Artigo Destaque dos editores

O dinheiro e a vida dos direitos

Exibindo página 2 de 2
22/12/2014 às 13:18
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Os direitos da personalidade gozam de especial proteção do direito positivo, ocupando o centro do ordenamento jurídico. Conforme Vicente Ráo, em obra clássica que inspirou o título do presente artigo:

A ordem jurídica não se limita a reconhecer ou atribuir direitos, mas os declara ou confere para serem exercidos pacificamente, livres de atentados ou violações; em consequência, quando os direitos se constituem, já trazem em si uma força imanente de reação ou defesa, força que se atualiza mediante o uso dos meios e remédios já citados e, também, da ação, quando forem ameaçados, desrespeitados ou violados. (Ráo, 2013, p. 837).

A violação dos direitos da personalidade resulta na ocorrência dos danos morais, cujo valor arbitrado pelo Poder Judiciário, além de reparar o prejuízo sofrido pelo ofendido, em decorrência da violação de direito seu, deve punir o ofensor e apresentar-se como desestimulo a novas violações, tanto de parte do lesante punido como de toda a sociedade.

Os Tribunais nacionais, porém, têm sido tímidos quando do arbitramento dos valores das reparações, sempre com fundamento no receio de que tais valores possam resultar no enriquecimento sem causa do lesado.

O grande número de ações de reparação levadas ao Judiciário é um sintoma, não da banalização do instituto dos danos morais, mas sim da banalização dos valores que vêm sendo fixados, para reparação destes danos.

Os valores das reparações dos danos morais, tais quais vêm sendo arbitrados pelo Judiciário, são insuficientes para o atendimento de suas finalidades, deixando a descoberto o cidadão lesado, e não servindo de desestímulo ao lesionador e à sociedade.


Bibliografia 

farias,Cristiano Chaves; Rosenvald, Nelson e Netto, Felipe Peixoto Braga. Curso de direito civil: responsabilidade civil. Salvador: Jus Podivm, 2014

Gagliano, Pablo Stolze e FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 2009

RÁO, Vicente. O direito e a vida dos direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013

SANTANA, Hector Valverde. Dano moral no direito do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009

SILVA, Regina Beatriz Tavares da (coordenadora). Código civil comentado. São Paulo: Saraiva, 2013

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. São Paulo: Método, 2012

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Emiliano Ferreira

Defensor Público do Estado de São Paulo

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FERREIRA, Rodrigo Emiliano. O dinheiro e a vida dos direitos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4191, 22 dez. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/31461. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos