A interpretação extensiva do artigo 477, da CLT

Exibindo página 4 de 5
18/11/2014 às 14:28
Leia nesta página:

5 CONTROVÉRSIA JURISPRUDENCIAL ACERCA DA APLICAÇÃO DA MULTA PREVISTA NO PARÁGRAFO OITAVO, DO ARTIGO 477, DA CLT

De acordo com a literalidade do § 8º, do artigo 477, da CLT, a multa somente será aplicável quando o empregador deixar de quitar, em tempo e modo os valores constantes do termo de rescisão contratual.

Todavia, a jurisprudência tem divergido quanto à aplicação da multa em situações que não se encontram previstas na literalidade do texto da lei, utilizando-se de diversos métodos de interpretação para se chegar a esta conclusão.

Alguns Tribunais Regionais sustentam a tese que, a multa do artigo 477, da CLT é aplicável quando o empregador incorrer na mora quanto à homologação do termo rescisório, aduzindo que o acerto rescisório é ato complexo, que compreende tanto obrigações de fazer, quanto de pagar.

Assim, para os que defendem essa tese, o acerto rescisório é dotado de um conjunto de atos que devem ser realizados pelo empregador, os quais compreendem: o pagamento dos valores contidos no termo rescisório; a tradição da CTPS devidamente baixada e atualizada; a tradição das guias do TRCT, no código respectivo, a entrega da chave de conectividade social para o levantamento dos valores depositados na conta vinculada do empregado e, por fim, a tradição das guias de Comunicação de Dispensa/Seguro Desemprego.

Em razão da natureza solene do ato de homologação rescisória, também entendem os defensores dessa tese que, se por circunstância alheia à vontade do empregador, o órgão sindical não puder realizar a homologação rescisória, a multa também será devida, pois incumbia ao empregador, na hipótese de o sindicato realizar tal ato, procurar o Ministério do Trabalho e Emprego ou outro órgão competente para proceder à homologação.

Alguns Tribunais Regionais Trabalho, como, por exemplo, o da 3ª Região entendem pela possibilidade de aplicação extensiva da multa do artigo 477, conforme se depreende das ementas de jurisprudência abaixo colacionadas:

ATRASO DA HOMOLOGAÇÃO SINDICAL – MULTA DO ART. 477, § 6º, DA CLT – INCIDÊNCIA – A intempestiva homologação sindical da rescisão do contrato de trabalho implica desrespeito ao prazo a que alude o § 6º do art. 477 da CLT, pois a rescisão contratual é ato complexo que não se exaure com o pagamento das parcelas devidas ao empregado, exigindo antes a anotação da CTPS e a entrega das guias para requerimento do seguro desemprego e levantamento do saldo do FGTS na conta vinculada do trabalhador. (MINAS GERAIS, 2012).

MULTA DO ART. 477 DA CLT – ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO DO ACERTO RESCISÓRIO – Segundo o entendimento majoritário desta Egrégia Turma Julgadora, ocorrendo atraso na homologação do acerto rescisório, é devido o pagamento da multa prevista no § 8º do art. 477 da CLT, ainda que o empregador tenha efetuado o depósito dos valores em conta corrente do empregado, dentro do prazo decendial. Considera-se o pagamento rescisório como ato complexo, envolvendo a "baixa" na CTPS, a expedição do documento para saque do seguro-desemprego e do FGTS + 40%, a par da assistência homologatória (em casos de contratos superiores a um ano), obrigações de fazer cujo retardo produz evidente prejuízo ao credor e afronta à regra celetista. A hipótese da não aplicação da penalidade somente se dá quando a extemporaneidade ocorre por culpa exclusiva do empregado, nos termos previstos na parte final do § 8º do art. 477 da CLT. (MINAS GERAIS, 2012).

ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO DO TRCT. MULTA DO ART. 477, § 8º, DA CLT – PENALIDADE DEVIDA – Mesmo ocorrendo a quitação das verbas rescisórias dentro do prazo previsto em lei (art. 477, § 6º, da CLT), a ausência de homologação do termo de rescisão no lapso temporal legal também enseja a aplicação da multa em comento. Isso porque o pagamento do acerto rescisório não é a única obrigação do empregador por ocasião da rescisão contratual. (GOIÁS, 2010)

Por outro lado, a grande maioria das Turmas do Tribunal Superior do Trabalho e de outros Regionais entendem pela inaplicabilidade da multa em comento nessa hipótese, ao fundamento de que a penalidade somente é cabível caso o empregador incorra na mora injustificada dos valores rescisórios, não ensejando a incidência da penalidade caso a homologação e as demais obrigações correlatas à extinção do pacto laboral sejam cumpridas de maneira intempestiva.

Nesse sentido, colacionamos alguns julgados que repelem a tese de aplicação extensiva da multa, senão vejamos:

RECURSO DE REVISTA DA RECLAMADA – MULTA DO ART. 477, § 8º, DA CLT – ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO – Apesar de a homologação ser pressuposto de validade formal da rescisão contratual, o art. 477, § 6º, da CLT trata apenas dos prazos para o pagamento das verbas rescisórias, e não do prazo a ser observado para a homologação da rescisão do contrato de trabalho. Em princípio, a providência de saldar os haveres resilitórios enquanto ainda não se viabilizou a homologação do TRCT não merece tratamento jurídico igual ao da inadimplência. O fato gerador da multa estipulada no § 8º do artigo 477 da CLT é o extrapolamento do prazo na quitação das parcelas devidas por ocasião da rescisão contratual. Tendo o Regional consignado que as verbas rescisórias foram pagas dentro do prazo legal, indevida a incidência da penalidade prevista no art. 477, § 8º, da CLT. Recurso de revista conhecido e provido. [...] (BRASÍLIA, 2012)

RECURSO ORDINÁRIO – MULTA DO ARTIGO 477 DA CLT – VERBAS RESCISÓRIAS PAGAS A MENOR – PENALIDADE INAPLICÁVEL – 1- As disposições dos parágrafos 6º e 8º do artigo 477 da CLT não ensejam interpretação extensiva. Sabendo-se que a multa (§ 8º) é devida apenas em face da inobservância do disposto no § 6º, que, por sua vez, estabelece prazo para o pagamento das parcelas rescisórias, claro que somente a impontualidade constitui motivo para aplicação dessa penalidade. Logo, o simples fato de, por decisão judicial, haver acréscimo dessas parcelas, ou inclusão de outros títulos, tal não assegura, em absoluto, o pagamento da multa em apreço, que – Repita-se – Tem motivo e finalidade diversos. 2- Recurso da reclamada parcialmente provido, restando desprovido o do reclamante. (PERNAMBUCO, 2012)

MULTA DO ART. 477, § 8º, DA CLT – ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL – O artigo 477, § 6º, da CLT trata apenas dos prazos para o pagamento das verbas da rescisão do contrato de trabalho. Tem-se que o fato gerador da multa de que trata o § 8º do artigo 477 da CLT é o retardamento na quitação das verbas rescisórias, e não a homologação da rescisão. Se a reclamada, ao efetuar o pagamento da rescisão, observou os prazos previstos na lei, não incide a penalidade prevista no art. 477, § 8º, da CLT. Recurso de revista conhecido e provido. (BRASÍLIA, 2012)

RECURSO DE REVISTA – MULTA DO § 8º DO ART. 477 DA CLT – ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO – PAGAMENTO DA RESCISÃO NO PRAZO – Ressalvado o entendimento deste Relator no sentido de que o pagamento rescisório, regulado pelo art. 477 da CLT, é ato jurídico complexo, envolvendo também a baixa na CTPS e a expedição de documentos para saque do FGTS, a par da assistência homologatória em contratos superiores a um ano, confere-se efetividade ao entendimento desta Dt. 6ª Turma, na atual composição, que entende ser indevida a multa do art. 477, § 8º, da CLT quando o pagamento das verbas rescisórias é efetuado dentro do prazo legal, a despeito de a homologação ocorrer em data posterior e a destempo. Recurso de revista conhecido e provido. (BRASÍLIA, 2011)

MULTA DO ART. 477, § 8º, DA CLT – PRAZO – DEPÓSITO TEMPESTIVO – HOMOLOGAÇÃO TARDIA – O art. 477 da CLT prioriza, para a aplicação da multa, o fato material de as verbas rescisórias serem pagas no prazo legal, circunstância que o Tribunal Regional reconheceu ter ocorrido, e não o aspecto formal do ato homologatório da entidade sindical. É a data do pagamento das parcelas rescisórias devidas ao empregado o marco a ser levado em conta para a aferição do prazo a que alude o art. 477, § 6º, da CLT. Agravo de instrumento desprovido. (BRASÍLIA, 2011)

MULTA DO ARTIGO 477 DA CLT – ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO – INAPLICABILIDADE – A multa prevista no art. 477, da CLT, é uma sanção pelo atraso ou inadimplência do empregador em cumprir sua obrigação de quitar as verbas a que o empregado tem direito. Portanto, o atraso na homologação não implica pagamento da multa do § 8º, do art. 477, da CLT, mormente no presente caso, em que houve o depósito bancário das verbas rescisórias na conta do reclamante. (PARANÁ, 2011)

MULTA DO ART. 477 DA CLT – ATRASO NA HOMOLOGAÇÃO DO TRCT. NÃO INCIDÊNCIA – O fato gerador da multa do art. 477 da CLT é o atraso no pagamento das verbas rescisórias e não na homologação do TRCT. Recurso ordinário não provido. (MATO GROSSO DO SUL, 2011)

O entendimento acerca da aplicação extensiva da multa prevista no artigo 477, § 8º, ainda não se encontra pacificado tendo diversos Tribunais Regionais. O Colendo Tribunal Superior do Trabalho realiza a exegese do referido artigo de forma divergente.

Para os defensores da tese de aplicação extensiva da multa em comento, denota-se a utilização dos métodos de interpretação lógico, sistemático e extensivo, pois se analisa a norma considerando todo o arcabouço protetivo trabalhista, de forma ampla e irrestrita. Essa interpretação visa favorecer a parte hipossuficiente da relação laboral, isto é, o empregado, que não pode assumir os riscos do negócio decorrentes da suposta incúria do empregador.

O outro entendimento, por seu turno, repele por completo a aplicação extensiva da multa para situações nela não previstas. Nesse caso, se denota a aplicação do método de interpretação literal e/ou gramatical, porquanto as normas de exegese não admitem a interpretação extensiva de norma de caráter punitivo, sob pena de violar o próprio princípio da legalidade. O escopo da multa é de punir a desídia do empregador, que não quita em tempo os valores rescisórios do empregado.

Analisado o cotejo de teses apresentadas pela jurisprudência acerca da interpretação da multa prevista no parágrafo oitavo, do artigo 477, da CLT, passa-se a tecer as considerações finais do presente estudo.


6 CONCLUSÃO

Como visto, de acordo com o modo em que o contrato de trabalho for extinto, a legislação trabalhista atribuiu regramento específico, visando assegurar à garantia dos direitos patrimoniais decorrentes do fim do contrato.

Findando o contrato, seja em razão da vontade do empregador (dispensa imotivada; dispensa por justa causa e culpa recíproca), seja em razão da vontade do empregado (pedido de demissão e rescisão indireta, em virtude do desaparecimento de uma ou ambas as partes contratantes; por mútuo consentimento; por força maior, dentre outras formas de extinção do contrato, incumbirá ao empregador efetuar as reparações econômicas, conforme se der a extinção do pacto laboral.

A esmagadora maioria de normas trabalhistas em vigor visa proteger a parte hipossuficiente da relação de emprego, representada pelo empregado. O regramento legal previsto no texto consolidado no que se refere à quitação dos valores rescisórios comina multa em razão do inadimplemento decorrente do pagamento intempestivo, conforme preceitua o § 8º, do artigo 477, da CLT.

A multa visa punir o empregador que descumpre o pagamento das verbas rescisórias fora do prazo legalmente estabelecido, tendo em vista que não se pode inculpar o empregado pela incúria do empregador, porquanto este é quem assume os riscos do empreendimento.

No entanto, por se tratar de norma de caráter essencialmente cominatório, a sua intepretação não pode se dar de maneira extensiva, conforme entendem alguns nobres juristas. O fato gerador da multa consta dos exatos termos da redação do artigo.

As normas de caráter punitivo devem ser interpretadas de maneira literal, sob pena de nulidade e de culminarem na violação do princípio da legalidade, tendo em vista que ninguém poderá ser compelido a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei.

E a CLT, nessa hipótese, não dispõe na literalidade do § 8º, do artigo 477 qualquer penalidade em decorrência do não cumprimento de obrigações correlatas à extinção do contrato de trabalho, quais sejam: cumprimento de obrigações de fazer (tradição de guias do seguro-desemprego, do TRCT, expedição de chave de conectividade social, baixa e atualização da CTPS) dentre outras mais. Além disso, não há no texto consolidado a cominação de multa, caso ocorra a mora na homologação da rescisão em razão de o órgão competente para a homologação (sindicato, MTE, juiz de paz local ou outro) não consiga realizar o ato, por circunstâncias alheias à vontade do empregador.

Com o escopo de findar a cizânia aqui apresentada, se sugere que o TST elabore verbete jurisprudencial, para esclarecer, enfim, se a multa prevista no § 8º, do artigo 477 é cabível em razão da sua interpretação extensiva, sistemática e lógica, para que então seja pacificada a divergência.

Enquanto tal situação não ocorre, ficará ao livre arbítrio do juiz interpretar e aplicar a norma da forma que melhor lhe convém, incumbindo à parte prejudicada suscitar nova interpretação ao órgão jurisdicional de grau superior.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Decreto-Lei nº 4.657 de 04 de setembro de 1942. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de set. de 1942, p. 1.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452/1943 de 1º de Maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de ago. de 1943, p. 11937.

BRASIL. Decreto-lei nº 779, de 21 de agosto de 1969. Dispõe sobre a aplicação de normas processuais trabalhistas a União Federal, aos Estados, municípios, Distrito Federal e Autarquias ou Fundações de direito público que não explorem atividade econômica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de ago. de 1969.

BRASIL. Lei nº 5.725, de 27 de outubro de 1971. Estabelece a permissão do desconto no salario do empregado de prestações relativas ao financiamento para aquisição de unidade habitacional, no sistema financeiro da habitação. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de out. de 1971.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

BRASIL. Lei nº 7.238, de 29 de outubro de 1984. Dispõe sobre a manutenção da correção automática semestral dos salários, de acordo com o índice nacional de preços ao consumidor - INPC, e revoga dispositivos do decreto-lei 2065, de 26 outubro de 1983 que altera a legislação do imposto de renda, dispõe sobre o reajustamento dos aluguéis residenciais, sobre as prestações dos empréstimos do sistema financeiro de habitação, sobre a revisão do valor dos salários). Diário Oficial da União, Brasília, 31 de out. de 1984.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. 168 p.

BRASIL. Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990. Dispõe sobre o fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de mai. de 1990, p. 8965.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de jul. de 1991, p.14809.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Orientação Jurisprudencial nº 16, da Sessão de Dissídios Coletivos. Taxa de homologação de rescisão contratual. Ilegalidade. Diário de Justiça da União, Brasília, 27 de março de 1998.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de jan. de 2002, p. 1.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 44. Aviso prévio. Diário de Justiça da União, Brasília, 19,20 e 21 e 25 de novembro de 2003.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 157. Gratificação. Diário de Justiça da União, Brasília, 19, 20 e 21 de novembro de 2003.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 314. Indenização adicional. Verbas rescisórias. Salário corrigido. Diário de Justiça da União, Brasília, 19, 20 e 21 de novembro de 2003.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 330. Quitação. Validade. Diário de Justiça da União, Brasília, 19, 20 e 21 de novembro de 2003.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 171. Férias proporcionais. Contrato de trabalho. Extinção. Diário de Justiça da União, Brasília, 05 de maio de 2004.

BRASIL. Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005. Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de fev. de 2005, p. 1.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Orientação Jurisprudencial nº 238, da Sessão de Dissídios Individuais I. Multa. Art. 477 da CLT. Pessoa jurídica de direito público. Aplicável. Diário de Justiça da União, Brasília, 20 abril de 2005.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 388. Massa falida. Arts. 467 e 477 da CLT. Inaplicabilidade. Diário de Justiça da União, Brasília, 20, 22 e 25 de abril de 2005.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Orientação Jurisprudencial nº 162, da Sessão de Dissídios Individuais I. Multa. Art. 477 da CLT. Contagem do prazo. Aplicável o art. 132 do Código Civil de 2002. Diário de Justiça da União, Brasília, 20 de abril de 2005.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Súmula nº 388. Massa falida. Arts. 467 e 477 da CLT. Inaplicabilidade. Diário de Justiça da União, Brasília, 20, 22 e 25 de abril de 2005.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Orientação Jurisprudencial nº 366, da Sessão de Dissídios Individuais I. Estagiário. Desvirtuamento do contrato de estágio. Reconhecimento do vínculo empregatício com a administração pública direta ou indireta. Período posterior à Constituição Federal de 1988. Impossibilidade. Diário de Justiça da União, Brasília, 20, 21 e 23 de maio de 2008.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Orientação Jurisprudencial nº 351, da Sessão de Dissídios Individuais I. Multa. Art. 477, § 8º, da CLT. Verbas rescisórias reconhecidas em juízo (cancelada). Diário de Justiça da União, Brasília, 23, 24 e 25 de novembro de 2009.

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO. IN nº 15 de 14 de julho de 2010. Estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho. Diário Oficial da União, 15 de jul. de 2010.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Orientação Jurisprudencial nº 199, da Sessão de Dissídios Individuais I. Jogo do bicho. Contrato de trabalho. Nulidade. Objeto ilícito. Diário de Justiça da União, Brasília, 16,1 7 e 18 de novembro de 2010.

BRASIL. Lei nº 12.506, de 11 de outubro de 2011. Dispõe sobre o aviso prévio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de out. de 2011, p. 1.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Agravo de Instrumento em Recurso de Revista 30524-68.2010.5.05.0000. Relator: Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Diário de Justiça, Brasília, 04 novembro 2011, p. 203.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Recurso de Revista 458-69.2011.5.18.0013. Relator: Ministro Mauricio Godinho Delgado, Diário de Justiça, Brasília 02 dezembro 2011, p. 2799.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Recurso de Revista 528-89.2010.5.03.0029. Relator: Ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Diário de Justiça, Brasília, 19 dezembro 2011, p. 2282.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Agravo de instrumento em Recurso de Revista 1508-97.2010.5.18.0003. Relator: Ministro Augusto César Leite de Carvalho. Diário de Justiça, Brasília, 03 abril 2012, p. 2024.

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 7. ed. São Paulo: LTr, 2011. 1104 p.

CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 37. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2012, 1640 p.

CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. 4. ed. Niterói: Impetus, 2010, 1330 p.

CORREIA, Henrique; SANTOS, Élisson Miessa dos. Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST comentadas e organizadas por assunto. 2. ed. rev. ampl. e atual. Salvador: Juspodivm, 2012, 1526 p.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 11. ed. São Paulo: LTr, 2012, 1504 p.

GOIÁS. Tribunal Regional da 18ª Região. Recurso Ordinário 0043700-61.2009.5.18.0009. Relator: Des. Elvécio Moura dos Santos. Goiânia, Goiás, 31 agosto 2010.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil: parte geral. Coleção sinopses jurídicas. 18. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011, 221 p.

JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012, 1874 p.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Recurso Ordinário RO 845-70.2010.5.24.0072. Relatora: Juíza Izabella de Castro Ramos, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 06 setembro 2011, p. 43.

MINAS GERAIS. Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Recurso Ordinário 477/2011-032-03-00.4. Relator: Des. Emerson Jose Alves Lage. Minas Gerais, Belo Horizonte, 13 julho 2012, p. 60.

_____. Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Recurso Ordinário 1957/2011-012-03-00.8. Relator: Des. Júlio Bernardo do Carmo. Minas Gerais, Belo Horizonte, 02 julho 2012, p. 119.

PARANÁ. Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Recurso Ordinário 2106/2009-022-09-00.2. Relatora: Desª. Nair Maria Ramos Gubert. Curitiba, Paraná, 04 outubro 2011, p. 94.

PERNAMBUCO. Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Recurso Ordinário 0000405-32.2011.5.06.0172. Relatora: Juíza Maria de Betânia Silveira Villela. Pernambuco, Recife, 26 março 2012, p. 152.

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 23 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003, 418 p.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro do. Iniciação ao Direito do Trabalho. 34. ed. São Paulo: LTr, 2009, 588 p.

______. ______. Curso de Direito do Trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2011, 1469 p.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Introdução ao estudo do direito: primeiras linhas. 2. ed. 6ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2009, 321 p.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos