Artigo Destaque dos editores

O controle constitucional "ex officio"

Exibindo página 2 de 2
07/12/2010 às 20:07
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

O presente trabalho buscou a demonstração de que contra a Constituição uma legislação não pode vigorar, ser aplicada e impor obrigação.

Não se olvida que este é um preceito básico do Estado Constitucional, no qual há uma supremacia da Carta Magna, como garantia do Estado e dos indivíduos. Essa supremacia deve ser aplicada como princípio primeiro do direito, determinando uma ação imperiosa, dos operadores do direito, em afastar toda e qualquer norma inconstitucional.

Para tanto, além dos Juízes, os Advogados, o Ministério Público têm a obrigação de controlar a juridicidade dos atos jurídicos, cada qual no seu âmbito, mas impondo ataque e combate eficaz à inconstitucionalidade.

No caso da constatação de inconstitucionalidade de lei durante a lide, cumpre ao Magistrado a conduta de ofício, afastando a norma que colide com a Constituição e retirando sua validade e efeitos, entre as partes envolvidas, diante dos efeitos do controle difuso.

No Brasil, em que o Executivo domina a criação de normas, o controle da constitucionalidade deve ser aplicado na sua forma mais eficaz, quer seja quando concentrado, quer seja difuso. Isso porque o efeito da norma inconstitucional pode resultar em grave dano social e econômico.

Assim, o controle difuso de ofício permite a exclusão, ainda que entre as partes do litígio, de norma inconstitucional, restabelecendo o direito nos limites da Carta Constitucional..

Fica, então a lição de Michel Temer (1993. p. 40): "controlar a constitucionalidade de ato normativo significa impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição".

Assim, a decretação de inconstitucionalidade visa afastar a validação de atos baseados em lei inconstitucional.

Isso, no controle difuso, entre as partes do processo, é possível e mesmo de ofício, deve ser realizado pelo Magistrado, a fim de equilibrar o direito das partes, em consonância com o Texto Constitucional.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Gregório Assagra de. Controle difuso da constitucionalidade como garantia constitucional fundamental (art. 5º, XXXV, da CF/88) . Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1961, 13 nov. 2008. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/11949>. Acesso em: 05 fev. 2009.

BARROSO, Luís Roberto. O controle da constitucionalidade no direito brasileiro: exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2004.

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional, 20ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

BITTENCOURT. Carlos Alberto Lúcio. O Controle Jurisdicional de Constitucionalidade das Leis. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1967.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional, 18ª edição. São Paulo: Malheiros, 2006.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal: banco de dados. Disponível em: www.stf.jus.br. Acesso em 20 de janeiro de 2009.

BRASIL. Superior Tribunal De Justiça: banco de dados. Disponível em: www.stj.jus.br. Acesso em 10 de janeiro de 2009

BRASIL. Tribunal de Justiça de Minas Gerais: banco de dados. Disponível em: www.tjmg.jus.br. Acesso em 05 de janeiro de 2009.

BRASIL. Tribunal Regional Federal da 2ª. Região: banco de dados. Disponível em: http://www.trf2.gov.br/. Acesso em 25 de agosto de 2008.

BRASIL. Tribunal Regional Federal da 3ª. Região: banco de dados. Disponível em: http://www.trf3.gov.br/. Acesso em 25 de agosto de 2008.

BRASIL. Tribunal Regional Federal da 4ª. Região: banco de dados. Disponível em: http://www.trf4.jus.br/trf4/. Acesso em 27 de agosto de 2008.

BUZAID, Alfred. Controle da constitucionalidade das leis. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional, 6ª ed. Coimbra: Almedina, 1993.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado, 28ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

FILHO, Manoel Gonçalves Ferreira. Curso de direito constitucional, 29ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

HESSE, Konrad. A Força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 1991.

JÚNIOR, Humberto Theodoro. Direito processual civil, vol. I, 11ª ed.. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1993.

MENDES, Gilmar Ferreira. ação civil pública e controle de constitucionalidade. In: MILARÉ, Édis. (Coord.). A ação civil pública após 20 anos: efetividade e desafios. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

__________________.Controle da constitucionalidade. Disponível em: http://www.direitointegral.com/2008/11/controle-de-constitucionalidade-no.html. Acesso em 16/01/2009

MENDES, Gilmar Ferreira et alii . Curso de direito constitucional, 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

MEZZOMO, Marcelo Colombelli. Introdução ao controle de constitucionalidade, difuso e concentrado. Elaborado em 01.2006. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/8186. Acesso em 12/03/2008.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional, tomo I, 4ª. Ed. Coimbra: Coimbra Editora limitada, 1990.

MIRANDA, Pontes de. Comentários à Constituição de 1967, tomo I. ERT: São Paulo, 1967.

MOLAS, Isdre. Derecho constitucional, tercera edición. Madrid: Editorial Tecnos, 2007.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional, 19ª ed – São Paulo: Atlas, 2006.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

_____________. Direito constitucional, 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. Comentários ao CPC, v.5, 9.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

NEVES, Marcelo. Teoria da inconstitucionalidade das leis. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 1988.

NOGUEIRA Ruy Barbosa. Curso de direito tributário, 10ª.ed. . São Paulo: Saraiva. 1990

PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Controle de constitucionalidade, 8ª. Ed.. São Paulo: Editora Método, 2008.

ROZICKI, Cristianne. Supremacia da vontade popular e alterações ao texto da Constituição da República. Caderno Goiano de Doutrina, Goiânia, 06/03/1999. Disponível em: <http://www.serrano.neves.nom.br/cgd/ 010601/2a032.htm>. Acesso em: 08/01/2003.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo, 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

TEMER, Michel. Elementos de Direito Constitucional, 10ª ed., Malheiros: São Paulo, 1993

VELOSO, Zeno Controle jurisdicional de constitucionalidade, 3ª edição. Belo Horizonte: Ed. Del Rey, 2000.


Notas

  1. Dalmo de Abreu Dallari (Elementos de Teoria Geral do Estado, 28ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 198), assevera que "o Estado Constitucional, no sentido de Estado enquadrado num sistema normativo fundamental, é uma criação moderna, tendo surgido paralelamente ao Estado Democrático e, em parte, sob influência dos mesmos princípios. Os constitucionalistas, que estudam em profundidade o problema da origem das constituições, apontam manifestações esparsas, semelhantes, sob certos aspectos, às que se verificam no Estado Constitucional moderno, em alguns povos da Antigüidade. Assim é que LOEWENSTEIN sustenta que os hebreus foram os primeiros a praticar o constitucionalismo, enquanto que ANDRÉ HAURIOU é absolutamente categórico ao afirmar que "o berço do Direito Constitucional se encontra no Mediterrâneo oriental e, mais precisamente, na Grécia", havendo ainda quem dê primazia ao Egito. Entretanto, o próprio HAURIOU fala no "caráter ocidental do Direito Constitucional", explicando, como todos os que admitem o constitucionalismo na Antigüidade, que, com a queda de Roma, houve um hiato constitucional, que só iria terminar com o Estado moderno. Em conclusão, pois, o constitucionalismo, assim como a moderna democracia, tem suas raízes no desmoronamento do sistema político medieval, passando por uma fase de evolução que iria culminar no século XVIII, quando surgem os documentos legislativos a que se deu o nome de Constituição."
  2. "A bem da verdade, se este foi o primeiro caso em que a Suprema Corte reviu um ato legislativo, não foi o primeiro em que juízes exercitaram tal poder de rever, pois o revelaram no Hayburn's Case em 1792. Nem foi a primeira vez em que a própria Suprema Corte o exercitou. Já em 1796, no caso Hylton versus United States, ela sustentara a constitucionalidade de um ato legislativo de tal forma, que não deixou dúvida de que o teria declarado inconstitucional, se disso estivesse convencida." (BARROS, Sérgio Resende de.Noções sobre controle de constitucionalidade. A Revista da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. São Paulo. nº 54: dezembro/2000).
  3. BARROSO, Luís Roberto. Op. cit. p. 2 . Em igual sentido ponderou José Afonso da Silva. Op. Cit. P. 45 : "A rigidez constitucional decorre da maior dificuldade para sua modificação do que para a alteração das demais normas jurídicas da ordenação estatal. Da rigidez emana, como primordial conseqüência, o princípio da supremacia da constituição que, no dizer de Pinto Ferreira, "é reputado como uma pedra angular, em que assenta o edifício do moderno direito político".
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio Torres de Sousa

Juiz de Direito, Professor da Faculdade de Direito de Ipatinga, Mestre em Direito Econômico pela UFMG

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SOUSA, Fábio Torres. O controle constitucional "ex officio". Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2715, 7 dez. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17992. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos