Artigo Destaque dos editores

O ensino da Filosofia no curso de Direito a partir de problemas.

Lógica, retórica e capacitação cognitiva do graduando de Direito

Exibindo página 4 de 4
Leia nesta página:

6.0 REFERÊNCIAS bibliográficaS

ALMEIDA, A. 2009. A lógica e o lugar crítico da razão. Disponível em: http://criticanarede.com/html/logicaefilosofia.html. Acessado: 9 de dezembro de 2010.

ARANTES, P. E. Um departamento francês de ultramar:Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

ARAÚJO, E. O teatro dos vícios: transgressão e transigência na sociedade urbana brasileira Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

AUDI, R. (dir.) Dicionário de Filosofia de Cambridge. São Paulo: Paulus, 2006.

BERMAN, A. Bildung et Bildungsroman. Le temps de la réflexion, Paris: Galimard 1984

BLACKBURN, S. Pense: Uma introdução à filosofia, Lisboa: Gradiva, 2001.

BOAS, Sérgio Vilas. Ensino superior particular: um vôo histórico. São Paulo: Editora Segmento, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília. 2008. Disponível em <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior>. Acesso em: 10 de dezembro de 2010.

______. LDB: Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 . Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em: 10 de dezembro de 2010.

CABRERA, J.Não há filósofos no Brasil?Disponível em: <http://e-groups.unb.br/ih/fil/cabrera/portugues/discussao.html> Acesso em: 09 de dezembro de 2010.

CHAUÌ, M. Convite à Filosofia.

São Paulo: Ática, 1995.

COPI, I. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

COMTE-SPONVILLE, A. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

COSTA, C. Uma introdução contemporânea à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DA MATTA, R. Carnavais, malandros e heróis - Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI, P. O envergonhado filósofo brasileiro. Disponível em <http://ghiraldelli.pro.br/2010/06/26/o-envergonhado-filosofo-brasileiro/>. Acessado no dia: 08 de dezembro de 2010.

______. A cultura do "ouvi falar, então já sei". Disponível em http://ghiraldelli.pro.br/2011/02/22/a-cultura-do-ouvi-falar-entao-ja-sei/2011. Acessado no dia: 21 de fevereiro de 2011.

KELSEN, Hans. Teoria geral das normas. Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris Editor, 1986.

LACERDA, S. M. S. ; KIRSCHNER, T. C. . Tradição intelectual e espaço historiográfico ou por que dar atenção aos textos clássicos. In: Marcos Antônio Lopes. (Org.). Grandes nomes da história intelectual.São Paulo: Contexto, 2003, p. 25-38.

LEOPOLDO E SILVA, Leopoldo. "Pesquisas no Departamento de Filosofia". In: Revista do Instituto de Estudos Avançados. Edição comemorativa dos 60 anos da USP, nº 22, setembro/dezembro de1994.

Lycan, W. Philosophy of Language: A Contemporary Introduction.Londres e Nova Iorque: Routledge, 2008.

MARCONDES, D.Iniciação a história da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MELLO, E. C. de. O nome e o sangue: uma parábola familiar no Pernambuco colonial. Rio de Janeiro, Topbooks, 2000.

MICELI, S. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

MURCHO, D. A historicidade da filosofia. Disponível em <http://criticanarede.com/fil_historicidade.html> Acessado em: 08 de dezembro de 2010.

NAGEL, T. Que quer dizer tudo isto? Lisboa: Gradiva, 1997.

NOLT, J.; ROHATYN, D. Lógica. São Paulo: McGraw-Hill, 1991

ONFRAY, M.Antimanual de filosofia. México: Fundo de Cultura Econômica, 2001.

RACHELS, J. Os problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 1997.

RUSSELL, B. Os Problemas da Filosofia. Lisboa e S. Paulo: Edições 70, 2008.

SAUTTER, J. Ensino da lógica. Disponível em http://criticanarede.com/html/log_ensino.html Acessado: 07 de dezembro de 2010.

SCHWARTZMAN, S. Formação da Comunidade científica no Brasil. São Paulo - Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional/FINEP, 1979.

SOUSA, E. de. Origem da poesia e da mitologia: e outros ensaios dispersos. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2000.

STRAWSON, P. Análise e metafísica: uma introdução à filosofia. São Paulo: Discurso Editorial, 2002.

TEIXEIRA, A. Ensino Superior no Brasil: Análise e Interpretação da sua evolução até 1969, Rio de Janeiro: FGV, 1989.

TOLEDO, A. C. C. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Revista Médica de Minas Gerais 2008; 18(2): 123-131.

UNIVERSITY OF LONDON. London Philosophy Study Guide, org. por M.G.F. Martin,
2001

VEYNE, Paul. Como se escreve a história e Foucault revoluciona a história. Brasília: UnB, 1998.

WESTON, A. A construção do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Walton, Douglas. Lógica informal – Manual de argumentação crítica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.


Notas

  1. "Também chamada de jurisprudência geral, [é] o estudo dos problemas conceituais e teóricos que dizem respeito à natureza do direito como tal, ou comuns a todos sistemas legais" (AUDI, 2006, p. 384).
  2. Não cabe aqui a abrir espaço para a querela acerca da legitimidade ou não de se considerar essa unificação ou a criação da USP em 1934 como o marco inicial das instituições universitárias no Brasil. Para um melhor aprofundamento cf. SCHWARTZMAN, 1979.
  3. Cf. VEYNE, 1998.
  4. A diferença entre a estrutura de um típico curso de filosofia de uma universidade brasileira e um dos EUA ou da Inglaterra pode ser constatada diretamente nos seguintes sítios: MIT: <http://ocw.mit.edu/courses/linguistics-and-philosophy/> ; New York University < http://philosophy.fas.nyu.edu/object/philo.courses.online>; Oxford: < http://onlinecourses.conted.ox.ac.uk/subjects/philosophy.php>. Para uma análise detalhada do modelo anglo-saxão de ensino da Filosofia, cf. London Philosophy Study Guide da University of London, disponibilizado em <http://criticanarede.com/html/study.pdf> .
  5. Outros títulos merecem ser citados, em função de se situarem fora da tradição de língua inglesa: o delicado e emocionante Apresentação da filosofia de André Comte-Sponville (2002) e o iconoclasta e irônico Antimanual de filosofia de Michel Onfray (2001).
  6. O notório Convite à filosofia de Marilena Chauí (1995) foi objeto de sérias críticas, especialmente por parte de Gonçalo Armijos Palácios e de Paulo Ghiraldelli Jr. Foram apontados erros interpretativos (Sócrates, Platão e Kant, por exemplo), problemas graves na parte relativa a lógica e total incompreensão de alguns termos e teorias científicas.
  7. SOUSA, 2000, p. 361.
  8. Para uma caracterização do que é a história intelectual, cf. LACERDA, KIRSCHNER, (2003).
  9. Para um melhor esclarecimento dos problemas implicados na referencia de uma proposição, cf. Lycan, 2000.
  10. Vide BRASIL, 2008.
  11. Vide o caso do capitão-mor Felipe Pais Barreto, pesquisado por Evaldo Cabral de Mello em O nome e o sangue: uma parábola familiar no Pernambuco colonial (2000), no qual as origens judaícas do capitão-mor foram escondidas para que sua família mantivesse e adquirisse uma série de privilégios.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Anderson Cleiton Fernandes Leite

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado stricto senso em Filosofia pela mesma instituição (2007). Concluiu, em 2010, curso de especialização lato sensu em Docência Superior: Metodologia e Práticas Aplicadas ao Ensino Superior (Centro Universitário Euro-Americano. Atualmente é professor do curso de Direito do Centro Universitário Unieuro.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LEITE, Anderson Cleiton Fernandes. O ensino da Filosofia no curso de Direito a partir de problemas.: Lógica, retórica e capacitação cognitiva do graduando de Direito. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 3045, 2 nov. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20346. Acesso em: 25 dez. 2024.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos