Departamento jurídico estratégico?

#DepartamentoasQuintas

18/09/2014 às 15:20
Leia nesta página:

estratégias

Uma das questões mais comuns hoje em dia é o uso das palavras bonitas que significam tudo e ao mesmo tempo nada dizem.

Recurso amplamente usado por políticos e outras categorias, diga-se de passagem.

Para não incorrer neste erro, vamos pensar numa definição.

Segundo a Wikipédia:

Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Pincelando palavras chaves:

Pensar no futuro!

Integrados ao processo decisório!

Procedimento formalizado!

Articulador de resultados!

Do grego: Liderança do exército!

Você já pensou no seu departamento sob a ótica destas palavras?

Quer dizer:

Você pensa no futuro? Como está fazendo para mudar o futuro ou construir um futuro melhor?

Suas decisões estão alinhadas a direção da empresa? Como é visto o seu departamento jurídico na empresa?

Você tem documentado as atividades, funções, gestão e tecnologia do departamento? A tecnologia é útil para demonstrar resultados?

Você é visto como um órgão de consulta para decisões da empresa ou apenas é chamado ao conselho para dar pareceres jurídicos ou de resultados de processos judiciais?

E internamente na equipe, você é lider ou chefe? Cada um do departamento sabe seu papel, suas atividades e importância para a empresa e para os terceirizados?

Ufa!

Não é fácil ser estratégico… E mais, estas palavras chaves são apenas o início. Precisamos aprofundar tecnologia, gestão interna e externa (terceirizados), indicadores e conhecimento profundo do negócio, além das políticas internas e de mercado…

Seu departamento é realmente estratégico?

E você, diante de toda esta análise é estratégico?

A decisão está em suas mãos. Escolha a mudança e o crescimento, escolha ser estratégico, sempre.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos