Hobbies que lhe ajudam a se tornar um advogado melhor

14/11/2014 às 18:22
Leia nesta página:

Nem só de trabalho vive o homem. Sempre encontramos um meio de distrair a nossa mente das preocupações dos negócios e relaxar um pouco.

Algumas pessoas têm hobbies que são quase como vícios, porém um tipo de vício muito bom. Eles conseguem deixar a pessoa mais tranquila e, alguns, ainda conseguem melhorar o desempenho da pessoa no trabalho, principalmente para aqueles que precisam ser estrategistas como os advogados. Veja agora quais são os principais hobbies que lhe tornam um profissional melhor:

Aprenda a tocar um instrumento

Estudos comprovam que a música tem uma ação direta no nosso cérebro (leia um deles clicando aqui). Crianças que ouvem música desde bebês são mais comunicativas e aprendem as coisas de maneira mais rápida. Aprender a tocar algum tipo de instrumento desenvolve novas áreas do cérebro que estavam paradas e adormecidas. Novas sinapses são criadas e você terá maior facilidade em adquirir novos conhecimentos, não só de música como também vários outros assuntos. Enquanto tocamos um instrumento, várias áreas do cérebro são ativadas ao mesmo tempo e em locais diferentes. Vários sistemas como o de controle da atenção, memória, linguagem, orientação espacial, motor, pensamento social entre outros, começam a se desenvolver com maior facilidade melhorando o seu desempenho como profissional de forma direta.

Leia muito

Para um advogado esse conselho parece óbvio e chato já que esse profissional já passa o dia lendo páginas e páginas de processos. Mas, estamos falando de outro tipo de leitura, uma que seja mais agradável à imaginação, estamos falando de literatura. Ler aumenta o vocabulário, o que ajuda na hora de redigir documentos e também melhora a argumentação. Você se sente mais seguro na forma de expressar o que pensa quando lê assuntos variados.

Videogame

A ordem aqui é se divertir e por isso mesmo o videogame está entre um dos hobbies que ajudam a melhorar o desempenho do advogado. Enquanto você joga, várias áreas do seu cérebro precisam estar ativas ao mesmo tempo, entre elas coordenação motora aliada ao raciocínio lógico e matemático. É uma combinação perfeita. É claro que tudo em excesso faz mal e passar horas jogando e esquecer da vida não faz bem nem para o corpo nem para a mente. Chame a galera para uma competição em sua casa no final de semana. Além de melhorar o seu lado profissional você ainda se diverte com os amigos.

Jogos de lógica

São ideais para aumentar a capacidade do cérebro em resolver problemas. Fazer coisas como montar quebra-cabeças, fazer palavras-cruzadas ou jogar xadrez são hobbies que ajudam a expandir o número de ligações neurais e isso aumenta a sua facilidade e a velocidade em resolver situações que parecem complicadas. Com o passar do tempo você vai aumentando a sua capacidade e precisará de desafios maiores para se sentir bem.

É importante lembrar que um hobby é aquilo que você faz simplesmente por puro prazer. É um ótimo passatempo para afastar o estresse que causa problemas cognitivos como falta de memória e pode desencadear um infarto. Porém, se você faz o seu hobby visando algo em troca, isso deixa de ser um momento de lazer e passa a ser uma obrigação. Por exemplo, mesmo que você goste de ir a academia ou fazer exercícios físicos, mas faz isso visando a perda de peso, então já não é mais um hobby.

Quer melhorar a capacidade do seu cérebro? Uma das melhores formas de fazer isso é estimulá-lo de formas diferentes. Você pode conferir uma delas clicando aqui. Então, não se prenda a um único hobby. Você pode ler, viajar, aprender um novo instrumento, bordar, entre outras coisas. Tudo isso ajudará a desenvolver novas ligações neurais e ajudará no melhor desempenho do seu trabalho. Você verá como se tornará mais fácil argumentar com os clientes e se expressar de forma clara.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Tiago Fachini

Especialista em gestão jurídica.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos