CONCLUSÃO
"O direito, em suma, privado de moralidade, perde sentido, embora não perca necessariamente império, validade, eficácia. Como, no entanto, é possível às vezes, ao homem e à sociedade, cujo sentido de justiça se perdeu, ainda assim sobreviver com o seu direito, este é um enigma, o enigma da vida humana, que nos desafia permanentemente e que leva muitos a um angustiante ceticismo e até a um despudorado cinismo". Tércio Sampaio Ferraz Jr. [231]
O retrospecto da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira sugere, neste final de milênio, um processo circular: da colonização portuguesa, voltada para a extração e exploração mais rentáveis e a menor custo para a Coroa das riquezas do novo mundo, à etapa atual do processo de globalização da economia brasileira, em que o capital transnacional é determinante das tomadas de decisões. Repete-se a História, na medida do comprometimento dos recursos e da remessa de lucros e divisas para o exterior.
O modelo neoliberal atual, em vez de representar uma saída para a crise mundial, tem sido o responsável pela desestruturação do sistema produtivo, por falências e desnacionalizações, redundando em um elevado nível de deterioração social, mensurável pelas taxas de desocupação, na exacerbação das relações de trabalho, no encurtamento do poder aquisitivo dos salários e na escalada da violência, não apenas no Brasil, como em quase todos os países da América Latina, para ficar em um só e mesmo Continente.
Muda o país, muda a História. Devem mudar, ipso facto, a ordem jurídico-institucional e o Estado. Assim também a Constituição, configuradora da ordem social, política e jurídica do Estado, por seu dever de refletir a vontade geral e manifestar as aspirações da sociedade.
No Brasil, vem sendo implantado um projeto de reforma do Estado, cujas bases teóricas apóiam-se em experiências internacionais e cujas bases práticas em emendas à Constituição, fruto de um prolífero processo legislativo.
O presente trabalho partiu da premissa da supremacia da Constituição e da explicitação da vontade da Carta de 1988, legitimada pelo alto grau de interação entre os diversos segmentos que compõem a sociedade brasileira - que se aprendeu a respeitar e a valorizar, como a maioria do povo que, desde então, vem tomando consciência de seus direitos e garantias e do potencial de cidadania que lhe é inerente, e que o Texto Fundamental erigiu como condição de soberania [232], - para investigar e concluir:
- as linhas teórico-programáticas do projeto de reforma do governo federal revelam-se técnica e sistematicamente evoluídas, de acordo com o modelo de experiências análogas desenvolvidas em países como a Inglaterra, a Nova Zelândia, a Austrália, o Canadá, os Estados Unidos e a Suécia;
- não obstante essas características de modernidade, não se reportam a programa/s substantivos de desenvolvimento; contrariamente, nas palavras do Ministro gerente da reforma, têm como escopo a redução de custos, não espelhando a idéia de que o "Estado deve corresponder às reais necessidades de seus cidadãos";
- sua implantação tem dependido do jogo de articulações político-institucionais, viabilizadoras da promulgação "em série" de verdadeiros pacotes de emendas constitucionais;
- os dados referentes ao processo legislativo específico revelam que, entre 1989 e 1999, praticamente todos os artigos (a maioria dos incisos e grande parte das alíneas) da Constituição da República foram objeto de propostas de emenda constitucional, o que configura a prática de um indesmentível projeto de reforma total da Constituição, através da usurpação pelo Congresso Nacional, em nome do Poder Executivo, do poder originário de criar e modificar a estrutura do Estado, cuja titularidade é do povo;
- o processo de desmonte do Estado - e da Constituição - vem sendo empreendido a partir de projetos isolados, sem correspondência com as aspirações da sociedade, de quem o Estado mais uma vez se dissocia.
Emprestando a expressão ao Ministro Bresser Pereira, a "refundação da República" não pode limitar-se a projetos. Sua legitimidade - malgrado a realidade dos votos que, nas eleições de 1998, democraticamente concederam a reeleição à Administração atual - somente advirá da submissão dos projetos governamentais a um autêntico processo de participação popular, em que o dono da voz, o povo, manifeste sua vontade - como vem aprendendo a fazer cada vez melhor, desde 5 de outubro de 1988 - para que a partir dela se remodele, no que for necessário, a vontade da Constituição Brasileira, por cuja força normativa se deve pugnar.
ANEXO 1
Propostas de Emenda à Constituição por Senador, Partido Político e UF
Senadores |
Partido |
UF |
PECs |
Abdias Nascimento |
PDT |
RJ |
1 |
Ademir Andrade |
PSB |
PA |
6 |
Affonso Camargo |
PPR/93-94 PTB/91 |
PR PR |
2 1 |
Alfredo Campos |
s/ part/90-91 PMDB/91 |
MG MG |
2 3 |
Alvaro Dias |
PSDB |
PR |
4 |
Antero Paes de Barros |
PSDB |
MT |
2 |
Antonio Carlos Magalhães |
PFL |
BA |
3 |
Antonio Carlos Valadares |
PSB PP/95 |
SE SE |
3 2 |
Artur da Távola |
PSDB |
RJ |
3 |
Bello Parga |
PFL |
MA |
2 |
Bernardo Cabral |
PFL/98 PP/96 |
AM AM |
2 1 |
Carlos Bezerra |
PMDB |
MT |
3 |
Carlos Patrocínio |
PFL |
TO |
12 |
Carlos Wilson |
PSDB |
PE |
1 |
Casildo Maldaner |
PMDB |
SC |
1 |
Cesar Dias |
PMDB |
RR |
1 |
Cid Sabóia de Carvalho |
PMDB |
CE |
2 |
Coutinho Jorge |
PSDB/97 PMDB/91 |
PA PA |
1 3 |
Darcy Ribeiro |
PDT |
RJ |
1 |
Edison Lobão |
PFL |
MA |
3 |
Eduardo Siqueira Campos |
PFL |
TO |
1 |
Eduardo Suplicy |
PT |
SP |
2 |
Elcio Alvares |
PFL |
ES |
1 |
Elói Portela |
PFL |
PI |
1 |
Emília Fernandes |
PDT |
RS |
2 |
Senadores |
Partido |
UF |
PECs |
Epitácio Cafeteira |
PPB/96 PPR/93;95 PDC/92 |
MA MA MA |
1 2 1 |
Ernandes Amorim |
PPB/98 PMDB/96 PDT/95 |
RO RO RO |
1 1 1 |
Esperidião Amin |
PPB/96-98 PPR/95 |
SC SC |
4 1 |
Francisco Escorcio |
PFL |
MA |
2 |
Francisco Rollemberg |
PFL |
SE |
2 |
Garibaldi Alves Filho |
PMDB |
RN |
1 |
Geraldo Althoff |
PFL |
SC |
4 |
Geraldo Candido |
PT |
RJ |
1 |
Geraldo Melo |
PSDB |
RN |
3 |
Gerson Camata |
PMDB |
ES |
1 |
Gilberto Miranda |
PMDB |
AM |
3 |
Gilvam Borges |
PMDB/96 PMDB/95-96 |
AM AP |
1 4 |
Guilherme Palmeira |
PFL |
AL |
1 |
Heloísa Helena |
PT |
AL |
1 |
Humberto Lucena |
PMDB |
PB |
2 |
Iram Saraiva |
PMDB |
GO |
1 |
Iris Rezende |
PMDB |
GO |
2 |
Jader Barbalho |
PMDB |
PA |
2 |
Jefferson Peres |
PDT/99 PSDB/96 |
AM AM |
2 2 |
João Alberto Souza |
PMDB |
MA |
1 |
João França |
PP/95 PDS/92 |
RR RR |
3 1 |
João Mendes |
PFL |
PA |
1 |
João Rocha |
PFL |
TO |
2 |
Jonas Pinheiro |
PTB |
AP |
2 |
José Alencar |
PMDB |
MG |
1 |
José Alves |
PFL |
SE |
1 |
José Bonifácio |
PPB |
TO |
1 |
José Eduardo Dutra |
PT |
SE |
5 |
José Eduardo Vieira |
PTB |
PR |
1 |
José Ignacio Ferreira |
PSDB/96-98 PMDB/95 |
ES ES |
9 6 |
José Richa |
PSDB |
PR |
1 |
Senadores |
Partido |
UF |
PECs |
José Roberto Arruda |
PSDB |
DF |
7 |
José Sarney |
PMDB |
AP |
2 |
José Serra |
PSDB |
SP |
6 |
Julio Campos |
PFL |
MT |
6 |
Jutahy Magalhães |
PSDB |
BA |
2 |
Lauro Campos |
PT |
DF |
2 |
Leomar Quitanilha |
PPB |
TO |
2 |
Leonel Paiva |
PTB/97 PFL/98 |
DF DF |
1 1 |
Leopoldo Peres |
PMDB |
AM |
1 |
Lucio Alcantara |
PSDB |
CE |
6 |
Luiz Alberto |
PTB |
PR |
1 |
Luiz Otávio |
PPB |
PA |
1 |
Luzia Toledo |
PSDB |
ES |
2 |
Maguito Vilela |
PMDB |
GO |
3 |
Mansueto de Lavor |
PMDB |
PE |
1 |
Marcio Lacerda |
PMDB |
MT |
1 |
Marco Maciel |
PFL |
PE |
4 |
Marcos Mendonça |
PSDB |
SP |
1 |
Marina Silva |
PT |
AC |
2 |
Marluce Pinto |
PTB |
RR |
2 |
Mata Machado |
PSDB |
MG |
1 |
Maurício Correa |
PDT |
DF |
2 |
Mauro Miranda |
PMDB |
GO |
2 |
Mozarildo Cavalcanti |
PFL |
RR |
5 |
Nabor Jr. |
PMDB |
AC |
1 |
Nelson Carneiro |
PP/94 PMDB/89 |
RJ RJ |
1 1 |
Ney Maranhão |
PRN |
PE |
1 |
Ney Suassuna |
PMDB |
PB |
11 |
Odacir Soares |
PTB/98-99 PFL/92-96 |
RO RO |
6 9 |
Olavo Pires |
PTB |
RO |
1 |
Osmar Dias |
PSDB |
PR |
2 |
Paulo Hartung |
PSDB |
ES |
4 |
Paulo Souto |
PFL |
BA |
3 |
Pedro Simon |
PMDB |
RS |
28 |
Pedro Teixeira |
PDT |
DF |
1 |
Ramez Tebet |
PMDB |
MS |
1 |
Senadores |
Partido |
UF |
PECs |
Regina Assumpção |
PTB |
MG |
1 |
Renan Calheiros |
PMDB |
AL |
1 |
Roberto Freire |
PPS |
PE |
1 |
Roberto Requião |
PMDB |
PR |
8 |
Romero Juca |
PSDB/99 PFL/97 |
RR RR |
3 2 |
Romeu Tuma |
PFL/98 PSL/96 |
SP SP |
3 1 |
Ronaldo Cunha Lima |
PMDB |
PB |
6 |
Ronan Tito |
PMDB |
MG |
1 |
Ruy Bacelar |
PMDB |
BA |
1 |
Sebastião Rocha |
PDT |
AP |
6 |
Sergio Machado |
PSDB |
CE |
11 |
Tião Viana |
PT |
AC |
1 |
Toto Cavalcanti |
PPB |
TO |
1 |
Valmir Campelo |
PTB |
DF |
2 |
Vilson Kleinubing |
PFL |
SC |
2 |
Waldeck Ornelas |
PFL |
BA |
3 |
ANEXO 2
Dispositivos da Constituição de 1988 objeto de Proposta de Emenda Constitucional
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
2 |
S |
PSDB-SP,PR |
EC2/92 |
||
3 |
S |
PSDB-PR, PTB-RR,DF |
|||
4 |
3 |
S |
PTB-RO, PPB-TO |
||
5 |
S |
PMDB-AM, PPB-TO |
|||
5 |
XXXVIII |
PMDB-PB |
|||
5 |
XLVII |
PMDB-PB |
|||
5 |
LIX |
PMDB-CE |
|||
5 |
LXXV |
PMDB-RS |
|||
5 |
LXXVI |
PMDB-RS |
|||
6 |
PSDB-CE, PMDB-GO |
||||
6 |
S |
PODER EXECUTIVO |
EC14/96 |
||
7 |
IV |
PMDB-PB |
|||
7 |
XXIX |
PSDB-PR |
|||
7 |
PMDB-AM |
||||
8 |
PT-SE |
||||
8 |
II |
PT-SE |
|||
8 |
S |
PPB-TO |
|||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
9 |
1 |
PPR-PR |
|||
10 |
I |
S |
PSDB-PR |
||
12 |
3 |
VII |
PODER EXECUTIVO |
EC23/99 |
|
12 |
5 |
PFL-TO |
|||
12 |
I, c |
PSDB-CE |
|||
14 |
7 |
PFL-CE, PTB-RO |
|||
14 |
6 |
PFL-PA |
|||
14 |
3 |
PSDB-ES |
|||
14 |
2 |
S |
PMDB-RR, PSDB-ES |
||
14 |
1 |
PFL-TO, PSDB-ES |
|||
14 |
V |
PTB-DF |
|||
14 |
PFL-MA,TO, PMDB-RS, AP, PR, PDT-RO, PPB-TO, PSDB-SP,CE |
||||
14 |
1 |
PFL-TO |
|||
14 |
5 |
PRN-PE, PFL-PA, PPB-RO, PT-SE |
EC16/97 |
||
14 |
6 |
PPB-RO, PFL-PI |
|||
14 |
7 |
PPB-TO, PPB-SC, PFL-SC |
|||
16 |
PMDB-BA, PA |
||||
17 |
PFL-RO, PSDB-SP,CE |
||||
17 |
1 |
PSB-PA |
|||
18 |
4 |
PP-AM, PFL-MA, PFL-MA |
EC15/96 |
||
18 |
PMDB-RS, PFL-SC |
||||
19 |
PPB-TO |
||||
19 |
S |
PSDB-RN |
|||
20 |
PP-RR, PMDB-ES |
||||
20 |
VII |
PMDB-ES, PSDB-ES |
|||
21 |
XI |
PODER EXECUTIVO |
EC8/95 |
||
21 |
XII, a |
PODER EXECUTIVO |
EC8/95 |
||
22 |
PMDB-AP |
||||
22 |
S |
PSDB-ES |
|||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
24 |
PDT-AP, PMDB-AP |
||||
24 |
XV |
PMDB-AP |
|||
24 |
XVI |
PDT-AP |
|||
25 |
2 |
PODER EXECUTIVO |
EC5/95 |
||
26 |
PMDB-ES |
||||
27 |
PFL-MA.SC |
||||
27 |
1 |
PSDB-CE |
|||
28 |
II |
PFL-PE,SC |
|||
28 |
PFL-MA,MT,PA,TO;PSDB PSDB-CE |
EC16/97 |
|||
29 |
2 |
PFL-PE,SC |
|||
29 |
PMDB-BA,MA, PSB-PA |
||||
29 |
II |
PFL-MT,PA, PSDB-CE,PFL-TO |
EC16/97 |
||
29 |
III |
PSDB-DFCE |
|||
29 |
IV |
PSDB-PR |
|||
29 |
VII |
PPB-SC |
|||
30 |
PMDB-RS |
||||
32 |
PFL-PE |
||||
34 |
2 |
III, d |
PMDB-PA |
||
34 |
PODER EXECUTIVO |
EC14/96 |
|||
35 |
CÂMARA DEPUTADOS |
||||
37 |
IV |
PFL-TO, PSDB-DF |
|||
37 |
III |
PSDB-DF |
|||
37 |
PMDB-MT, PT-AC, PFL-RO |
||||
38 |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
|||
39 |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
|||
39 |
§§ |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
40 |
PFL-TO |
||||
40 |
II |
PMDB-RS, PFL-SE,PE |
|||
40 |
1 |
III, b |
PMDB-MS |
||
40 |
5 |
PSDB-AM |
|||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
40 |
6 |
PSDB-ES |
|||
41 |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
|||
41 |
§§ |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
42 |
S |
PMDB-GO,MT |
|||
44 |
S |
PT-SE |
|||
45 |
PSDB-SP,CE |
||||
45 |
1 |
PSDB-PR |
|||
46 |
PFL-RR |
||||
46 |
1,2 |
PSDB-CE |
|||
46 |
3 |
PT-DF |
|||
47 |
PSDB-BA |
||||
48 |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
|||
48 |
XV |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
49 |
XVI |
PDS-RR |
|||
49 |
PP-RR, PDT-RJ, PSDB-CE |
||||
49 |
3 |
S |
PMDB-MA, PSDB-ES |
||
50 [233] |
EC02rev/94 |
||||
50 |
2 |
E02rev/94C |
|||
51 |
PSDB-CE |
||||
51 |
IV |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
52 |
PFL-RR, PSDB-RN |
||||
52 |
I |
PODER EXECUTIVO |
EC23/99 |
||
52 |
II |
PMDB-GO |
|||
52 |
III, d |
PFL-RR,TO, PSDB-RR |
|||
52 |
XI |
PFL-RR |
|||
52 |
S |
PSDB-SP |
|||
53 |
PFL-RO,AM, PMDB-RS, PSDB-SP |
||||
53 |
1 |
PTB-RO |
|||
54 |
PT-AC, PFL-RO |
||||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
55 |
PMDB-RS, PSDB-CE,PE,PFL-AM |
||||
55 |
4 |
PT-AC |
|||
55 |
2,3 |
PFL-AM |
|||
56 |
PSDB-CE, PT-SP |
||||
57 |
PSDB-AM,CE, PFL-RR |
||||
57 |
4,6,8 |
PMDB-PA |
|||
57 |
3 |
PSDB-SP,MG, PDT-AP |
|||
57 |
2 |
PMDB-PB,SC, PSDB-CE |
|||
58 |
3 |
PTB-RR, PDT-AM |
|||
58 |
2 |
V |
PSDB-ES, PFL-RO |
||
60 |
2 |
PMDB-PB, PSDB-CE |
|||
61 |
4 |
II, c, f |
PODER EXECUTIVO |
EC18/98 |
|
62 |
PSDB-MG, PPR-SC, PMDB-PB, PMDB-PR, PPR-MA, PTB-RO |
||||
62 |
2 |
PTB-AP |
|||
64 |
PSDB-MG, PFL-BA,AL |
||||
66 |
PSDB-CE |
||||
66 |
4 |
PSDB-SP, PMDB-MG, |
|||
66 |
5 |
PSDB-BA |
|||
66 |
6 |
PMDB-RS |
|||
67 |
PSDB-CE |
||||
68 |
3 |
PSDB-SP, PMDB-MG |
|||
70 |
único |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
71 |
S |
PODER EXECUTIVO |
EC10/96 |
||
71 |
S |
PT-DF, PODER EXECUTIVO |
EC17/97 |
||
71 |
VI |
PFL-TO |
|||
71 |
VII |
PTB-RO, PFL-TO |
|||
72 |
S |
PODER EXECUTIVO |
EC10/96 |
||
72 |
S |
PODER EXECUTIVO |
EC17/97 |
||
72 |
2 |
PMDB-RS |
|||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
73 |
3 |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
||
74 |
S |
PMDB-PB,PDT-AP, PFL-ES |
|||
75 |
PT-DF |
||||
76 |
S |
PODER EXECUTIVO |
|||
77 |
PFL-PA |
EC16/97 |
|||
77 |
2,3,4 |
PSDB-CE |
|||
82 |
PTB-DF, PFL-PA,TO, PSDB-DF |
EC16/97 |
|||
84 |
XI |
PT-SP |
|||
84 |
XIII |
PODER EXECUTIVO |
EC23/99 |
||
84 |
XIV |
PFL-RR, PSDB-RR |
|||
91 |
V |
PODER EXECUTIVO |
EC23/99 |
||
92 |
PDT-RJ |
||||
93 |
PSDB-ES,CE |
||||
94 |
PMDB-ES, PSDB-ES |
||||
95 |
III |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
96 |
I |
PFL-RR |
|||
98 |
PMDB-RS, PODER EXECUTIVO |
EC22/99 |
|||
99 |
1 |
PT-AL |
|||
100 |
PFL-BA |
||||
101 |
PSDB-PA, PSB-PA |
||||
101 |
1 |
PSDB-PA |
|||
102 |
I, c |
PODER EXECUTIVO |
EC23/99 |
||
102 |
2 |
PMDB-PB |
|||
102 |
I, l |
PODER EXECUTIVO |
EC22/99 |
||
103 |
4 |
PMDB-PR |
EC03/93 |
||
104 |
PT-AC |
||||
105 |
I, b,c |
PODER EXECUTIVO |
EC23/99 EC22/99 |
||
109 |
PMDB-PR |
||||
114 |
PDT-AM |
||||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
119 |
PMDB-GO |
||||
120 |
PMDB-GO |
||||
121 |
PMDB-GO |
||||
127 |
2 |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
128 |
2 |
PMDB-GP |
|||
128 |
5 |
II, e |
PMDB-CE, PFL-RO |
||
129 |
PDT-RJ |
||||
129 |
VII |
PMDB-RS |
|||
132 |
PMDB-GO,RS |
||||
142 |
PMDB-RS |
||||
143 |
PMDB-RS |
||||
143 |
1,2 |
PFL-BA |
|||
144 |
8 |
PSL-SP, PFL-SP |
|||
145 |
3 |
PFL-BA |
|||
150 |
III, c |
PDC-MA |
|||
150 |
VI,d |
PDT-AP |
|||
153 |
PMDB-AP, PFL-MA, PPB-MA |
||||
155 |
PFL-MA |
||||
155 |
2 |
III |
PTB-PR |
||
155 |
2 |
X, b |
PMDB-RN, MG |
||
155 |
2 |
IX |
PSDB-RN |
||
155 |
3 |
PFL-BA |
|||
156 |
PMDB-AP |
||||
158 |
PSDB-ES |
||||
158 |
único |
I,II |
PSDB-ES |
||
158 |
IV |
PSDB-ES |
|||
159 |
PFL-PE,MA, PDT-DF, PP-RJ, PMDB-PA |
||||
159 |
I, b |
PMDB-PA |
|||
159 |
I, c |
PPB-PA |
|||
160 |
S |
PODER EXECUTIVO |
EC14/96 |
||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
161 |
I |
PFL-PE |
|||
161 |
II |
PFL-PE |
|||
163 |
V |
PSDB-SP |
|||
165 |
PMDB-RS,GO |
||||
165 |
9 |
PMDB-PB,RS |
|||
165 |
1 |
PMDB-MT |
|||
166 |
1,2 |
PSDB-SP, PMDB-MG |
|||
166 |
3 |
II,b |
PSB-PA |
||
166 |
5 |
PDT-AP |
|||
166 |
PFL-MT, PMDB-RS,PSDB-CE |
||||
167 |
PFL-MA, PMDB-RS |
||||
167 |
IV |
PMDB-GO |
|||
167 |
VI |
PMDB-GO |
|||
168 |
PT-AL, PFL-SC |
||||
169 |
5 |
PSDB-RR |
|||
170 |
IX |
PODER EXECUTIVO |
EC6/95 |
||
170 |
PMDB-PR |
||||
171 |
PODER EXECUTIVO |
EC6/95 |
|||
173 |
1 |
I a V |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
|
176 |
PDT-RJ |
||||
176 |
1 |
PODER EXECUTIVO |
EC6/95 |
||
176 |
3 |
PT-SE |
|||
177 |
1 |
PODER EXECUTIVO |
EC9/95 |
||
178 |
PODER EXECUTIVO |
EC7/95 |
|||
184 |
PDT-RJ, PFL-BA |
||||
192 |
PSDB-RR |
||||
192 |
II |
PPR-SP |
EC13/96 |
||
192 |
3 |
PSDB-CE |
|||
192 |
PFL-RR, PSDB-SP |
||||
193 |
PMDB-GO |
||||
Art. |
Par. |
Inciso alínea |
ADCT |
Proposta |
Emenda efetiva |
194 |
único |
V |
PFL-DF |
||
195 |
PSDB-ES |
||||
198 |
CAMARA DEPUTADOS |
||||
199 |
PFL-MT |
||||
201 |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
|||
201 |
I a V |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
||
201 |
§§ |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
||
202 |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
|||
202 |
§§ |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
||
206 |
III |
PFL-TO |
|||
207 |
PMDB-PR |
||||
208 |
PFL-TO |
||||
211 |
1 a 4 |
PODER EXECUTIVO |
EC14/96 |
||
212 |
PSDB-ES |
||||
218 |
PFL-MT |
||||
220 |
PSDB-ES |
||||
220 |
3 |
PSDB-CE, PTB-RO |
|||
222 |
3 |
PSB-SE |
|||
223 |
2,3 |
PDT-AP |
|||
225 |
PFL-RR,BA |
||||
228 |
PPR-MA, PMDB-CE,PB, PFL-RR PSDB-RR,DF,RJ, PTB-RO |
||||
230 |
3 |
PDMB-AP |
|||
231 |
PDS-RR, PP-RR, PFL-RR |
||||
233 |
PSDB-PR |
||||
235 |
IX |
PMDB-AP |
|||
235 |
III |
PTB-RR |
|||
239 |
1 |
PFL-BA |
|||
241 |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
|||
243 |
PT-SE, PSB-PA |
||||
246 [234] |
PODER EXECUTIVO |
EC06/95 |
|||
247 |
único |
PODER EXECUTIVO |
EC19/98 |
||
248 |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
|||
249 |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |
|||
250 |
PODER EXECUTIVO |
EC20/98 |