O princípio da capacidade contributiva

05/11/2014 às 17:53
Leia nesta página:

Este trabalho procura elencar as principais características e questões a respeito do confisco tributário brasileiro nos parâmetros da capacidade contributiva dos agentes.

RESUMO:  Este trabalho procura elencar as principais características e questões a respeito do confisco tributário brasileiro nos parâmetros da capacidade contributiva dos agentes, o que muitas vezes não é levado em consideração, gerando assim uma tributação acima do suportado pelo contribuinte. Cumpre destacar também a aplicação com Princípios como o da Pessoalidade e Seletividade. O tributo deve ser um ônus suportável, um encargo que o contribuinte deva pagar sem sacrifício do desfrute normal dos bens da vida.

Assim sendo, trata-se de um artigo que busca analisar o lado social da arrecadação dos impostos, diante de um sistema que ultrapassa a capacidade tributária dos contribuintes, nas palavras de Hugo de Brito Machado, in verbis: “É importante, porém, que a carga tributária não se torne pesada ao ponto de desestimular a iniciativa privada. No Brasil, infelizmente, isto vem acontecendo. Nossos tributos, além de serem muitos, são calculados mediante alíquotas elevadas. Por outro lado, o Estado é perdulário. Gasta muito, e ao fazê-lo privilegia uns poucos, em detrimento da maioria, pois não investe nos serviços públicos essenciais dos quais esta carece, tais como educação, segurança e saúde. Assim, mesmo sem qualquer comparação com a carga tributária de outros países, é possível afirmar-se que a nossa é exageradamente elevada, posto que o Estado praticamente nada nos oferece em termos de serviços públicos." MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 19ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2001. p.32


I – INTRODUÇÃO

As regras tributárias brasileiras encontram-se estabelecidas pelas normas constitucionais dispostas no Título IV Capítulo I.

Como observa o tributarista Sacha Calmon, no Brasil, a Constituição apresenta de forma detalhada os princípios e regras relativas ao Direito Tributário, discorrendo de forma minuciosa as normas aplicáveis. COELHO, Sacha Calmon Navarro. Comentários à Constituição de 1988 – Sistema Tributário. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1999.p.38

Esses princípios existem para dar proteção aos cidadãos contra possíveis abusos de poder do Estado. Dentre estes princípios, encontra-se o chamado Princípio da Capacidade Contributiva, preceito orientador do Direito Tributário Brasileiro moderno, apresentado pela na Constituição de 1824, e mantido até os dias atuais dada a sua importância para alcançar a igualdade entre os contribuintes. Neste sentido, nas palavras do doutrinador Ruy Barbosa Nogueira: “O princípio da capacidade contributiva é um conceito econômico e de justiça social, verdadeiro pressuposto da lei tributária”. NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Curso de Direito Tributário. 15ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999. p.12. Trata-se de uma vertente do Princípio da Igualdade, aplicado em âmbito tributário, onde se impõe uma tributação equilibrada e mais justa, já que se é tributado na medida de sua riqueza.

Existem ainda alguns impostos que, por conta de sua técnica de arrecadação, dificultam a aplicação deste princípio. São tributos que comportam a transferência do ônus tributário, e acabam por tributar o consumidor final do produto, sem nenhuma observância à capacidade contributiva do mesmo. Na tentativa de diminuir as conseqüências desta transferência e, de certa forma, aplicar o Princípio da Capacidade Contributiva, o legislador criou o Princípio da Seletividade, que, em proporções bem menores, rege a instituição dos impostos indiretos impondo uma mínima observância à capacidade contributiva daqueles que, ao final, pagam o tributo embutido no preço dos produtos adquiridos.


II. – PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

A Constituição Federal Brasileira prevê no texto do art. 145, §1º, o Princípio da Capacidade Contributiva, in verbis: Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: § 1º - Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

O Princípio da Capacidade Contributiva busca orientar a tributação destacando a importância de se  observar a capacidade individualizada de cada contribuinte. Neste sentido, os ensinamentos de Ruy Barbosa: “Griziotti propôs como conceito da capacidade de pagar imposto a soma da riqueza disponível, depois de satisfeitas as necessidades elementares de existência que pode ser absorvida pelo Estado, sem reduzir o padrão de vida do contribuinte e sem prejudicar as suas atividades econômicas”. NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Op. cit. p. 12

Bernardo Ribeiro de Moraes conceitua da seguinte forma: “O princípio da capacidade contributiva, pelo qual cada pessoa deve contribuir para as despesas da coletividade de acordo com a sua aptidão econômica, ou capacidade contributiva, origina-se do ideal de justiça distributiva”. MORAES. Bernardo Ribeiro de. Compêndio de Direito Tributário. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. p.118

Com a devida aplicação deste princípio haverá tratamento justo e eficaz, devendo o legislador considerar as diferenças dos contribuintes, dando tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, na medida de sua desigualdade. O tributo deixa de ser justo, quando o contribuinte não é capaz de suportá-lo. O doutrinador Sacha Calmon teceu as seguintes considerações:” Por que deve o legislador considerar as disparidades? Para nós, a juridicidade da capacidade contributiva resulta, como vimos, do lado positivo do princípio da igualdade: o dever imposto ao legislador de distinguir disparidades”. COELHO, Sacha Calmon. Comentários à Constituição de 1988 – Sistema Tributário. Rio de Janeiro, Ed. Forense, 1999. p.39

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A capacidade contributiva é a capacidade subjetiva do contribuinte, a real capacidade de determinada pessoa para recolher ao Fisco. Assim, observa Aliomar Baleeiro, na sua obra clássica Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar, verbis: “Do ponto de vista subjetivo, a capacidade econômica somente se inicia após a dedução das despesas necessárias para a manutenção de uma existência digna para o contribuinte e sua família. Tais gastos pessoais obrigatórios ( com alimentação, vestuário, moradia, saúde, dependentes, tendo em vista as relações familiares e pessoais do contribuinte, etc.) devem ser cobertos com rendimentos em sentido econômico – mesmo no caso dos tributos incidentes sobre o patrimônio e heranças e doações – que não estão disponíveis para o pagamento de impostos. A capacidade econômica subjetiva corresponde a um conceito de renda ou patrimônio líquido pessoal, livremente disponível para o consumo, e assim, também para o pagamento de tributo. Desta forma, se realizam os princípios constitucionalmente exigidos da pessoalidade do imposto, proibição do confisco e igualdade, conforme dispõem os arts. 145, §1º, 150, II e IV, da Constituição. BALEEIRO, Aliomar. Limitações Constitucionais ao Poder Tributar. Atual. Mizabel Abreu Machado Derzi. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. p.693


III – CONCLUSÃO

O Princípio da Capacidade Contributiva é orientação fundamental do Estado Democrático de Direito, e imprescindível para o exercício da igualdade no Direito Tributário.

É sabido que a demanda tributária total dos contribuintes brasileiros vem se tornando insuportável, acima dos limites. E como se já não fosse suficiente, é conhecido que a maior parte do dinheiro arrecadado acaba não sendo revertido em serviços, melhorias e benefícios destinados à população, o que torna a arrecadação ainda mais injusta.

Apesar ser o objeto do presente estudo uma orientação teórica, importante se ressaltar a necessidade da aplicação deste princípio na prática jurídica, bem como a possibilidade, ainda que em tese, de promover a sua aplicação em todos os níveis de tributação.

É uma corrente do Princípio geral da Igualdade, aplicado junto ao âmbito da tributação nacional, impondo ao legislador a observância da referida orientação, e ao Poder Judiciário, o dever de se atentar às práticas abusivas dos Entes Federados competentes para instituir a tributação, enquanto poder de controle de constitucionalidade das leis e da legalidade dos atos administrativo.

Vale frisar que se trata de orientação na busca de uma tributação mais igualitária, mais justa, impondo o ônus da tributação nos limites da capacidade contributiva do contribuinte, sem prejuízo deste comprometer seu sustento e de sua família.

Nada mais justo do que impor uma tributação maior àqueles que tem mais condições de contribuir, respeitando, também, os limites destes, sem inviabilizar a atividade econômica de ninguém.

Ao final, todos suportarão o mesmo sacrifício, resultado fundamental ao bom exercício de um sistema jurídico igualitário.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Maiara Teodoro

Estudante de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional Octávio Bastos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Pesquisa de Graduação

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos