ampliar mecanismos que viabilizem a realização efetiva do ordenamento jurídico tributário, que se apresenta a cada dia mais complexo e inexeqüível, evidenciando a insuficiência Estatal para gerir, pelo modelo atual, sua atividade de tributação.

A transação, que tem por fundamento o princípio constitucional implícito da praticabilidade na tributação, mais do que viável, é necessária. Se adequadamente utilizada, dentro dos parãmetros legais e constitucionais, tende a diminuir consideravelmente a litigiosidade no âmbito tributário, além de viabilizar, a médio prazo, um aumento da arrecadação tributária.

Decerto que o referido instituto não se revela como um remédio para todos os males, mas apenas de uma possibilidade a ser considerada, devendo ser usada com cautela e sob os ditames legais e constitucionais, afastando-se, assim, tanto das pré-concepções paralisantes quanto do excesso de discricionariedade da Administração Pública.


BIBLIOGRAFIA

ALEXANDRE, Ricardo. Direito tributário esquematizado. São Paulo: Método, 2007.

DERZI, Mizabel Abreu Machado. A fiscalização tributária em um Estado Democrático de Direito. Disponível na Internet: < http://www.fazenda.gov.br/ucp/pnafe/cst/arquivos/Fisc-Democ-Misabel.doc>. Acesso em 15 de abril de 2008.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, 2º volume: teoria geral das obrigações. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

FILHO, Rodolfo Pamplona; GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil – volume II – obrigações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

GALINARI, Cledson Moreira. Transação tributária. Abordagem principiológica e pragmática da transação tributária. Revista Eletrônica Consultor Jurídico de 18 de agosto de 2006. Disponível na Internet: < http://conjur.estadao.com.br/static/text/47466,1 >. Acesso em 15 de abril de 2008.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito das obrigações – parte especial. São Paulo: Saraiva, 2002 (col. sinopses jurídicas, V. 6, t.1).

HARADA, Kiyoshi. Parecer, Anteprojeto de lei que estabelece normas gerais sobre transação e conciliação administrativa e judicial de litígios tributários. 2007. Disponível na Internet: < http://www.haradaadvogados.com.br/publicacoes/Pareceres/433.pdf >. Acesso em 16 de abril de 2008.

JARDIM, Eduardo Marcial Ferreira, in Martins, Ives Gandra da Silva (coordenador). Comentários ao Código Tributário Nacional, vol. 2. São Paulo: Saraiva, 1998.

MACHADO, Hugo de Brito. A transação no direito tributário, in Revista dialética de direito tributário, n.75, p.60-70, dez. 2001.

TORRES, Heleno Taveira. Transação, arbitragem e conciliação judicial como medidas alternativas para resolução de conflitos entre Administração e Contribuintes – simplificação e eficiência administrativa, in Revista Fórum de Direito Tributário, ano 1, n. 2, p. 91-126, mar./abr. 2003.


NOTAS

01 Neste sentido, ver o excelente e aprofundado estudo acerca do tema desenvolvido por Cledson Moreira Galinari: "Entretanto, não obstante a previsão do nosso Código Tributário Nacional, raras são as aplicações efetivas da transação no país. Mesmo as leis que a autorizam são poucas e tímidas. Assim como são relativamente poucos seus exemplos no Direito Comparado." (GALINARI, Revista eletrônica Consultor Jurídico de 18 de agosto de 2006, p.01).

02 Maria Helena Diniz assim leciona: "No direito romano a transação destinava-se a extinguir uma obrigação, por uma convenção em que alguém renunciava um direito em litígio, recebendo, porém, uma retribuição [...] Infere-se daí que no período romano o requisito da existência de concessões recíprocas constituía pressuposto essencial, verdadeira condição jurídica, da transação". (DINIZ, 2003, p.312-313).

03 Consoante deixou consignado Hugo de Brito Machado: "A palavra transação é geralmente utilizada para designar um negócio jurídico ou acordo de vontades, a respeito de relações jurídicas as mais diversas. É muito comum o seu uso nos meios empresariais para designar uma compra e venda, uma permuta, um desconto bancário, uma caução de títulos ou um mútuo mercantil. [...] Significa também o acordo expresso, por meio do qual as partes, mediante concessões recíprocas, previnem a lide ou lhe põem termo. O primeiro significado, como se vê, é bem amplo, envolvendo todo e qualquer dos vários acordos na prática empresarial. O último é restrito, compreendendo apenas um acordo especificamente destinado a evitar ou a terminar um litígio". (MACHADO, 2001, p. 60).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

04 No mesmo sentido, ver o posicionamento de Carlos Roberto Gonçalves: "[...] Na realidade, na sua constituição [a transação], aproxima-se do contrato, por resultar de um acordo de vontade sobre determinado objeto; nos seus efeitos, porém, tem a natureza de pagamento indireto". (GONÇALVES, 2002, p. 158); em sentido diverso, reconhecendo a natureza puramente contratual da transação, ver GAGLIANO E PAMPLONA FILHO, 2003, p.221.

05 Cabe aqui fazer uma consideração relevante sob o aspecto da delimitação temática: o objeto do presente estudo cinge-se à investigação da possibilidade/viabilidade da aplicação da transação nos domínios do direito tributário. Trata-se de estudo que passa, essencialmente, pelo estudo de seus fundamentos autorizadores, mas não avança para se investigar os demais aspectos práticos e teóricos da implementação efetiva da transação, que demandaria trabalho mais detalhado, a abranger suas vicissitudes, suas consequências, modelos legislativos de implantação, etc.

06 Maiores detalhes podem ser conferidos no site http://www.newton.freitas.nom.br/artigos.asp?cod=386, e também no Parecer da lavra de Kiyoshi Harada, disponível no site: http://www.haradaadvogados.com.br/publicacoes/Pareceres/433.pdf

07

Eduardo Marcial Ferreira Jardim é um dos que se opõe á aplicação da transação no direito tributário, argumentando que o referido instituto atrita com o postulado da vinculbilidade da tributação (JARDIM, in Martins, Ives Gandra da Silva (coordenador), 1998, p. 402).
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Flávio Romero de Oliveira Castro Lessa

Analista Judiciário na Justiça Federal em Vitória (ES). Graduado em Direito e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Direito Público pelas Faculdades Integradas de Vitória (FDV).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LESSA, Flávio Romero Oliveira Castro. Breves considerações acerca da viabilidade de se utilizar a transação no Direito Tributário. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 13, n. 1752, 18 abr. 2008. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/11169. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos