Proibição de prisão no período eleitoral

21/09/2014 às 07:55
Leia nesta página:

No corrente ano de 2014, a partir do dia 20 de setembro os candidatos não mais serão presos e os eleitores não poderão ser detidos a partir do dia 30 do mesmo mês.

O artigo 236 do Código Eleitoral (Lei número 4.737/65), salienta que nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto, sendo que da mesma garantia gozarão os candidatos desde 15 (quinze) dias antes da eleição.

O legislador visou garantir aos candidatos e aos eleitores o direito de votar e de ser votado, afastando a outrora comum prisão de adversários políticos e eleitores em regimes ditatoriais. 

No entanto, muito se discute quanto ao cabimento dessa norma nos dias atuais, em que a democracia está se afirmando no Brasil, cabendo indagar, inclusive, se a Constituição Federal recepcionou o artigo eleitoral supra citado.

Cabível ou não, o fato é que a norma legal que proíbe a prisão de candidatos e eleitores nos dias que antecedem ao pleito está sendo aplicada pelo Poder Judiciário, limitando, inclusive, a ação policial em alguns casos.

O importante é destacar que a prisão em flagrante continua sendo permitida na época eleitoral, caindo por terra a crença popular de que "a bandidagem fica à solta" nesse período.

Assim, no corrente ano de 2014, a partir do dia 20 de setembro os candidatos não mais serão presos e os eleitores não poderão ser detidos a partir do dia 30 do mesmo mês.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo H. F. Bueno

advogado especialista e professor de Direito Eleitoral. Formado, no ano de 2010, em Direito pela PUC-Campinas, em 2015 recebeu o Diploma de Mérito Jurídico da Câmara Municipal de Campinas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos