Tributação do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU)

14/11/2014 às 18:19
Leia nesta página:

I – Introdução:

A constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 156, I, atribuiu a competência do IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - ao Município. Sendo este o único tributo que incide sobre a propriedade e que fica incumbido ao ente Municipal estabelecê-lo e cobrá-lo, seja de pessoas físicas ou jurídicas, o tributo é devido.


II – Fato Gerador:

Como fato gerador do IPTU, prevê o artigo 32 do Código Tributário Nacional: “a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município”.

Ainda no mesmo dispositivo legal, em seu § 1º, para destinação deste tributo, será considerado como zona urbana a definida em lei municipal, sendo necessário como requisito mínimo, a existência de ao menos dois melhoramentos, também previstos no artigo em comento: I – meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; II – abastecimento de água; III – sistema de esgotos sanitários; IV – rede iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar e; V – escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.

Destarte, a lei municipal poderá considerar como áreas urbanas as urbanizáveis, ou até mesmo as de expansão urbana, sejam elas “constantes de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados à habitação, à indústria ou ao comércio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do parágrafo anterior”, é o que dispõe o § 2º do artigo 32 do CTN.


III – Alíquotas:

No que tange as alíquotas sobre a propriedade, há inúmeras divergências, mas em suma, entende-se como dever do Município aplicá-las progressivamente em razão do valor do imóvel ou poderá estabelecê-las em alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel, em respeito aos princípios constitucionais, reza o artigo 156, § 1º, CF. Limitando-se aos princípios da capacidade contributiva e da não-confiscatoriedade, e ainda, objetivando concretizar o princípio da isonomia, o Município deve arrecadar mais de quem tem mais a pagar.

A Constituição Federal compreende a progressividade da alíquota do IPTU, que deve se ater ao princípio que consigna a Constituição Federal, em seu artigo 5º, XXIII, voltando-se a função social da propriedade. Dessa forma, exemplifica-se que a propriedade não possui caráter absoluto, nem tampouco constitui-se direito individual puro, no entanto, o proprietário do imóvel – o que detém o domínio útil – deve atribuir à propriedade, função social em prol da coletividade, com intuito em obter um mecanismo de tributação que meça a capacidade econômica do proprietário contribuinte, despertando neste a adoção de posicionamentos frente ao princípio constitucional em comento, prevê o artigo 182, § 2º, CF, senão dispõe o artigo 182, § 4º, II, CF.


IV – Base de Cálculo:

Considerar-se-á na determinação da base de cálculo do imposto, o valor venal do imóvel, conforme disposto no artigo 33 do CTN.

Todavia, não será considerado o valor dos bens móveis que estiverem em caráter permanente ou temporário, mantidos no imóvel, seja para efeitos de sua utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade, § único do artigo 33 do CTN.

Nesse sentido, há entendimentos jurisprudências, conforme: Súmula 160 do STJ, “É defeso, o Município atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária”; e também Súmula 589 do STJ, “É inconstitucional a fixação de adicional progressivo do imposto predial e territorial urbano em função do número de imóveis do contribuinte”.


V – Contribuinte:

Contribuinte do tributo será o proprietário do bem imóvel, o titular do seu domínio útil ou o possuidor da propriedade a qualquer título, conforme disposto no artigo 34 do CTN.


VI – Considerações Finais:

Por fim, cumpre salientar que as duas possibilidades de progressividade do IPTU podem ser aplicadas, sendo tanto a forma prevista no artigo 182, § 4º, II, CF, quanto a elencada no artigo 156, § 1º, CF, haja vista que o último artigo mencionado dispõe a ausência de prejuízo quanto a aplicação cumulativa.

Portanto, a mesma propriedade pode ser tributada pela progressividade fiscal, em razão do valor venal do imóvel, e pela progressividade extrafiscal, por ausência no cumprimento da função social da propriedade, e ainda, poderá aplicar-se alíquota divergente, haja vista o uso e a localização da propriedade.

Sendo assim, o tributo deverá ser estabelecido e cobrado pelo Município, observando o preenchimento dos requisitos elencados para considerar-se como fato gerador, ser o contribuinte - proprietário, limitando-se as alíquotas e valor venal do bem imóvel.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gabriela Bernardo

Estagiária do MP/SP, Estudante de Direito pelo Centro da Fundação de Ensino 'Octávio Bastos', UNIFEOB.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos