Doutrina da Proteção Integral e o Princípio do Melhor Interesse do Menor (MIM) aplicados ao menor infrator.

Exibindo página 2 de 2
27/10/2014 às 15:15
Leia nesta página:

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deve-se, portanto, enxergar sempre os direitos da criança e do adolescente pela ótica dos princípios constitucionais, principalmente os princípios da dignidade da pessoa humana e da isonomia, princípios que se encaixam perfeitamente nesse ramo do direito.

A peculiar situação do menor como individuo em processo de formação, o deixa de forma desigual perante a sociedade, razão esta que enfatiza a aplicação do principio da isonomia. O menor por ser um ser humano dotado de emoções já é o suficiente para que se garanta a sua dignidade.

A doutrina da proteção integral garante a estas crianças e adolescentes a aplicação desses princípios e muitos outros, pois deu a eles a garantia dos direitos constitucionais fundamentais, principalmente a prioridade absoluta que é uma conquista inenarrável ao ordenamento jurídico pátrio, pois entre a construção de uma creche e a construção de um viaduto, por exemplo, a construção da creche prevalece.

Um dos princípios mais importantes do direito da criança e do adolescente é o princípio do melhor interesse do menor, como demonstrado anteriormente, pois este como o próprio nome já diz, resguarda sempre o que é efetivamente melhor para o menor, se sobrepondo inclusive sob a vontade dos pais.

Apesar de tanta proteção, a sociedade ainda é bastante relutante em aceita-las quando o menor beneficiado é infrator. Esta dificuldade de ver o menor infrator como um indivíduo em processo de desenvolvimento psicossocial que precisa de ajuda, piora a situação dessas crianças e adolescentes, já que não se abre uma porta ou se dá qualquer oportunidade.

Essa indiferença por parte da sociedade, reflete nela mesma quando estas crianças e adolescentes tornam-se adultos. Pois afinal o futuro pertence a eles.

A história de Roberto Carlos Ramos é mais do que um exemplo é uma esperança para todos esses indivíduos, de que é possível mudar basta ter alguém que tenha a coragem de ajudar, de dar afeto e respeito.

A atitude de Marguerit Duvas deveria ser seguida, e esta história divulgada como incentivo, não só para motivar trabalhadores, mas principalmente para motivar a sociedade a mudar a maneira como vê o menor infrator.

Deve-se esclarecer que a sociedade tem sim uma parcela de culpa na existência de menores infratores e principalmente na dificuldade de sua reinserção ao âmbito social, mas o governo deveria mudar a sua política pública, já que esta se mostra ineficaz.

A educação é um dos meios de prevenção, mas a educação pública se encontra corrompida pela necessidade de estatísticas positivas, e com isso as crianças e adolescentes mudam de série sem realmente ter o conhecimento necessário. A falta de professores é constante e muitas vezes a merenda escolar que as famílias pobres se socorrem  para o sustento de seus filhos, também falta nas panelas da escola. 

Então não basta só modificar as instituições de recuperação, qualificando seus funcionários e fiscalizando constantemente, tem-se também que investir na educação  infanto-juvenil, não apenas para melhorar as estatísticas, mas para proporcionar um ensino de qualidade para que estas crianças e adolescentes possam construir um futuro digno.

Contudo, não basta apenas tentar ressocializar os menores infratores, deve-se prevenir de forma eficaz e concomitantemente, para que se tenha uma considerável diminuição da prática do ato infracional.

Diante do exposto, chega-se a conclusão de que o menor infrator, só comete atos infracionais em resposta ao meio que a sociedade o impôs, e que basta alguém realmente disposto a orientar e ajudar verdadeiramente essas crianças e adolescentes para que a realidade se transforme. E é este o intuito da doutrina da proteção integral quando voltada para o menor infrator, orientá-lo e ajudá-lo de forma eficiente, preservando sempre a sua infância e respeitando a sua condição de individuo em processo de formação.


REFERÊNCIAS 

ANDRADE MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo. ( coordenadora) Curso de Direito da Criança e do Adolescente -.Lumen Juris -  2ª edição, 2007.

GRIFFITH, Daniel B. “The Best Interests Standart: a Comparison of the State’s Parens Patriae Authority and Judicial Oversight in Best Interests Determinations for Children and Incompetent Patiens”. In: Issuesin Law and Medicine, 1994.

HOLANDA FERREIRA, Aurélio Buarque de. Mini Aurélio – p. 246. Nova Fronteira – 4ª edição.

PEREIRA, Tânia da Silva.Direito da Criança e do Adolescente – Uma Proposta Interdisciplinar, Rio de Janeiro, 2ª edição, 2008.

SILVA, José Afonso da. Poder Constituinte e Poder Popular – Estudo sobre a Constituição, São Paulo: Malheiros Editores, 2000.

SILVA NETO, Manoel Jorge e. Curso de direito constitucional, Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2º edição, 2006.

UNESA - Apostila de Direito da Criança e do Adolescente – Disciplina On-line -Diretoria de Educação a Distância, 2008.

http://ciganagabriela.blogspot.com/2009/07/filme-o-contador-de-historias.html pesquisa feita em 15/06/2010

http://www.promenino.org.br/Adolescentesemconflitocomalei/tabid/158/Default.aspx?gclid=CIjomPXBoqICFYgf7goddGP5WQ pesquisa feita em 15/06/2010

http://www.robertocarloscontahistoria.com/olhada.asp consulta feita em 13/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=0RF0stSp8qM consulta feita em 09/06/201

http://www.youtube.com/watch?v=tA7sWCGsYKA&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=W99ZJiG5nv8&feature=related consulta feita em 09/06/2010

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

http://www.youtube.com/watch?v=TPI1mUnrBCM&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=Aho_6vXcimw&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=ev_syulKRL8&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=RpAI9pFMpy8&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=Du07zX_i4bQ&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=jkff9OkknkI&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=_fd38FO8u5U&feature=related consulta feita em 09/06/2010

http://www.youtube.com/watch?v=jB05MSxqDGw&feature=related consulta feita em 09/06/2010.


Notas

[1]SILVA NETO, Manoel Jorge e. Curso de direito constitucional, Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2º edição, 2006, p 223.

[2]SILVA, José Afonso da. Poder Constituinte e Poder Popular – Estudo sobre a Constituição, São Paulo: Malheiros Editores, 2000, p 146.

[3]ARISTÓTELES, A Política.

[4]SILVA NETO, Manoel Jorge e. Curso de direito constitucional, Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2º edição, 2006, p 114.

[5]Mini Aurélio – p. 246. Nova Fronteira – 4ª edição.

[6]Curso de Direito da Criança e do Adolescente – Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade Maciel ( coordenadora) – p. 12 .Lumen Juris -  2ª edição.

[7]Aqui entendido como adolescente.

[8]Disciplina On-line – Apostila de Direito da Criança e do Adolescente – Diretoria de Educação a Distância, p.10 – UNESA.

[9]Que veio a ser a lei nº8.069/1990, mas conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente.

[10]Curso de Direito da Criança e do Adolescente – Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade Maciel ( coordenadora) – p. 13 .Lumen Juris -  2ª edição.

[11]Lei nº 6.697/79 artigo 2º I - privado de condições essenciais à sua subsistência, saúde e instrução obrigatória, ainda que eventualmente, em razão de: a) falta, ação ou omissão dos pais ou responsável;b) anifesta impossibilidade dos pais ou responsável para provê-las;Il - vítima de maus tratos ou castigos imoderados impostos pelos pais ou responsável;III - em perigo moral, devido a:a) encontrar-se, de modo habitual, em ambiente contrário aos bons costumes;b) exploração em atividade contrária aos bons costumes;IV - privado de representação ou assistência legal, pela falta eventual dos pais ou responsável;V - Com desvio de conduta, em virtude de grave inadaptação familiar ou comunitária;VI - autor de infração penal.Parágrafo único. Entende-se por responsável aquele que, não sendo pai ou mãe, exerce, a qualquer título, vigilância, direção ou educação de menor, ou voluntariamente o traz em seu poder ou companhia, independentemente de ato judicial.

[12]“ O Estatuto da Criança e do Adolescente”, In: Âmbito Jurídico, ago./01 (http://ww.ambitojuridico.com.br).

[13]{C}Daniel B. Griffth, “The Best Interests Standart: a Comparison of the State’s Parens Patriae Authority and Judicial Oversight in Best Interests Determinations for Children and Incompetent Patiens”. In: Issuesin Law and Medicine, pp.1/2.

[14]“O Princípio do Melhor Interesse da Criança> Da Teoria à Prática”.In: A Família na Travessia do Milênio- anais do II Congresso Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

[15]Curso de Direito da Criança e do Adolescente – Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade Maciel ( coordenadora)  – p. 28 .Lumen Juris -  2ª edição

[16]Que no caso é a lei nº8.069/90 ECA.

[17]Que envolve a capacidade de discernimento.

[18]Que decorre da idade penal.

[19]Quais sejam segundo o artigo 101 do ECA:I- Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;II- Orientação, apoio e acompanhamento temporários;III- matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;IV- inclusão em programa comunitário oficial de auxílio a família, à criança ao adolescente;V- requisição de tratamento médico,  psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;VI- inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;VII- abrigo em entidade;VII- colocação em família substituta. 

[20]Sendo elas, segundo o artigo 112 do ECA:I-advertência;II- obrigação de reparar o dano;III- prestação de serviços comunitários;IV- liberdade assistida;V- inserção em regime de semiliberdade ;VI- internação em estabelecimento educacional;VII- qualquer uma das previstas no artigo 101,I a VI.

[21]Artigo 115 do ECA.

[22]Artigo 116 do ECA.

[23]Artigo 117 do ECA.

[24]Artigos 118 e 119 do ECA.

[25]Artigo 120 do ECA.

[26]Artigo 121 a 125 do ECA.

[27] Contador de Histórias, com direção de Luiz Villaça, com Distribuição da Warner Bros. e sob os auspícios da Unesco, Longa-Metragem 35mm Duração: 110 minutos Ano Produção 2009 Produtora RAMALHO FILMES e NIA FILMES.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Erica Ellen

Advogada, Graduada na Universidade de Estácio de Sá.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos