Capa da publicação Certificado da boa gestão pública. Uma contribuição dos Tribunais de Contas
Artigo Destaque dos editores

Certificado da boa gestão pública.

Uma contribuição dos Tribunais de Contas

Leia nesta página:

Basta ler a notícia "carro oficial do Senado (ou da Câmara, ou da Assembleia) é flagrado na frente de shopping deixando bela mulher para compras no meio da tarde" e qualquer um de nós não se furtará de pensar: "Esses caras são todos iguais; a gente os elege e logo eles estão a fazer coisa errada, mandando até carro oficial levar a namorada pra passear."

Dedução lógica? Nem tanto... E aqui, amigos, vale a pena lembrar que todos são inocentes até que se prove o contrário? Ou será que esse princípio só se deve aplicar a nós mesmos, pois todo político merece sempre nossa desconfiança?

Bem, e se dias depois descobrirmos, em notinha do mesmo jornal, pequena e difícil de ler qual bula de remédio, que a mulher, no caso, era a própria senadora (ou deputada, ou vereadora), encaminhando-se a uma importante reunião com investidores a ser realizada na ala de escritórios do shopping, para tratar de aportes necessários ao desenvolvimento nacional (ou regional, ou local)? Aí, resta apenas o fato de ela ser bonita. Mas, nesse caso, melhor ficar com o poeta e sua louvação à beleza, não é mesmo?

Ora, e o que isso tem a ver com Tribunais de Contas? Tudo a ver, respondo. Pois não sei se é mal apenas de brasileiro – ou de todo ser humano – supor que, se vem do meio público, é errado e mal feito por natureza, mas fato é que se impõem ao imaginário coletivo, por determinações constitucionais ou legais, uma série de listagens negativas, tais como: (i) a de licitantes declarados inidôneos para contratar; (ii) a de inabilitados para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança no âmbito da Administração Pública e (iii) a de responsáveis com contas julgadas irregulares, a terem os nomes encaminhados à Justiça Eleitoral, conforme o caso.

Porém, e o que dizer das listagens positivas, hoje inexistentes? Como enquadrar aquele jovem servidor público que bem cumpre suas obrigações funcionais e, ansioso por fazer carreira, aspira tornar-se vereador ou, quem sabe, prefeito? Mesmo você, caro leitor, sagrando-se governador de Estado, como faria para montar sua equipe de governo, dispondo apenas de informações negativas?

Esse é o ponto. E não se diga que a ninguém interessa um quadro público competente, probo e reto, pois, como consumidores de serviços públicos que somos, queremos, sim, qualidade em transportes, em saúde, em segurança, em... . Só que isso apenas se consegue com pessoas capazes e honestas. E essas, tal como na gestão privada, também precisam ser reconhecidas, valorizadas e estimuladas. Principalmente as que já agem assim e as que estão por vir.

Por isso a ideia da criação do Certificado da Boa Gestão Pública, a ser conferido pelos Tribunais de Contas, mediante regras técnicas próprias e socialmente acreditadas, a gestores e assemelhados que mereçam ter os nomes incluídos em um repositório de informações positivas sobre o seu desempenho quando na gestão de recursos públicos. Para tanto, não é preciso medir a padronização, campo das ISO’s; tampouco se necessita aferir a ação público-política, campo da accountability vertical feita pelas massas, quando das eleições. Tão somente, basta aos Tribunais focar o próprio campo de atuação, por si já suficiente para a concessão desse diploma.

Se você aceitar que eu conte a estória sem dar nome aos bois, eu conto: no serviço público de hoje em dia, assumir determinadas funções é tão arriscado, mas tão arriscado, que alguns órgãos enfrentam dificuldade para nomear ordenadores de despesa ou membros da comissão de licitação. E não dá para ser diferente, pois sempre há o risco de o Tribunal de Contas respectivo encasquetar com alguma coisa e, aí, pronto: tome processo, diligência, apresentação de justificativas e, ao final, o julgamento, que pode resultar em multa, perda de bens, gastos com advogados, nome sujo e outras coisas mais. Declinam, assim, tanto aquele que já possui experiência ("se sobrevivi até aqui, por que aceitar esse cargo agora, só pra arriscar minha reputação?"), quanto o novato que, cheio de boas vontades e propósitos, tampouco se permite arriscar uma carreira mal-iniciada.

Ora direis, caro leitor: mas não é isso mesmo que devem fazer os Tribunais de Contas? Ao que responderei: sim, julgar – e punir, nos certos casos – as contas prestadas por gestores de recursos públicos é obrigação constitucional privativa desses Tribunais. Mas também é direito do gestor ter sua conduta administrativa crivada e qualificada. Direito tão maior quanto mais o agente público seja, ao longo do tempo, probo e diligente, como ademais se espera de qualquer um que gerencie o bem de todos.

Daí a proposta de se criar o Certificado da Boa Gestão Pública, a ser conferido pelos Tribunais de Contas, mediante regras técnicas próprias e socialmente acreditadas, a gestores e assemelhados que mereçam ter os nomes incluídos em um repositório de informações positivas sobre o seu desempenho quando na gestão de recursos públicos. Nada tão complexo que não se possa implementar, nem tão simples que, a partir das seguintes ideias, não se deva aperfeiçoar. Vejamos.

Tecnicamente falando, controlar nada mais é senão comparar a realidade a padrões pré-estabelecidos. No campo de atuação dos Tribunais de Contas, os padrões existentes para o controle da conduta gerencial são os já positivamente dispostos, miríade que vai desde a Constituição Federal, passando pelas Leis de Responsabilidade Fiscal e Orçamentária, (esta, ainda a de nº 4.320/1964), pelo conjunto PPA/LDO/LOA até as Normas Brasileiras de Contabilidade e os demais normativos secundários. Assim, ao comparar a gestão a esse conjunto referencial, basta procurar pela faixa positiva (lembra da Curva de Gauss?) que se deseja alcançar, obviamente em quantidade mínima de desvios-padrão, à direita, suficiente para evitar a certificação do resultado meramente trivial, mais ao centro da curva. Ou seja, para avaliar a boa gestão, basta fazer contas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Por sua vez, acreditar junto à sociedade nada mais implica senão demonstrar que detêm, os Tribunais de Contas, competência e credibilidade para realizar as tarefas específicas de avaliação da conformidade na gestão. Nesse contexto, tanto quanto regrar com precisão as variáveis envolvidas (duração da gestão, grau de eficiência alcançado, relevância e materialidade dos recursos envolvidos, prazo de validade da certificação, casos de reversão, entre outras), fundamental também é, na condução do processo, incluir a participação de organismos sociais, a exemplo da imprensa e dos conselhos de fiscalização do exercício profissional (OAB, CRA, CORECON, CRC etc.), assim conferindo a capilarização social necessária.

E então, não é algo sobre o que vale a pena pensar?

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Flávio Lúcio Rodrigues da Silva

Conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Mestre em Administração Pública e professor universitário.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Flávio Lúcio Rodrigues. Certificado da boa gestão pública.: Uma contribuição dos Tribunais de Contas. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2861, 2 mai. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/19021. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos