A presença da alienação parental nos casos de dissolução conjugal.

Uma pesquisa nas varas de família em Maceió

Exibindo página 4 de 4
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização da pesquisa de campo proporcionou visualizar/flagrar/perceber/conferir a abordagem e o entendimento sobre a conduta alienante do genitor(a) contra crianças e adolescentes nas Varas de Família pesquisadas, conforme demonstrado através de figuras e referencial teórico expostos na seção anterior.

A intervenção do Poder Judiciário de Alagoas, quando dos indícios e/ou casos de alienação parental para inibir tal conduta que afronta diretamente aos direitos fundamentais do menor envolvido.

Para tanto, a busca de mecanismos eficazes alem da lei 12.318/2010, são necessários. Tais instrumentos, segundo a doutrina, têm se apresentado em forma de propostas e que tem dado certo em tribunais de outras regiões do país, a exemplo do Rio Grande do Sul, como o exercício da técnica da mediação na solução de conflitos familiares, a atuação das equipes multidisciplinares em cada Vara de Família em Maceió e a adoção da guarda compartilhada, baseando-se na importante preservação do vínculo entre os pais e o filho, e, principalmente, para a formação desse.

Por esse motivo, a implementação do exercício da técnica da mediação na solução dos conflitos familiares, a atuação de equipes multidisciplinares e a adoção da guarda compartilhada, baseada na importante preservação do vínculo entre os pais e filhos, e principalmente para a formação desse, em cada Vara de Família de Maceió contribuirá efetivamente para inibir a alienação parental.

Não obstante, após identificado o ato da alienação parental pela equipe multidisciplinar, percebe-se ser essencial o acompanhamento das crianças e adolescentes vítimas de alienação por uma equipe multiprofissional, pelo tempo que esses profissionais julgarem necessário e, de preferência, sendo essa assistência provida pelo Poder Público, considerando o perfil socioeconômico das famílias envolvidas na questão, devendo ser em caráter sugestivo, determinada pela autoridade judicial a elaboração trimestral de um relatório de convivência parental pelos pais, e também um relatório da equipe multidisciplinar, esses juntados aos autos e remetidos ao juiz para o devido conhecimento.

Ressalte-se a necessidade de que essas Varas de Família sejam mais bem supridas quanto ao seu corpo funcional, no que toca à quantidade e à capacitação desses profissionais, considerando a complexidade do caso. A situação encontrada durante a realização desta pesquisa demonstra estar longe do ideal a realidade presente nas Varas de Família do universo pesquisado, qual seja o da capital alagoana.

Pretendeu-se com este estudo monográfico dar visibilidade ao problema da alienação parental, à forma como é identificado, acompanhado e entendido nas Varas de Família de Maceió, aos instrumentos de repressão da prática da alienação para o restabelecimento familiar entre os indivíduos alienados. Deste modo, pôde-se perceber in loco como tem sido identificada e abordada a prática da alienação parental nas Varas de Família visitadas.

O universo integrante da abordagem qualitativa, apesar de permitir que minúcias pudessem ser reveladas, não permite que sejam generalizadas para as demais Varas das cidades do Estado de Alagoas. Todavia, por causa dessas limitações da pesquisa, propõe-se ao Poder Público uma nova investigação em outras Varas de Família de outras cidades, complementando o estudo atual, ampliando suas conclusões para uma área de abrangência maior, através de novo teste e aplicação do modelo adotado.


REFERÊNCIAS

BARBOSA, A. A. Mediação: A clínica do direito. In: Mediação e Direito de Família - uma parceria necessária. Revista do Advogado, nº 62, março de 2001. São Paulo.BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 20 dez. 2010.

________. Alienação parental. Lei n° 12.318/2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm>. Acesso em 15 jan. de 2011.

DIAS, M. B. Manual de Direito das Famílias. 6ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

________. Alienação parental: um crime sem punição. In: DIAS, M. B. (Coord.) Realidades que a justiça insiste em não ver. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

________. Síndrome da alienação parental: o que é isso? In: PAULINO, A. R. (Ideal. E Org.) Síndrome da alienação parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos. Porto Alegre: Equilíbrio, 2008.

DUARTE, L. P. L. Qual a posição da criança envolvida em denúncia de abuso sexual quando o litígio familiar culmina em situações de alienação parental: inocente, vítima ou sedutora?. In: DIAS, M. B. (Coord.). Incesto e Alienação Parental: Realidades que a justiça insiste em não ver. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.FACHIN, R. A. G. Em busca da família do novo milênio: uma reflexão crítica sobre as origens históricas e as perspectivas do direito de família brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

GARDNER, R. O DSM – IV tema equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)? Disponível em: <http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobre-sap>. Acesso em: 21 mai. de 2011.GUAZZELLI, M. A falsa denúncia de abuso sexual. In: DIAS, M. B. (Coord.). Incesto e Alienação Parental: Realidades que a justiça insiste em não ver. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.LÔBO, P. L. N. Direito Civil - Famílias. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

_________. A influência do profissional médico na gestão hospitalar. Monografia (Graduação em Administração). Universidade Federal de Alagoas. FEAC. Maceió, 2011.

PEREZ, E. L. Breves comentários acerca da Lei da Alienação Parental (Lei 12.318/2010). In: DIAS, M. B. (Coord.). Incesto e Alienação Parental: realidades que a justiça insiste em não ver. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.__________. Constatava-se cegueira do estado em relação à alienação parental. Disponível em: <http://www.criancafeliz.org> . Acesso em: 31 mar. de 2011.

PEREIRA, R. C. Família, direitos humanos, psicanálise e inclusão social. Revista Brasileira de Direito de Família. vol. VI, nº 16, jan./mar., 2006.

__________. Princípios fundamentais norteadores para o direito de família. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.PINHO, M. A. G. Alienação parental: histórica, estatísticas, projeto de lei 4053/08 e jurisprudência completa. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/print.php?content=2.25670.>

Acesso em: 20 mai. de 2010.

PINHEIRO, R. M. et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

REALE, M. Fratura Social apavorante. Artigo publicado na Seção Espaço Aberto do Jornal da Tarde, edição de 2 de fevereiro de 2002.ROSA, C P. Mediação Familiar: uma nova alternativa. Disponível em: <http://www.ibdfam.org.br> . Acesso em 10 fev. de 2011.SILVA, D. M. P. Guarda compartilhada e Síndrome de Alienação Parental: O que é isso? Campinas: Armazém do Ipê, 2009.ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.


Notas

1 A Constituição Federal que rege o Brasil atualmente é do ano de 1988.

2 No processo de alienação parental estão envolvidos diretamente: a mãe alienadora, o pai alienado e a criança e/ou adolescente vítima.

3 Fragmento do texto proposto no art. 9º da PL nº 20/2010.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Antonio Tancredo Pinheiro da Silva

Advogado, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos