Departamento jurídico estratégico?

#DepartamentoasQuintas

18/09/2014 às 15:20
Leia nesta página:

estratégias

Uma das questões mais comuns hoje em dia é o uso das palavras bonitas que significam tudo e ao mesmo tempo nada dizem.

Recurso amplamente usado por políticos e outras categorias, diga-se de passagem.

Para não incorrer neste erro, vamos pensar numa definição.

Segundo a Wikipédia:

Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Pincelando palavras chaves:

Pensar no futuro!

Integrados ao processo decisório!

Procedimento formalizado!

Articulador de resultados!

Do grego: Liderança do exército!

Você já pensou no seu departamento sob a ótica destas palavras?

Quer dizer:

Você pensa no futuro? Como está fazendo para mudar o futuro ou construir um futuro melhor?

Suas decisões estão alinhadas a direção da empresa? Como é visto o seu departamento jurídico na empresa?

Você tem documentado as atividades, funções, gestão e tecnologia do departamento? A tecnologia é útil para demonstrar resultados?

Você é visto como um órgão de consulta para decisões da empresa ou apenas é chamado ao conselho para dar pareceres jurídicos ou de resultados de processos judiciais?

E internamente na equipe, você é lider ou chefe? Cada um do departamento sabe seu papel, suas atividades e importância para a empresa e para os terceirizados?

Ufa!

Não é fácil ser estratégico… E mais, estas palavras chaves são apenas o início. Precisamos aprofundar tecnologia, gestão interna e externa (terceirizados), indicadores e conhecimento profundo do negócio, além das políticas internas e de mercado…

Seu departamento é realmente estratégico?

E você, diante de toda esta análise é estratégico?

A decisão está em suas mãos. Escolha a mudança e o crescimento, escolha ser estratégico, sempre.

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Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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