Uma das questões mais comuns hoje em dia é o uso das palavras bonitas que significam tudo e ao mesmo tempo nada dizem.
Recurso amplamente usado por políticos e outras categorias, diga-se de passagem.
Para não incorrer neste erro, vamos pensar numa definição.
Segundo a Wikipédia:
Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.
Pincelando palavras chaves:
Pensar no futuro!
Integrados ao processo decisório!
Procedimento formalizado!
Articulador de resultados!
Do grego: Liderança do exército!
Você já pensou no seu departamento sob a ótica destas palavras?
Quer dizer:
Você pensa no futuro? Como está fazendo para mudar o futuro ou construir um futuro melhor?
Suas decisões estão alinhadas a direção da empresa? Como é visto o seu departamento jurídico na empresa?
Você tem documentado as atividades, funções, gestão e tecnologia do departamento? A tecnologia é útil para demonstrar resultados?
Você é visto como um órgão de consulta para decisões da empresa ou apenas é chamado ao conselho para dar pareceres jurídicos ou de resultados de processos judiciais?
E internamente na equipe, você é lider ou chefe? Cada um do departamento sabe seu papel, suas atividades e importância para a empresa e para os terceirizados?
Ufa!
Não é fácil ser estratégico… E mais, estas palavras chaves são apenas o início. Precisamos aprofundar tecnologia, gestão interna e externa (terceirizados), indicadores e conhecimento profundo do negócio, além das políticas internas e de mercado…
Seu departamento é realmente estratégico?
E você, diante de toda esta análise é estratégico?
A decisão está em suas mãos. Escolha a mudança e o crescimento, escolha ser estratégico, sempre.