Analise crítica sobre o texto: A crise de fontes normativas e técnicas legislativa, na parte geral do Código Civil de 2002 - Gustavo Tepedino

Leia nesta página:

Ao iniciar o raciocínio o autor apresenta o tema central do discurso,que a incompatibilidade axiológica entre o texto codificado e a ordem publica constitucional inexiste. Explicita que tais diferenças existiram no código de 1916, e hoje se harmonizam.

 Ao iniciar o raciocínio o autor apresenta o tema central do discurso, informando que o discurso prosaico dos civilistas de que a incompatibilidade axiológica entre o texto codificado e a ordem publica constitucional inexiste. Explicita que tais diferenças vigeram á época do código de 1916 e que o mesmo não  perfazia a necessidade da população, até porque vigia sobre  a égide de outra norma constitucional.

Esclarece também a necessidade interpretativa hoje vigente, sendo que é preciso retirar do elemento normativo todas as suas potencialidades, compatibilizando-o , a todo custo, á constituição da República. Aqui retomo a Ideia de Hans Kelsen, sobre a teoria da supremacia da ordem constitucional. Dessa forma devem os juristas manter-se atentos e vigilantes á normas codificadas no sentido de extrair delas parâmetros jurídicos vigentes constitucionais, ou seja inaplicando o que for contra os princípios hoje tutelados. 

Busca-se tão somente uma eficácia –social á norma, nesses termos trago á baila os requisitos de validade das normas , vigência , eficácia e efetividade, hoje o que se busca é a aplicação real desses requisitos e tais aspectos só serão possíveis , se as codificações se fundarem no Estado social normativo no com a vigência da  CF/88 .

A visão jurídica existente necessita de mudança, conforme relatos do autor, varias foram as comissões estruturadas para que houvesse a modificação do Código, varias foram as tentativas, e muitas foram as alterações realizadas.  Faço aqui um apontamento , a norma jamais de conter os direitos como único parâmetro, pois as leis mudam e o caso concreto não tem a obrigação de se adequar a norma mas sim o contrario.

A vigência da lei, aqui pode ser interpretada como simples base, ou seja , ela não deve ser o único meio para que se chegue a um juízo , outros devem ser os parâmetros observados, nesse caso, o texto compilado ( codificado) deve sim ser analisado com base na ordem jurídico normativa superior, ou seja, o texto codificado não é contra legem, somente se encontra desatualizado.    

O movimento de descodificação serviu para mostrar justamente o que se aponta nesta resenha, entendo que a necessidade aqui não estaria também  na realização de nova codificação, mas sim de uma nova cultura jurídica, que  os legisladores, juristas e demais operadores do direito, mesclem o direito positivado  com o direito consuetudinário, com a norma moral, e jamais estabeleçam limites á validade da norma.

A positivação do direito veio como forma de impedimento a realização de futuras barbáries, no entanto jamais devem ser vistos como empecilho para realização jurídico satisfativa da pretensão tutelada em juízo.  Tepedino cita: “ em razão do alto grau de discricionariedade atribuída ao interprete: ou se tornavam letra morta ou dependiam de uma construção doutrinária capaz de lhes atribuir um conteúdo menos subjetivo” .

Volta-se então em pensa na Hermenêutica jurídica, que na minha opinião é um principado, e jamais deveria ser esquecida, tive o privilegio de ter aulas com o Dr. Francisco Rezek e uma das muitas coisas que aprendi com o Douto mestre, é que o direito não deve ser positivado como fonte negativa transformação. ao contrario , deve ser a base da mudança, desde que seus operadores se proponham ao estudo .

Necessário então a historicidade do direito, para que sua avaliação gere bons frutos, a hermenêutica jurídica, juntamente com o estudo da historicidade jurídica revelam a evolução, a constitucionalização do direito civil e sua Publicização, demonstram o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana como também a real convicção a respeito dos direitos da personalidade.

                       O autor cita: permanecem os manuais brasileiros, em sua maioria, analisando a personalidade humana do ponto de vista exclusivamente estrutural e protegendo-a em termos  apenas negativos, no sentido de repelir as agressões que atingem. 

               

                    É graças à promoção de julgados contendo a conexão axiológica entre o corpo codificado e a constituição da Republica, que hoje temos um leitura de abrangência de conceitos doutrinários arcaicos, a exemplo cito o julgado STF a respeitado das relações homoafetivas, considerando o valor do ser humano como  livre senhor das suas escolhas e detentor direitos, diferentemente de tempos atrás, aonde os homoafetivos não tinham o direito de ter direitos, pela sua liberdade de escolha conjugal. Se todos realmente entenderem qual o real significado da tutela jurisdicional da pessoa humana, garanto que menos barbáries ocorreriam e as pessoas  se respeitariam mutuamente.

                                 A importância histórica da jurisprudência evolutiva não justifica, contudo, a repetição acrítica, pela doutrina de tamanha promiscuidade conceitual, descomprometida com a legalidade constitucional, essa é a frase chave do texto, que fica como reflexão.

FONTE: 

TEPEDINO , Gustavo. Crise de Fontes Normativas e Técnicas Legislativa, Na Parte Geral Do Código Civil De 2002.Acesso em  01 Julho.2014 .

Disponível em  http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32350-38875-1-PB.pdf . 

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Ildália Aguiar de Souza Santos

Advogada <br>Especialista em Direito Constitucional Aplicado - CEDJ-RJ <br>Pós graduanda em Direito Civil, com ênfase em Família e Sucessões - UCDB-MS<br>Professora Substituta da Banca de Direito Civil , dos Contratos, das Obrigações, direito de Família e Sucessões - UCDB-MS<br>Professora Substituta de Processo Penal - UCDB-MS<br><br>Conselheira Estadual de Direitos Humanos- Representação OAB-MS -2012 -2014

Ariane Amorim Garcia

ADVOGADA, (OAB/MS 14.268), pós graduanda em Direito Processual Civil na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO e pós graduanda em Direito Civil com ênfase em família e sucessões na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos