Musculação e gestão... Hein?

17/09/2014 às 09:08
Leia nesta página:

Comparativo entre musculação e gestão...

Quando pensamos em academia, pensamos em levantar peso, em corrida, em bike, em zumba, em tantas questões relacionadas ao corpo quanto possíveis.

Mas, não só ao bem estar e saúde está ligado a academia, em especial a musculação.

Muito dos elementos necessários a um bom treino de musculação está totalmente associado a gestão do seu escritório.

Como assim?

Tudo tem um começo. Aquele dia que você levanta e diz (normalmente numa segunda): Hoje eu vou começar! E daí tudo vai ser diferente.

Pois é… Aí você dá uma de Garfield que diz:

“Que vontade de fazer exercícios… Passa alguns instantes e afirma categoricamente: Ainda bem que a vontade passou!”…

Na gestão acontece o mesmo… Dá aquela vontade de mudar o escritório, de fazer diferente, fazer a diferença… E você se sente engolido pelos prazos, pelo dia a dia…

Mas, um dia o início ocorre… Primeiro dia, tudo novo, muito exercício, suor, dificuldade… Então, no dia seguinte: DOR!

E na gestão não é diferente: Quando começa a mudar e descobrir como estão as coisas dá vontade de desistir tamanho será a dificuldade de mudança…

Aí surge na musculação a vontade de resolver tudo pra ontem… Começa a tomar anabolizantes… E pensa que está fazendo saúde….

E na gestão? O mesmo ocorre… O líder que não vê que a mudança de gestão é um processo de cultura e não um processo que pode acontecer em pouco tempo…

Tanto num quanto no outro sem mudança de hábitos (de um lado comida, exercício, motivação, de outro lado, motivação, mudanças de hábitos e tecnologia) nada vai acontecer de forma definitiva.

E além disto há um erro crasso em ambos casos: A falta de monitoramento dos resultados.

Para alguns, monitorar resultados na academia é apenas os músculos visíveis… Ledo engano. Precisamos monitorar a gordura versus a massa ganha, a resistência física, a adaptação do corpo como um todo, senão ficamos com pernas finas e braços enormes ou vice versa…

E na gestão o mesmo acontece. O líder muda algo e pensa: Fico tudo bem agora. Só que não monitora… E daí? Daí que em poucos dias o liderado muda tudo de volta e a mudança da cultura não acontece…

Ah! Musculação e gestão… Tão distantes de alguns corpos, tão presentes na essência de seus objetivos…

#Ficaadica  #Exercícioésaúde  #Gestãonaveia

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos