Um breve ensaio sobre a evolução dos punitive damages nos países do Common Law e sua correspondência no ordenamento jurídico brasileiro

Exibindo página 2 de 2
25/05/2014 às 22:41
Leia nesta página:

[1] FLORENCE, Tatiana Magalhães. Danos Extrapatrimoniais coletivos. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Ed.,2009, p.153.

[2] Nesse sentido se destacam o Antigo Testamento; Código de Hamurabi; A Lei do Talião; o Código de Manu; e a Lei das XII Tábuas.

[3] LEVY, Daniel de Andrade Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas – São Paulo: Atlas, 2012, p.33: “Ora, em meio a uma sociedade vitimizada, carente de medidas de punição e prevenção adequadas, a Responsabilidade Civil surge, sobretudo graças ao seu caráter fragmentário, como instrumento de predileção de uma justiça difusa.”.

[4] Ibid., p.38.

[5] Ibid., p. 38.

[6] BODIN DE MORAES, Maria Celina. Danos à Pessoa Humana – Uma Leitura Civil – Constitucional dos Danos Morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p. 94.

[7] FLORENCE, Tatiana Magalhães. Danos Extrapatrimoniais coletivos. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Ed.,2009, p. 153.

[8] LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p.

[9] SILVA PEREIRA, Caio Mario da. Direito Civil: alguns aspectos de sua evolução. Rio de Janeiro: Forense, 2001, p. 59.

[10] LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p.39. O autor faz referência ao fato dessa separação entre pena e indenização ser muito mais uma opção política do que técnico-jurídica: “Percebe-se como a progressiva distinção entre crime e delito entre público e privado e entre pena e indenização decorrei muito mais de um anseio político de dominação estatal do que de um fundamento verdadeiramente técnico jurídico.”, p. 39.

[11] Ibid.,p.39: “O delictum se transforma em ação civil pura, baseada apenas na reparação, enquanto a sanção é deixada ao crimen, no âmbito estatal. Mesmo nos casos dos delitos privados que conservaram um cunho punitivo, passou—se a distinguir aquilo que era compensatório daquilo que era punitivo, como no caso da pena do triplo, em que o simplum era concedido a título de compensação e, o resto, a título de punição.”

[12] LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p.44.

[13] A. MAYO, Jorge y CROVI, Luis Daniel, Penas Civiles y Daños Punitivos, in Revista de derecho de daños 2011-2: daño punitivo/dirigido por Jorge Mosset Iturraspe y Ricardo Luis Lorenzetti – 1ª ed. - Santa Fe: Rubinzal-Culzoni, 2011, p.11.

[14] LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p.49.

[15] GONÇALVES, Vitor Fernandes, A punição na responsabilidade civil: A indenização do dano moral e de da lesão a interesses difusos. Brasília: Brasília Jurídica, 2005, p. 35.

[16] Ibid., p. 49. O autor menciona ainda o caso Morse v. Auburn & Syracuse R.R. como paradigma para essa separação.

[17] Ibid., p.11. Outro caso paradigma é o Wilkes v. Wood.

[18] Ibid., p. 50.

[19] Para maior aprofundamento nos casos paradigmas que flexibilizaram a utilização dos punitive damages no Reino Unido, a exemplo do caso Kuddus v. Chief of Leicestershire Constabulary, ver LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012.

[20] Tradução livre. No original “damages, other than compensatpry or nominal damages, awarded against a person to punish him for his outrageous conduct and deter him and others like him from similar conduct in the future.”. Restatament (Second) 0f Torts § 908 1979. Definição trazida por LOURENÇO, Paula Meira. Os danos punitivos. A função punitiva da responsabilidade civil. Coimbra: Coimbra Editora, 2006, p. 169.

[21] Nesse caso foi discutida a conduta de um médico que havia colocado, por brincadeira, uma droga inofensiva no copo de um doente, causando-lhe enormes dores.

[22] Ibid., p. 55.

[23] LOURENÇO, Paula Meira. Os danos punitivos. A função punitiva da responsabilidade civil. Coimbra: Coimbra Editora, 2006, p.170.

[24] Ibid., p.37.

[25] BODIN DE MORAES, Maria Celina. Danos à Pessoa Humana – Uma Leitura Civil – Constitucional dos Danos Morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p.229.

[26] A. MAYO, Jorge y CROVI, Luis Daniel, Penas Civiles y Daños Punitivos, in Revista de derecho de daños 2011-2: daño punitivo/dirigido por Jorge Mosset Iturraspe y Ricardo Luis Lorenzetti – 1ª ed. - Santa Fe: Rubinzal-Culzoni, 2011, p. 11.

[27] Ver LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 57.

[28] BODIN DE MORAES, Maria Celina. Danos à Pessoa Humana – Uma Leitura Civil – Constitucional dos Danos Morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p.232.

[29] Ibid. p., 239.

[30] Por isso a atuação da Suprema Corte Americana no caso BMW of North America v. Gore representou um avanço no sentido de controlar o enriquecimento sem causa advindo de condenações punitivas.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[31] LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 56.

[32] Alabama, Alaska, Arkansas, Florida, Gerogia, Idaho, Illinois, Indiana, Kansas, Mississipi, Montana, Nevada, New Jersey, North Dakota, Ohio, Oklahoma, Texas e Virgínia. Lista elaborada por LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 56.

[33] BODIN DE MORAES apud C.R. Sunstein; D. Kahneman; D. Schkade, Assessing punitive damages (with notes on cognition and valuation in law). Yale Journal, May 1998.

[34] Como já foi mencionado no presente artigo, nos EUA a indenização é divida em duas partes: uma a título de compensação dos danos (incluído os danos materiais e morais) e outra relativa à punição da conduta praticada pelo ofensor (punitive damage).

[35] Sérgio Severo, na contramão, defende que no Direito brasileiro o caráter preventivo-punitivo dos danos extrapatrimoniais encontra-se nos seguintes textos legais: art. 1538 do Código Civil; Código Brasileiro de Telecomunicações e no Código Eleitoral.; em SEVERO, Sérgio. Os Danos Extrapatrimoniais. São Paulo: Saraiva, 1996, p. 191.

[36] Maria Celina Bodin de Moraes é categórica ao afirmar que “Adianta-se que o novo Código Civil, em nenhuma de suas numerosas disposições sobre a responsabilidade civil contempla o caráter punitivo.”. Nota de rodapé constante em BODIN DE MORAES, Maria Celina. Danos à Pessoa Humana – Uma Leitura Civil – Constitucional dos Danos Morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p.232.

[36] Ibid. p. 217.

[37] O art. 16 do CDC vetado assim dispunha: “Se comprovada a alta periculosidade do produto ou serviço que provocou o dano, ou grave imprudência, negligência ou imperícia do fornecedor, será devida multa civil de até um milhão de vezes o Bônus do Tesouro Nacional – BTN, ou índice equivalente à defesa do consumidor em juízo, a critério do juiz, de acordo com a gravidade e a proporção do dano, bem como a situação econômica do responsável”.

[38] Brasil. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 355.392/RJ. Terceira Turma. Relatora. Min. Nancy Andrighi. Brasília, 26.03.02. Publicado em 17.06.02.

[39] Notícia retirada do sítio do STJ. Acesso em http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=104929, ás 11:34 do dia 10/04/2012.

[40] por LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 75.

[41] Alguns projetos de lei visam a disciplinar a matéria seja para reconhecer expressamente a função punitiva da responsabilidade civil (Projeto de Lei nº 276/2007 do Dep. Léo Alcântara e Projeto de Lei 2.496 de 2007 do Deputado Vital do Rêgo Filho), seja para estipular de forma mais clara os critérios a serem seguidos pelo magistrado quando da estipulação da indenização a título de dano moral (Projeto de Lei nº 334 de 2008 do Senador Valter Pereira).

[42] Nesse sentido é o pensamento de do professor Daniel de Andrade Levy: “Enquanto não se refletir acerca de uma categoria autônoma de indenização punitiva, ou ao menos de uma verba autônoma no âmbito dos danos morais, deverá o jurisdicionado contentar-se com um esforço de fundamentação das decisões que nem sempre se coaduna com a nossa carregada Justiça.” em LEVY, Daniel de Andrade, Responsabilidade Civil: de um direito dos danos a um direito das condutas lesivas. São Paulo: Atlas, 2012, p. 79.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Danilo Barbosa de Sant' Anna

Advogado da União - Procuradoria Regional da União da 1a Região - Brasília-DF

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos