Marina x Dilma: um debate entre a irracionalidade e a lógica

17/09/2014 às 11:16
Leia nesta página:

O que deve prevalecer na presidência: a irracionalidade de Marina Silva ou a lógica de Dilma Rousseff?

Cada debate presidencial tem sua própria dinâmica e pode ser interpretado de uma maneira específica. Ao analista compete selecionar o ponto que melhor o distingue dos demais, o tema mais relevante e o aspecto do discurso que melhor revela a verdadeira natureza de cada candidato e proposta.

No debate de ontem na CNBB, a Petrobras ocupou um papel central nas discussões entre as candidatas do PSB e do PT.

Marina Silva oscilou entre culpar Dilma e a Petrobras por causa da conduta desonesta de um diretor afastado da companhia que, após acordo com o MP, passou a delatar fatos graves que vazaram para a imprensa. Dilma Rousseff defendeu a Petrobras e disse que apóia a apuração dos fatos e a atribuição de responsabilidades.

A irracionalidade da posição de Marina Silva é evidente. A candidata do PSB parece incapaz de admitir um princípio básico de lógica: a parte é menor que o todo. Também demonstrou dificuldade em compreender a separação que existe entre a personalidade jurídica e os interesses da Petrobras (dentre os quais estão a apuração dos crimes e o ressarcimento dos prejuízos causados à companhia pelo diretor desonesto) e a pessoa do investigado e a de Dilma Rousseff. Marina Silva atribuiu a Dilma a culpa pela conduta praticada por um terceiro que não estava diretamente sob sua supervisão, que não cometeu ilícitos a mando da presidente. Qualquer estudante de Direito que viu o debate certamente riu, pois sabe que cada qual é pessoalmente responsável pelo que faz e que ninguém pode ser responsabilizado pela conduta de terceiro exceto nos casos prescritos em Lei.

Dilma Rousseff defendeu a Petrobras e reafirmou apoiar investigação dos fatos e a atribuição de culpa aos responsáveis. A candidata do PT admitiu implicitamente, portanto, que existe uma clara separação entre a Petrobras e a pessoa do diretor desonesto e procurou atribuir a cada qual o que é seu. Um princípio fundamental de Direito Romano, “suum cuique tribuere”, embasa o raciocínio de Dilma Rousseff. Há lógica na posição adotada pela adversária de Marina Silva. Ao contrário da candidata do PSB, Dilma não querer destruir o todo (a Petrobras) por causa da parte (um diretor desonesto investigado).

Marina Silva foi agressiva e, sem apresentar argumentos racionais, tentou de todas as formas fazer a conduta desonesta do diretor da Petrobras ser colada à imagem de Dilma Rousseff. O ataque pessoal é evidente e indica que a candidata do PSB está disposta a vencer o debate e as eleições usando táticas discursivas desonestas. Dilma Rousseff se defendeu do ataque pessoal com firmeza, mas sempre recorrendo a argumentos lógicos e aos princípios de Direito. Como convém a uma pessoa racional envolvida numa disputa que deveria ser racional, a candidata do PT não revidou um ataque pessoal irracional com outro semelhante.

As duas candidatas espelham bem as duas metades da natureza humana. Qual delas deve prevalecer na presidência compete a cada um escolher. A História, porém, demonstra que quando a irracionalidade chega ao poder o resultado é quase sempre destrutivo para o Estado, nocivo para o povo e trágico para a economia.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos