Conseguiria a Presidente Dilma conciliar o Brasil neste momento de explosão preconceituosa aos nordestinos e nortistas?

Leia nesta página:

Presidente espelhe-se em Mandela que não se ajoelhou frente ao orgulho mesquinho para vingar-se daqueles que o maltrataram. Ao contrário, acalmou os seus e provou que estavam errados a seu respeito. Para isso, trabalhou a favor de todos, indistintamente.

Conseguiria a Presidente Dilma conciliar o Brasil neste momento de explosão preconceituosa aos nordestinos e nortistas?

Vimos uma triste e lamentável onda preconceituosa instantes após ser declarada a vitória nas urnas pela reeleição da senhora Presidente da República Dilma Vana Rousseff. Quero aqui me dirigir à Presidência da República, instituição impessoal, em virtude da revolta de alguns brasileiros, via redes sociais contra os nordestinos e nortista, pondo ao chão o trecho do Hino Nacional ao qual afirma que “dos filhos deste solo és mãe gentil”.

Uma enxurrada de ofensas à senhora, seu partido, seus correligionários mas, vergonhosa e principalmente, aos nossos irmãos nordestinos e nortistas, desmoralizaram os eleitores de todo o país frente à comunidade internacional. Sim, estou convicto ao afirmar desmoralização, pois somos um povo plural e pacifista por natureza, por isso cantamos em alto e bom som que o “Brasil, de amor eterno seja símbolo”. Senhora Presidente: que amor é esse? Ao menos, pelo que me consta, o que vimos se aproxima mais ao ódio sem sentido. Neste momento de crise é que se faz necessária a atuação impessoal da Presidência da República, devendo agir direta e efetivamente para o apaziguamento dos ânimos, deixando de lado a pessoa Dilma Rousseff. Pessoas físicas são passíveis de erros, Instituições jamais.

Presidente Rousseff, as palavras que lemos após a declaração de sua reeleição pelo Tribunal Superior Eleitoral, nas redes sociais, são muito fortes e injustas. Afirmam alguns que “esse é o Brasil... onde o povo gosta de esmola”, outros dizem sem pudor que os nordestinos “votam no PT mas, vão buscar prosperidade em São Paulo do PSDB”, outros chegaram a insinuar que dever-se-ia “implodir Minas Gerais e construir ali, um lago”. Dentre outros absurdos que não caberiam aqui por sua conotação não apenas baixa, mas em verdade eu diria, chula e macarrônica. Não posso omitir no entanto, que muitos outros repudiaram as ofensas.

Nossos amigos do Norte e Nordeste não merecem ouvir e ver as demonstrações de intolerância preconceituosa que estão ocorrendo. Aqueles que espalham estes impropérios não são melhores que eles. Ao contrário, provam ser ignorantes e não ter nenhuma dignidade humana. Não podemos nos tornar um país intolerante, seja com estrangeiros ou, pior, com nosso próprio povo.

Acredito como pessoa de bem, mas principalmente, como trabalhador voluntário da Justiça Eleitoral que sua vitória foi justa e legítima. Afinal de contas, a Justiça Eleitoral brasileira é competente e moderna. Entretanto, este sentimento não parece ser o de muitos brasileiros, os quais, infelizmente, ainda duvidam da segurança das eleições, e justificam sua vitória pela falta desta. Ideia deplorável.

Manifestações e recontagem de votos são lícitas e justas em todo país Constitucional, Democrático e Multinormativo de Direito como o nosso, entretanto devem ser iniciadas a partir de bases sólidas, não de “achismos” ou contrariedades pessoais em desfavor da dignidade humana de uma ou outra região do país e seus habitantes.

Frente a isso quero, agora, me dirigir a senhora, não por mim, mas pelo bem de nosso país. Prove aos descontentes, que eles estão equivocados quanto a sua dignidade de Dirigente Máxima desta Nação. Não sou filiado ao Partido dos Trabalhadores ou a qualquer outro partido político da sua base ou de oposição. Exatamente por estar fora do cenário institucional da política, é que me preocupa todas as manifestações de descontentamento vistas nos últimos dias, uma vez que a população se desequilibrou emocionalmente em nome da política, ou do que eles acreditam ser a política.

Presidente espelhe-se no exemplo dado por Nelson Mandela que, após quase três décadas de prisão injusta, não se ajoelhou frente ao orgulho mesquinho para vingar-se daqueles que o maltrataram. Ao contrário, acalmou os seus e provou àqueles que os odiavam que estavam errados a seu respeito, para isso, trabalhou a favor de todos, indistintamente. Sei que a senhora com o passado que tem entende o que isso significa, a injustiça faz cortes profundos na carne, mas lembro à senhora que o ódio somente pode ser combatido eficazmente com a paz, o amor e, a esperança. Exatamente o que o Brasil mais precisa neste momento de sua história.

Senhora Dilma Rousseff, retribua os ataques recebidos com paz, amor fraternal e esperança aos que desejam e trabalham para que seu Governo fracasse. Aqui, novamente faço uso da letra do Hino Nacional para dizer que precisamos de paz para o futuro pois somente assim nos lembraremos das glórias do passado. Prove aos descontentes que eles estão equivocados a seu respeito. Combata a corrupção com mão-de-ferro. Cuide de nosso patrimônio como se ele fosse o seu patrimônio. Mostre que a senhora fez por merecer estar onde está, não por ser a Presidente dos brasileiros petistas e aliados, mas, sim, a Presidente de todos os brasileiros, sendo ou não seus eleitores. Afinal de contas, não fomos nós que pedimos para a senhora se candidatar, a disposição de fazê-lo foi sua.

Saiba a senhora que nunca concordei com o desejo mórbido de insucesso de um Governo por não ser o que se quer. Acredito que desejar o insucesso de seu Governo é o mesmo que lutar pela queda do Brasil. Por isso mostre que a senhora merece estar onde está. Prove que aqueles que a atacam estão equivocados. Trabalhe arduamente para vermos que o sol da liberdade brilha todos os dias em nosso céu e que o Brasil é um “gigante pela própria natureza”.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Lembre-se Presidente, apenas a terra dos grandes Líderes Democratas e dos Estadistas mais abnegados é que alça os voos mais altos rumo à prosperidade. Seja uma grande Líder Democrata. Seja uma Estadista abnegada e leve o Brasil ao topo, pois somente assim é que a senhora provará ser aquilo que diz ser e conseguirá conciliar o Brasil neste momento de explosão preconceituosa aos nordestinos e nortistas.

Bibliografia

BRASIL. Palácio do Planalto. Hino Nacional brasileiro. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/hinos/hinos. Acesso em: 01 nov. 2014.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Raphael Ricardo Menezes Alves Vieira

Advogado OAB/MS sob o Número de Inscrição 9165<br>Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS<br>Pós Graduado em Direito Ambiental e Urbanístico<br>Pós Graduado em Direito Eleitoral.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos