Onde encontrar todas as licitações do Brasil para qualquer segmento.

Primeiro vamos conhecer algumas vantagens de ser fornecedor do governo:

  1. Não precisa investir em mídias;
  2. Não importa se sua empresa tem um localização privilegiada;
  3. Não precisa de gastos estratosféricos em marketing para vender seu produto na licitação que você escolheu participar;
  4. Você não precisa de grandes equipes de vendas e vários departamentos para dar conta deste mercado. Por exemplo; existem milhares de micro e/ou pequenas empresas que possuem menos de  10 ou 20 funcionários e faturam o mesmo valor que outras com mais de 50 empregados.

Como?

Simples. Este mercado é como os outros: você vende, ele te dá o dinheiro e você entrega o que foi acordado em contrato.

O resto é mania de transformar tudo em missão impossível.

Onde encontrar licitações públicas – Portais de compras governamentais

Antes de iniciar sua atividade como fornecedor para o setor público através da internet, você pode se cadastrar nos principais portais de compras e marcar a opção de ser notificado sobre produtos da sua linha de forneci­mento na região de atendimento que mais lhe interessar.

A maioria dos portais de compras distribui gratuitamente, ou a baixo custo, as informações sobre todas as licitações já separadas por linhas de fornecimento e região de atendimento.

Mas o detalhe é que você tem que fazer esta busca manualmente em todos os portais que te interessarem, isso demora muitas, muitas horas e requer uma equipe trabalhando somente com esta tarefa e ainda tem que analisar editais, preparar a habilitação, participar das licitações e acompanhar todos os resultados.

Onde Encontrar Licitações Públicas

O ideal é contratar empresas que façam isso por você e assim economizar muito tempo nas buscas de editais e se dedicar mais na análise das melhores oportunidades.

Mas é bom alertar que, ao chegarmos num portal de compras, podemos sentir atraídos pela vontade de vender vários itens por causa do valores estimados das licitações. Porém observe o seguinte; se você trabalha com suprimentos de informática, não tenta marcar pneus e material hospitalar que assim você vai ter seu cadastro cancelado ou algum outro licitante vai denunciar você dizendo: “ei este cara da empresa Tecnoseiládasquantas” vende cartucho, como é que ele vai armazenar seringas hein?”. Aí claro, você ganha desclassificação com o motivo “bem motivado” diante de todos .

O que o fornecedor encontra nos portais do governo? Tem Licitação online também? Yes.

  • Avisos e Editais de Licitação de vários órgão públicos;
  • As contratações já realizadas;
  • Resultados das Licitações – se homologadas, adiadas, suspensas, etc.;
  • A execução de processos de aquisição, segmentada por: tipo, modalidade (pregão eletrônico, dispensas, etc.) e outras informações relativas a negociações realizadas pela administração pública;
  • A legislação que regula o processo de contratação;
  • Emissão de certidões negativas referentes à sua habilitação.

Como deve ser o cadastro nos Portais de Compras Públicas?

Geralmente segue o padrão abaixo, podendo ser necessários alguns outros documentos que a administração pública julgue importante para uma situação específica. Lembre de manter tudo sempre validado:

  1. Habilitação jurídica;
  2. Regularidade fiscal federal;
  3. Regularidade fiscal estadual e/ou municipal;
  4. Qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.

ONDE ENCONTRAR LICITAÇÕES PÚBLICAS DO GOVERNO FEDERAL

COMPRASNET – Portal de Compras do Governo Federal

 Onde Encontrar Licitações Públicas - Comprasnet

www.comprasnet.gov.br - é o maior portal de compras do Brasil, pela quantidade de unidades compradoras, pelo número de fornecedores e pelo valor transacionado.

Possui cerca de 330 mil fornecedores, através do cadastro no chamado Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores (SICAF).  Primeiramente criado para uso dos membros do Sistema Integrado de Serviços Gerais (Sisg), mas permite a adesão de outros órgãos, sejam eles Estados, municípios, Legislativo, Judiciário e Forças Armadas.

O cadastramento para fins de informação pode ser feito no site. No entanto a plena operação em pre­gões exige o cadastramento do fornecedor no SICAF. O fornecedor realiza seu pré-cadastro no portal e leva a documentação à uma unidade cadastradora mais próximo à sua empresa.

Esse cadastro é gratuito e precisa ser renovado anualmente.

Uma vez cadastrado no Comprasnet o fornecedor pode apresentar lances e propostas para o governo Federal e para todos os demais órgãos que tenham aderido ao Comprasnet.

Ele possui sistema de informação que notifica os fornecedores de forma gratuita a respeito dos edi­tais de licitação e resultado das mesmas de acordo com as linhas de fornecimento e regiões de notificação escolhidas pelo fornecedor. Só verifique se o download vem no e-mail ou se somente o aviso de que irá ocorrer a licitação.

Onde Encontrar Licitações Públicas no Banco do Brasil – Licitações-e

Onde Encontrar Licitações Públicas - Licitações-e

www.licitacoes-e.com.br – mais de 4.000 agências bancárias do banco do Brasil e mais 1.676 órgãos entre prefeituras, secretarias, etc., que realizam suas licitações nesta plataforma.

Em 2013, pelo Portal foram realizadas 200 mil compras, com movimentação de R$ 25 bilhões, por isso está concorrendo ao prêmio neste ano de melhor portal através de voto aberto. As categorias que o Licitações-e está concorrendo são: Melhor sistema de pregão eletrônico 2013; Melhor portal de compras 2013; e Melhor interação com o fornecedor 2013.

Até fevereiro deste ano, a movimentação superou R$ 4 bilhões, valor 17% superior ao mesmo período de 2013.

A desvantagem é a usabilidade que ainda tem algumas falhas: algumas de processos de download e atrasos na execução ao longo do processo, o que é natural em alguns casos particulares e não se deve dispensar este grande portal por estes motivos.

O cadastro é pago anualmente. Alguns estados, muitos municípios e/ou compradores do poder legislativo e judiciário utilizam este portal por não possuírem fer­ramentas próprias de compras governamentais e preferem aderir às ferramentas já existentes, por uma questão de redução dos custos e para utilizarem a ampla base de fornecedores na procura dos menores preços.

Onde Encontrar Licitações Públicas na CAIXA

Onde Encontrar Licitações Públicas - CAIXA

www.caixa.gov.br/ – são pelo menos 2.229 agências bancárias, sem falar nas unidades de negócios. As compras são realizadas através de 12 escritórios de logística distribuídos em todo o país somente para licitações.

Este portal tem metodologia muito simples, portanto rápida de aprender. Outra vantagem é agilidade na conclusão do pregão eletrônico. Realmente são pontuais e sem demora para encerrar os processos.

Isso é vantajoso se você tiver outros compromissos na mesma data e não puder ficar logado.

Claro, tem a parte ruim: alguns sistemas costumam ter problemas de conexão, atrasos no início do processo, tempo indeterminado para encerrar o processo, não informam reabertura ou retorno em caso de queda de conexão (pregão eletrônico), etc. Por estes motivos não agende vários processos para o mesmo dia e nem para dias consecutivos, porque em caso de problemas como estes você ficará sobrecarregado.

MELHOR PORTAL

Por experiência o Comprasnet é o mais interessante não só por ser o maior portal, mas também por ter uma plataforma gratuita e de fácil adaptação para quem está iniciando.

Escolha um portal por vez e vá conhecendo outros só partir do momento em que estiver dominando sua forma de operação. Até por que o volume de licitações de qualquer um deles é muito extenso para trabalhar com todos no início.

A legislação no Brasil permitiu a criação de diferentes portais para a realização de processos de compras.

Apesar de muito já ter sido discutido e proposto a unificação dos procedimentos, cada portal funciona de acordo com as próprias regras. Ou seja, se você se acostuma com uma determinada lógica num portal, pode cometer erros em outra plataforma.

Por exemplo: pode acontecer de um portal aceitar as propostas e os lances por valor unitário de item, enquanto outros querem o valor global de todos os produtos descritos naquele item. Na prática a sua empresa será desclassificada se colocar valor de item ao invés de valor global e vice-versa.

Onde Encontrar Licitações Públicas dos governos estaduais e do Distrito Federal

São sistemas com plataformas distintas para cada Estado e do Distrito Federal.

A base que compõe o cadas­tro de fornecedores é menor por ser focado apenas naquele estado específico. É possível que seus sistemas de contabilidade, controle de materiais e serviços e processo orçamentário sejam integrados com as licitações.

Se você quiser participar das licitações deverá estar cadas­trado individualmente em cada portal estadual de seu interesse, pois não há integração das bases de dados entre os estados e Distrito Federal.

Quer ver dezenas de clientes interessados nos seus produtos e /ou serviços? Todo empresário quer lucrar mais e os portais de compra do governo facilitam as vendas sem sair do escritório e até mesmo de casa.

 

Fonte: http://www.weblicitacoes.com.br/como-encontrar-editais-de-licitacoes-publicas/

 



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria