Por que os eleitores votam nos “fichas sujas”?

A ascensão dos fichas sujas nas eleições de 2014

Leia nesta página:

As eleições de 2014 mostram o quanto de perversidade ainda há na política brasileira. As barganhas entre candidatos e eleitores demonstram que manter o povo na miséria ainda dá voto.

“Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa.” (Victor Hugo)

É estarrecedor (insano) ver cidadãos, com capacidade eleitoral ativa [votar em candidato] elogiar candidatos [capacidade eleitoral passiva] que são “fichas sujas”. Muitos outros cidadãos perguntam o porquê do povo querer eleger candidato que lesou a nação.

“São uns analfabetos”.

“Povo burro”.

“São assim por serem destituídos de inteligência”.

Algumas frases ditas por pessoas que se acham melhores e mais capacitadas que o povo [párias]. Mas a questão é mais perturbadora do que parece. Pela triste história brasileira, a política serviu para interesses mesquinhos de pessoas [aristocracia e oligarquia] que se acham melhores do que as demais – como já relatei em outros artigos de minha autoria, como: Carreira política no Brasil. O fim do político profissional com a retirada de privilégios e respeito ao princípio da isonomia (art. 5°); Goleiro Mário Lucio Duarte Costa, o Aranha, do Santos, e sua cor incômoda;  A prodigalidade dos agentes públicos, o serviçalismo perverso aos párias, a relação social escravizante e a nova classe média: o Brasil do faz de conta; Entre o crime de bagatela, o dano potencial e a prevenção; Deputada federal Jaqueline Roriz e a voz do povo na Lei Ficha Limpa.

Pois bem, na abjeção que foram novelados os párias, a eles restavam aceitar as imposições da aristocracia ou da oligarquia. Entendível, pelas circunstâncias perenes aos párias, em pleno século XXI, que há cidadãos que votam [ajudam a proliferar o estrume da corrupção – improbidade administrativa – no meio político] em “fichas sujas”.

A vida no Brasil foi forjada na mais bestial e repugnante condição humana: segregação e servilismo. A Divina Comédia [1], se confrontada com a história brasileira, se torna em antídoto para insônia.

As políticas de desenvolvimento no Brasil foram sempre direcionadas para as classes que não pertenciam aos párias – párias: negros e pessoas que não tinham nome e sobrenome nobre, os nordestinos, os índios e até militares de baixa patente [2] - , deixando estes sempre em segundo plano, ou melhor, “a Deus dará”. O desenvolvimento urbano, nas principais capitais do Brasil, sempre privilegiou certas estratificações sociais deixando outras estratificações na miséria.

A hipocrisia [elitista] “Made in Brasil”

“Os EUA é o país mais racista no planeta, pois têm bairros diferenciados, para brancos e negros, lojas, conduções etc.”.

“Os europeus desprezam os sul-americanos por estes serem negros”.

“O Brasil é um país sem preconceitos”.

“Aqui [Brasil] não há racistas”.

Como a educação brasileira sempre foi engendrada para manipular informações, porquanto, manipulação é manter o povo [párias] na ignorância, nada mais compreensível às estultícias dessas frases. Sim, o Brasil teve seus “bairros” negros e brancos: nos asfaltos [ruas], os brancos, nos morros e periferias, os párias [3]. O Brasil também teve participação de eugenistas que apregoavam “elite de eugênicos”[4].

Disso, se depreende que as políticas sociais sempre foram para melhorar, substancialmente, as elites – há cidadãos que são elitizados sem serem eugenistas, que fique claro -, enquanto aos “desiguais” e “problemáticos” tinham que “negociar” com as aristocracias [políticas].

Dizer que os párias são “burros”, e devem sofrer as consequências, é ter, ou perpetuar, a ideologia eugenista. Quem, em sã consciência, poderá não querer negociar venda de voto quando há familiar passando necessidade econômica, quando o bairro tem esgoto a céu aberto, quando o tipo de trabalho depende da “boa vontade” de algum político para manter a profissão legalizada?

"Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram". (Bertolt Brecht)

"Primeiro vem o estômago, depois a moral". (Bertolt Brecht)

Por exemplo, os motoristas de vans. A cada troca de governo, esses profissionais ficam à mercê da complacência de candidatos às eleições. Outro dia peguei van para ir ao centro da cidade, durante o trajeto surgiu uma conversa, entre mim e o motorista, sobre política.

“Votarei no político “x”, pois ela disse que garantirá nossos empregos”, exclamou o motorista.

“Mas o senhor não acha que esse político não merece o seu voto, pois foi ficha suja no passado?”, indaguei-o.

“E daí? Pelo menos ele fez algo por nós no passado, agora ele prometera o mesmo. E eu e minha família dependemos desse emprego. Tenho filhos para criar”, replicou.

Sim, necessidade do emprego[e outras necessidades] para sobreviver. Eis uma das táticas perversas em nosso país - dos coronéis do nordeste, dos políticos (prefeitos, governadores, presidente da República e parlamentares) – para se barganhar votos por miséria. As desigualdades sociais proporcionam votos e perpetuação dos fichas sujas. de geração a geração.

As políticas socioeconômicas são intencionais:  aos “soberanos” [agentes políticos] eugenistas e darwinistas sociais, a condição de faraós; aos párias, a deplorável condição desumana: servilismo.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

É compreensível a “ignorância política" de quem vota em ficha suja para manter emprego, ter rua asfaltada, ter esgoto canalizado, ter remédio, consulta em hospital particular “de graça”. Nada é de graça, como apregoam os usurpadores de direitos do povo [párias], pois tudo obedece ao Orçamento Público[5].

Direitos em que todos os cidadãos [art. 1°, parágrafo único e art. 3°, da Constituição Federal de 1988] possuem, mas são usurpados pelos agentes políticos:

  • Dignidade e poder do povo - art. 1°, III e paragrafo único;
  • Direitos e garantias fundamentais - art. 5°, § 1°, § 2° e 3°;
  • Direitos sociais - arts. 6° e 7°, IV;
  • Educação - art. 22, V [competência privativa da União], art.  23, V [competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios], art.24,  IX [compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente], art. 30, VI [Compete aos Municípios], art. 205 [A educação, direito de todos e dever do Estado], V [valorização dos profissionais da educação escolar];
  • Saúde – art. 192 [A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social],  art. 196 [A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação], art. 197 [São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle], art. 198 [atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais], art. 200, II [ executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador], art. 208 [dever do Estado com a educação], VII [ atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde], art. 220, § 3°, II [ estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente], art. 227 [É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão];
  • Princípios da Administração Pública – art. 37 [A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência].

Como, então, extirpar os fichas sujas [erva daninha] da política brasileira?

Educação e informação. Quando o povo [párias] souber de seus direitos Constitucionais e das consequências dos atos nefastos dos fichas sujas – dão algo, mas sugam a vitalidade dos párias -, se diminuirá, substancialmente, as barganhas políticas, a profissão política, de pai para filho.  

Outra medida é retirada de privilégios e respeito ao princípio da isonomia (art. 5°)[6].

Referências:

[1] – Dante Alighieri. A Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Paraíso. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Inferno_(Divina_Comédia)>. Acesso em: 13 set. 2014.

[2] – MATTOS, Romulo Costa. MILITARES DE BAIXA PATENTE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: OS PRIMEIROS MORADORES DAS FAVELAS CARIOCAS? Disponível em: <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1308102587_ARQUIVO_MILITARESEFAVELASANPUH1.pdf >. Acesso em 13 set. 2014.

[3] -  O destino dos negros após a Abolição. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23 >. Acesso em 14 set. 2014.

[4] – A EUGENIA NO BRASIL: CIÊNCIA E PENSAMENTO SOCIAL NO MOVIMENTO EUGENISTA BRASILEIRO DO ENTRE-GUERRAS. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?docex=1&url=http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1587.pdf >. Acesso em: 14 set. 2014.

[5] – Orçamento Fácil. Senado Federal. Disponível em: < http://www12.senado.gov.br/orcamentofacil >. Acesso em 13 set. 2014.

[6] - Carreira política no Brasil. O fim do político profissional com a retirada de privilégios e respeito ao princípio da isonomia (art. 5°). Disponível em: < http://jus.com.br/artigos/31905/carreira-politica-no-brasil-o-fim-do-politico-profissional-com-a-retirada-de-privilegios-e-respeito-ao-principio-da-isonomia-art-5>.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos