A mentira das urnas: Crônica sobre dinheiro e fraudes nas eleições

14/03/2014 às 14:16
Leia nesta página:

"A mentira das urnas - crônica sobre dinheiro & fraudes nas eleições" trata de um ponto polêmico e até hoje sem solução nos sistemas democráticos: o uso do dinheiro nas eleições.

O título da postagem faz remissão a obra do escritor Maurício Dias, onde o autor faz um apanhado histórico acerca de um ponto polêmico e sem solução nos sistemas democráticos, como é o nosso. Trata-se do uso e abuso do poder econômico no processo eleitoral algo que, claramente, vai de encontro aos ideais democráticos. Abaixo, transcrevo a ementa da obra, na integralidade: 

"A mentira das urnas - crônica sobre dinheiro & fraudes nas eleições trata de um ponto polêmico e até hoje sem solução nos sistemas democráticos: o uso do dinheiro nas eleições. Neste livro, o jornalista Maurício Dias faz um apanhado histórico do processo eleitoral brasileiro desde os tempos da monarquia até a eleição presidencial de 2002, mostrando que na política brasileira a relação entre dinheiro e voto implica questões que vão muito além da simples farsa contábil e dos desdobramentos éticos. 

Nas sociedades de massa não se faz eleição sem gastar dinheiro com as regras eleitorais hoje praticadas. O voto, no entanto, virou mercadoria e pode ser comprado. 

A questão não é nova e sempre esteve presente na história eleitoral. Da mesma forma, os procedimentos legais - que deveriam proteger o processo, mas, na verdade, encobrem interesses políticos - tornam-se, com frequência, instrumentos de controle do voto. 

Em resumo: estão abalados os pilares do sistema eleitoral. 

Disposto a jogar a discussão na centrífuga política brasileira, Mauricio Dias aponta alguns dos principais vilões do sistema: a administração pública usada, descaradamente, como fonte coletora de recursos; a pressão sobre o eleitorado carente sem condições mínimas de liberdade de opção; a televisão, mal utilizada, encarece as campanhas e, com influência avassaladora, distorce a formação do consenso eleitoral; e o marqueteiro, que baniu o discurso ideológico do debate. Mais do que um livro de denúncia, A mentira das urnaspretende discutir caminhos para uma reavaliação do processo eleitoral no Brasil. 

O financiamento público seria mesmo uma solução? 

Depois de refletir sobre esses pontos o leitor certamente passará a ver as eleições com outros olhos." 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme Barcelos

Advogado inscrito nos quadros da OAB/RS sob o n°. 85.529, especialista em Direito Eleitoral (Verbo Jurídico - Porto Alegre-RS).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos