Propaganda eleitoral: placas e adesivos em imóveis e veículos particulares e cavaletes em vias públicas

11/08/2014 às 14:33
Leia nesta página:

Já se tornou tradição a afixação de placas e cartazes em muros, a adesivação de carros e a colocação dos mal-afamados cavaletes em vias públicas na época de eleição, mas essas práticas estão com os dias contados.

Já se tornou tradição a afixação de placas e cartazes em muros, a adesivação de carros e a colocação dos mal-afamados cavaletes em vias públicas na época de eleição, sendo que a Justiça Eleitoral sempre teve muito trabalho para decidir quais propagandas eram proibidas e/ou abusivas.

O legislador eleitoral determinou que "em bens particulares, independe de obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral a veiculação de propaganda eleitoral por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4m² (quatro metros quadrados) e que não contrariem a legislação eleitoral" (artigo 37, § 2o, da Lei número 9.504/1.997) e que os adesivos poderão ter a dimensão máxima de 50 por 40 centímetros (artigo 38, § 3o, da citada Lei), sendo que "é proibido colar propaganda eleitoral em veículos, exceto adesivos microperfurados até a extensão total do para-brisa traseiro e, em outras posições, adesivos até a dimensão máxima fixada no § 3o" (artigo 38, § 4o).

Quanto aos cavaletes, a Lei não proíbe sua utilização em vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos e que sejam e retirados entre as seis horas e as vinte e duas horas. (artigo 37, §§ 6o e 7o).

Importante destacar que a utilização de placas em muros e de cavaletes em vias públicas foi abolida, sendo que este tipo de propaganda eleitoral poderá ser realizado pela última vez nas eleições de 2014, após a entrada em vigor da Lei número 12.891/2.013, chamada de Minireforma Eleitoral.

Nesse trilhar, o TSE manifestou-se no sentido de acatar os princípios da anterioridade e anualidade da lei eleitoral (previstos no artigo 16, da Constituição Federal), determinando a aplicação das alterações trazidas pela Minireforma Eleitoral somente nas eleições de 2016 (CTA número 100075.2013.600.0000).

Portanto, a partir das eleições de 2016, a propaganda eleitoral "de rua" se limitará à adesivação de carros, entrega de panfletos, agitação de bandeiras, carros de som e ao sempre muito produtivo corpo-a-corpo do candidato com os eleitores.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo H. F. Bueno

advogado especialista e professor de Direito Eleitoral. Formado, no ano de 2010, em Direito pela PUC-Campinas, em 2015 recebeu o Diploma de Mérito Jurídico da Câmara Municipal de Campinas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos