Destinação legal da indenização por dano moral coletivo ao Fundo de Amparo ao Trabalhador

09/08/2014 às 15:08
Leia nesta página:

Não existe uma Lei, ou artigo de Lei que determina expressamente a destinação da quantia fixada a título de dano moral coletivo ao FAT, tendo em vista que essa foi uma construção jurisprudencial.

Preambularmente é necessário pontuar que não existe uma Lei, ou artigo de Lei que determina expressamente a destinação da quantia fixada a título de dano moral coletivo ao FAT, tendo em vista que o art. 13 da Lei da Ação Civil Pública em sua passagem não mencionou o referido órgão, porém, a jusrisprudência e doutrina, fazendo uma análise interpretativa do aludido diploma legal, são uníssonas no sentido de atribuir ao mencionado órgão a legitimidade da destinação da indenização por dano moral coletivo.

Ressalte-se que esta interpretação, como não poderia deixar de ser, é a mais consentânea com a previsibilidade do dano moral coletivo trabalhista, o qual tem o escopo de guarnecer a coletividade de obreiros, de modo que haveria um desnaturamento do instituto, caso a indenização fosse revertida ao trabalhador considerado individualmente.

Essa convergência de entendimentos se deve ao fato do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT ser, consoante disposto pelo artigo 10 da Lei 7.998/90, um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico, razão pela qual a indenização fixada acaba retornando ao patrimônio da classe trabalhadora lato sensu.

Com efeito, observa-se que a indenização fixada não reverterá diretamente e apenas para aqueles trabalhadores que foram atingidos pelo ato ilícito perpetrado, mas sim em prol de todos os trabalhadores, já que a ação civil pública, objetiva guarnecer interesses metaindividuais.

Ademais, apesar de controvérsias doutrinárias acerca da incidência de bis in idem, o que não faz sentido, já que há previsão na Lei Consumerista em seu artigo 6º, VI, da Lei 8.078/90 c/c o art. 1º, III, CF e art. 5º, V e X da CF) da reparabilidade pecuniária à coletividade, aqueles trabalhadores diretamente atingidos podem pleitear a reparação individualmente.

Ante o exposto, a luz dos entendimentos e interpretações doutrinários e jurisprudenciais, é salutar e condizente com o instituto da Ação Civil Pública Coletiva Justrabalhista a destinação da indenização por dano moral coletivo ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Danilo Machado Bastos

Natural de Irecê - BA. Concluiu o Curso de Direito na UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR - UCSAL.Pós-Graduado em Direito Previdenciário e Pós-Graduando em Ciências Criminais pela UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR - UCSAL (CONVÊNIO OAB/BA).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos