Artigo Destaque dos editores

Nota sobre o Direito Medieval.

A concepção da lei em Marsílio de Pádua

Exibindo página 2 de 2
13/09/2009 às 00:00
Leia nesta página:

Conclusões

Diante do que foi exposto acima, podemos tirar as seguintes conclusões:

1- Constatamos que as teorias de Aristóteles e de Santo Tomás conduzem diretamente à noção de que é a Lei, o direito, a forma concreta e definida da justiça, baseados somente na razão natural.

2 - Marsílio faz uma interpretação de Aristóteles que tem interesse exclusivamente filosófico, com interesse predominante pelo conhecimento natural.

3 - O que caracteriza a lei em seu conceito mais próprio é o fato de ser ela coerciva, a lei é regra coerciva que vincula todos os grupos dentro da sociedade, sua justificativa é a busca do justo, com o fim de se atingir a paz social, mas ela está acima das noções do justo e do útil. É necessário que o legislador cumpra sua função de acordo com a acepção naturalista da lei, pois mesmo uma lei injusta não pode ser violada.

4 - O legislador deve ser o representante da maior parte do povo, mas esta "maioria" não é claramente definida por Marsílio.

5 - Dentro da tradição herdada da filosofia agostiniana, que justificava o domínio universal do poder espiritual da Igreja, as teorias de Marsílio representam um rompimento radical e o estabelecimento de um poder político desligado dos preceitos da Igreja.

6 - Este rompimento foi fundamentado em uma potencialização do legado aristotélico-tomista pelo Paduano.

7 - A sociedade em Marsílio se funda numa concepção laica da comunidade política, em que o cenário decisório deve ser composto pelos cidadãos e para os cidadãos separadamente em relação à Igreja e seus objetivos, visando às leis humanas com finalidades puramente terrenas.

8 - Ao preconizar a idéia da representação popular Marsílio rompe com a idéia da infalibilidade presente na figura dos Pontífices, que eram considerados infalíveis tanto na atuação espiritual quanto no uso do poder político.

9 - Poderemos analisar os conceitos tratados por Marsílio em face de sua contribuição ao entendimento moderno do Estado de Direito, notadamente no que concerne à soberania popular, ao princípio da legalidade, a definitiva laicização do poder.

10 - Deve-se sublinhar que a lei é sempre moldada por valores e conceitos, construídos pela união entre a experiência do momento histórico vivido e o arcabouço conceitual herdado da tradição filosófica e jurídica. E a nossa capacidade de entender a ligação íntima entre as construções de nossa civilização e as idéias que as influenciaram é o que mostra, dentro de nossos próprios limites, a possibilidade do avanço na investigação. De modo que podemos extrair desses estudos algo que enriqueça nossa interpretação hodierna de certas relações de poder na sociedade.


REFERÊNCIAS

BERTELLONI, Francisco. Visão geral do conteúdo do Defensor da Paz. Introdução. In: PÁDUA, Marsílio de. O defensor da paz. Trad. Antonio C. R. Souza. Petrópolis: Vozes, 1997.

______. Constitutum constantini y romgedanke: la donacíon constantiniana en el pensamiento de tres defensores del derecho imperial de Roma: Dante, Marsilio de Padua y Guilherme de Ockham (II). Revista Patristica et Mediaevalia. Buenos Aires. vol. IV - V. p. 67-100. may. 1984.

CHEVALLIER, Jean-Jacques. História do pensamento político. v. I. trad. Roberto C. Lacerda. Rio de Janeiro: EDITORA GUANABARA, 1985.

COSTA, Marcos R. N.; PATRIOTA, Raimundo A. M. Origens medievais do Estado moderno: contribuições da filosofia política medieval para construção do conceito de soberania popular na modernidade. Recife: PRINTER/INSAF, 2004.

DUBRA, Julio A. Castello. Nota sobre el aristotelismo y el averroismo político de Marsilio de Padua. Revista Veritas -PUCRS. Porto Alegre. v. 42. n. 3. p. 671-678. Set. 1997.

______. La significación política del concepto de justicia em Marsílio de Pádua. In: COSTA, Marcos Roberto Nunes ; DE BONI, Luis Alberto (Orgs). A ética medieval face aos desafios da contemporaneidade. Recife/Porto Alegre: EDIPUCRS/INSAF/UNICAP/Círculo Católico de Pernambuco, p. 599-620, 2004.

GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Media. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PÁDUA, Marsílio de. O defensor da paz. Trad. Antonio C. R. Souza. Petrópolis: Vozes, 1997.

______. ; SAVONAROLA. O defensor menor e tratado sobre o regime e o governo da cidade de Florença. Trad. de Maria Aparecida Brandi De Boni e Luis Alberto De Boni. Petrópolis: Vozes, 1991. 116 p. (Coleção Clássicos do Pensamento Politico, n. 10).

STREFLING, Sérgio Ricardo. O conceito de lei em Marsílio de Pádua. In: COSTA, Marcos Roberto Nunes; DE BONI, Luis Alberto (Orgs). A ética medieval face aos desafios da contemporaneidade. p. 621-630. Recife/Porto Alegre: EDIPUCRS/INSAF/UNICAP/Círculo Católico de Pernambuco, 2004.

STREFLING, Sérgio Ricardo. Igreja e poder: plenitude do poder e soberania popular em Marsílio de Pádua. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.


Notas

  1. COSTA, Marcos R. N.; PATRIOTA, Raimundo A. M. Origens medievais do Estado moderno: contribuições da filosofia política medieval para construção do conceito de soberania popular na modernidade. Recife: PRINTER/INSAF, 2004. p 22.
  2. Ibid. p 30.
  3. GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Media. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p 713.
  4. Ibid. p 198
  5. COSTA, Marcos R. N.; PATRIOTA, Raimundo A. M. Origens medievais do Estado moderno: contribuições da filosofia política medieval para construção do conceito de soberania popular na modernidade. Recife: PRINTER/INSAF, 2004. p 50.
  6. Ibid. p 50.
  7. Ibid. p 51.
  8. PÁDUA, Marsílio de. O defensor da paz. Trad. Antonio C. R. Souza. Petrópolis: Vozes, 1997. p 76.
  9. DUBRA, Julio A. Castello. Nota sobre el aristotelismo y el averroismo político de Marsilio de Padua. Revista Veritas -PUCRS. Porto Alegre. v. 42. n. 3. p. 671-678. Set. 1997. p 671.
  10. BERTELLONI, Francisco. Visão geral do conteúdo do Defensor da Paz. Introdução. In: PÁDUA, Marsílio de. O defensor da paz. Trad. Antonio C. R. Souza. Petrópolis: Vozes, 1997. p 31.
  11. CHEVALLIER, Jean-Jacques. História do pensamento político. v. I. trad. Roberto C. Lacerda. Rio de Janeiro: EDITORA GUANABARA, 1985. p 212.
  12. STREFLING, Sérgio Ricardo. O conceito de lei em Marsílio de Pádua. In: COSTA, Marcos Roberto Nunes; DE BONI, Luis Alberto (Orgs). A ética medieval face aos desafios da contemporaneidade. p. 621-630. Recife/Porto Alegre: EDIPUCRS/INSAF/UNICAP/Círculo Católico de Pernambuco, 2004. p 621.
  13. Ibid. p 623.
  14. Ibid. p 623.
  15. PÁDUA, Marsílio de. O defensor da paz. Trad. Antonio C. R. Souza. Petrópolis: Vozes, 1997. p 118.
  16. Ibid. p 115.
  17. Ibid. p 116.
  18. Ibid. p 116.
  19. Ibid. p 116.
  20. STREFLING, Sérgio Ricardo. Igreja e poder: plenitude do poder e soberania popular em Marsílio de Pádua. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. p 130.
  21. PÁDUA, Marsílio de. O defensor da paz. Trad. Antonio C. R. Souza. Petrópolis: Vozes, 1997. p 117.
  22. Ibid. 117
  23. PÁDUA, M.; SAVONAROLA. O defensor menor e tratado sobre o regime e o governo da cidade de Florença. Trad. de Maria Aparecida Brandi De Boni e Luis Alberto De Boni. Petrópolis: Vozes, 1991. p 36.
  24. BERTELLONI, Francisco. Constitutum constantini y romgedanke: la donacíon constantiniana en el pensamiento de tres defensores del derecho imperial de Roma: Dante, Marsilio de Padua y Guilherme de Ockham (II). Revista Patristica et Mediaevalia. Buenos Aires. vol. IV - V. p. 67-100. may. 1984. p 71.
  25. DUBRA, Julio A. Castello. La significación política del concepto de justicia em Marsílio de Pádua. In: COSTA, Marcos Roberto Nunes; DE BONI, Luis Alberto (Orgs). A ética medieval face aos desafios da contemporaneidade. Recife/Porto Alegre: EDIPUCRS/INSAF/UNICAP/Círculo Católico de Pernambuco, p. 599-620, 2004. p 610.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jair Lima dos Santos

Acadêmico do curso de Direito da UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco; Bolsista do PIBIC-CNPq; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Antiga e Medieval -GEPFAM/CNPq

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SANTOS, Jair Lima. Nota sobre o Direito Medieval.: A concepção da lei em Marsílio de Pádua. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 14, n. 2265, 13 set. 2009. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/13484. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos