CONCLUSÃO
Tendo chegado às considerações finais acerca do tema abordado neste trabalho, podemos concluir que o uso da propaganda é muito eficaz para quase todos os segmentos humanos. Afinal, o ditado já diz que a propaganda é a alma de qualquer negócio. Mas o alerta feito aqui não é sobre a propaganda realizada com fim comercial de divulgar técnicas, produtos ou serviços, afinal de contas, isso é não apenas recomendável, como necessário ao sucesso, sobretudo no mundo dos negócios. O alerta aqui é sobre o ardil empregado nas propagandas com o fim específico de, por meio das aparências, influenciar comportamentos que, por vezes, podem ser nocivos, tanto na seara pessoal, quanto na seara coletiva.
Analisamos como se operou o engodo que durante décadas fomentou a indústria do tabaco, dando, principalmente ao cigarro, a aparência de algo positivo e de elevação de status social, quando, na verdade, levava ao vício e a diversos males, direta e indiretamente relacionados ao seu consumo. Vimos também que algo semelhante ocorreu e ainda ocorre em relação à aparência física, especialmente quando a busca por um padrão de beleza paradigmático, estabelecido, sobretudo nos dias atuais pelas redes sociais, torna-se desmedida, podendo levar a sérios problemas de saúde, incluindo-se a depressão.
Por derradeiro e, quiçá, mais relevante, dado que seus efeitos tendem a ser mais destrutivos que os demais citados, visto que encerra o potencial de arruinar sociedades inteiras, vimos como a propaganda tem sido, ao longo da história, utilizada como instrumento de manipulação política para a conquista, consolidação e amplificação dos poderes de indivíduos ou grupos, quase sempre, autoritários, mas aos quais são dadas aparências ou contornos de líderes carismáticos e infalíveis. Com esses, em especial, o Ouro dos Tolos se relaciona mais perfeitamente, já que estão para o povo como a pirita está para aquele que a possui, pois, iludido pelo seu falso brilho dourado, desejará, cada vez mais, tê-la, sem perceber que, na verdade, está sendo envenenado.
REFERÊNCIAS
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Fool's Gold: The Evil That Hides in Appearances
Abstract: Throughout history, appearance has been used as an attraction in virtually all human endeavors. From the fashion industry, through cosmetics, architecture, and even automotive engineering, appearance is an appeal to the visual sense with the aim of boosting sales and company profits. Less obvious, but very powerful, appearance is also an instrument of conquest and political power. The nuances of the use of appearance, in all its forms, as a weapon of domination through admiration and enchantment will be addressed in this work, with the aim of demonstrating its power of manipulation through the senses.
Key words : Appearance, Appeal, Beauty, Conquest, Manipulation, Politics.