Artigo Destaque dos editores

A possível exclusão do ISS na importação de serviços

15/06/2015 às 08:44
Leia nesta página:

O STF, no julgamento do RE nº 559.937, excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS Importação. O teor da decisão reacendeu outra antiga discussão: a exclusão do ISS.

O Supremo Tribunal Federal – STF no julgamento do Recurso Extraordinário nº 559.937, manteve seu entendimento sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS-Importação, julgando inconstitucional o artigo 7, I, da Lei 10.865/2004, contrariando amplamente o entendimento da Fazenda Nacional - de que o valor básico acrescido do imposto de importação e do ICMS não implicaria modificação no sentido normativo de “valor aduaneiro” e que a Lei 10.865/2004, buscou tão somente atender ao princípio da isonomia, dando um tratamento tributário igual aos bens produzidos e serviços prestados no País, para que possam ser tributados sobre as mesmas alíquotas do PIS/COFINS -, não se configurando, assim, uma desvantagem para as Empresas Nacionais.

No julgamento desse Recurso Extraordinário, a Relatora Ministra Ellen Gracie dispôs que:

“As contribuições sobre a importação, não podem extrapolar a base do valor aduaneiro, sob pena de inconstitucionalidade por violação à norma de competência no ponto constante do art. 149, § 2, III, a, da Constituição. (...)

A lei 10.865/04, ao instituir a PIS/PASEP Importação e a COFINS-Importação, não alargou propriamente o conceito de valor aduaneiro de modo que passasse a abranger, para fins de apuração de tais contribuições, outras grandezas nele não contidas. O que fez, sim, foi desconsiderar a imposição constitucional de que as contribuições sociais sobre a importação, quando tenham alíquota ad valorem, sejam calculadas com base no valor aduaneiro. Extrapolando a norma do art. 149, § 2, III, a, da CF, determinou que as contribuições fossem calculadas não apenas sobre o valor aduaneiro, mas também, sobre o valor do ICMS-Importação e sobre o valor das próprias contribuições  instituídas.

Houve, de qualquer modo, tanto na determinação de acréscimo do ICMS-Importação ao valor aduaneiro, como na determinação de acréscimo das próprias PIS/PASEP-Importação e COFINS-Importação, para fins de apuração da base de cálculo dessas contribuições, expressa extrapolação da base permitida pela Constituição e que condicionava o exercício da competência legislativa.

No caso em discussão, contudo, não há parâmetro de comparação adequado que permita conclusão no sentido de que a circunscrição das contribuições sobre a importação à base valor aduaneiro viole a isonomia e que, de outro lado, a inserção do ICMS-Importação e das próprias contribuições PIS/PAPEP-Importação e COFINS-Importação na base de cálculo destas últimas seja um imperativo constitucional de isonomia tributária. (...)

Não há como equiparar de modo absoluto a tributação da importação com a tributação das operações internas. Basta ver que o PIS/PASEP-Importação e a COFINS-Importação incidem sobre operação na qual o contribuinte efetuou despesas com a aquisição do produto importado, enquanto a PIS e a COFINS internas incidem sobre o faturamento, ou a receita, conforme o regime. (...) São tributos distintos. Pretender que sejam exatamente os mesmos os tributos incidentes nas operações internas é nas externas e, ainda mais, que sejam calculados do mesmo modo é desconsiderar as peculiaridades de cada contexto.

Note-se, aliás, que as operações de importação submetem-se a inúmeros custos logísticos e tributários inexistentes nas operações internas, como o frete internacional e o respectivo seguro, bem como contribuição de intervenção no domínio econômico para renovação da marinha mercante (AFRMM), IOF, Câmbio e, especialmente, o Imposto sobre a Importação. Submetem-se se as importações, ainda, ao ICMS-Importação, o qual, diferentemente do ICMS interno, tem como base de cálculo a soma do valor da mercadoria com o imposto de importação, o imposto sobre produtos industrializados, o imposto sobre operações de câmbio e quaisquer outros impostos, taxas, contribuições e despesas aduaneiras.

O gravame das operações de importação dá-se não como concretização do princípio da isonomia, mas como medida de política tributária visando a evitar que a entrada de produtos desonerados tenha efeitos predatórios relativamente às empresas sediadas no País, bem como para fins de equilíbrio da balança comercial. (...)

A inobservância da norma constitucional constante do art. 149, § 2o, III, a, faz com que o art. 7o, I, da Lei 10.865/04, inconstitucional que é, não tenha qualquer validade, não obrigando os contribuintes.”

Nesse mesmo sentido, o Ministro Dias Toffoli no seu voto-vista destacou:

“Importa deixar claro, na esteira do que já exposto, que a Lei nº 10.865/04 não alterou ou inovou o conceito de ‘valor aduaneiro’, base de cálculo do Imposto de Importação, tal como pactuado no Acordo de Valoração Aduaneira, de modo a abranger, para fins de apuração das contribuições para o PIS/PASEP-Importação e COFINS-importação, outras grandezas nele não contidas.

De tudo isso se extrai, pois, que a pretensa repercussão econômica não pode subsistir como critério classificatório que possibilite, mediante a invocação da isonomia, justificar, constitucionalmente, a tributação pretendida, deixando-se de atender às delimitações impostas pelo texto constitucional, o qual outorga a competência respectiva.”

Outro não foram os entendimentos dos Ministros Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Joaquim Barbosa e da Ministra Cármen Lúcia, que proferiu seu voto assim:

“A extensão da base de cálculo do PIS sobre a importação e da COFINS sobre a importação para alcançar o valor como ICMS ultrapassa os limites constitucionais relativos a esses tributos, por considerar montante além do ‘valor aduaneiro’ previsto no art. 149, §2º, inc. III, alínea “a”, da Constituição da República. Outro argumento apontado pela Recorrida e pela doutrina para sustentar inconstitucionalidade da inclusão do valor do ICMS na base de cálculo das contribuições na importação é que a legislação estadual também inclui, na composição da base de cálculo do ICMS, o valor pago pelo contribuinte como contribuições na importação. Logo, haveria que se saber qual das bases de cálculo deveria ser primeiramente composta. A do ICMS, embutido o valor pago como PIS e COFINS na importação, ou a de tais contribuições, com a inserção do montante desembolsado em razão do ICMS.”

Conforme sucintamente demonstrado, de forma unânime os Ministros do Supremo Tribunal Federal aplicaram a inconstitucionalidade ao art. 7, I, da Lei 10.865/04, excluindo o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS-Importação.

A Fazenda Nacional, insatisfeita com o teor do julgamento, requereu em sede de Embargos de Declaração a possibilidade de modulação dos efeitos deste julgamento, uma vez que a presente discussão engloba em todo judiciário o valor de 34 bilhões de reais. No julgamento dos Embargos de Declaração, proferido em 17.09.2014, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, novamente por unanimidade de votos, rejeitaram a demanda da União.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Diante disso, uma vez que no Recurso Extraordinário não houve pedido de modulação dos efeitos e nos Embargos Declaratórios foram rejeitados tais pedidos, o teor do presente julgamento deverá ser aplicado para toda a esfera judiciária, com efeitos erga omnes e ex tunc, dando o tão esperado direito ressarcitório aos contribuintes importadores.

Partindo dessa mesma premissa, voltou à tona a discussão no tocante a exclusão do ISS na importação de serviços, tendo em vista que o atual cenário jurisprudencial da Suprema Corte vai a favor da impossibilidade de inclusão do ISSQN na base de cálculo do PIS/COFINS-Importação devidos nas operações de importação de serviços, uma vez que o mesmo STF foi completamente favorável à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS-COFINS-Importação.

Como demonstrado no julgamento acima, os contribuintes poderão utilizar como argumentos o resultado desse recurso, descaracterizando a possível discussão no tocante ao Principio da Isonomia e concretizando sempre o valor aduaneiro na base de cálculo que incidem estas contribuições, no qual a base de cálculo deverá ser sempre um valor aduaneiro, e não incluindo “por fora” o ICMS (ou ISS) na base de cálculo.

Assim, o Judiciário vem excluindo, também, o ISS da base de cálculo do PIS/COFINS Importação, adotando os mesmos argumentos dos Ministros do Supremo Tribunal Federal esboçados acima.

Portanto, é inconteste a exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS, uma vez que tais exações devem incidir, tão somente, sobre o faturamento e não sobre a receita de tributos. A base de cálculo do PIS/COFINS é o faturamento da empresa, não devendo prevalecer, em conformidade com o entendimento do STF, a inclusão do ICMS, tampouco do ISS, pois não representam riqueza e muito menos acréscimo patrimonial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Tulio Bertolino Zucca Donaire

bacharelando da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

DONAIRE, Tulio Bertolino Zucca. A possível exclusão do ISS na importação de serviços. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4366, 15 jun. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/33208. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos