Publicidade e propaganda: diferença no direito do consumidor

05/01/2015 às 23:19
Leia nesta página:

Há diferença entre "publicidade" e "propaganda" no Direito do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor estabelece, em seu art. 36, que “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”, de modo que “o fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem”.

         Lucas de Souza Lehfeld (JusPodivm, Coleção Revisaço, 2013) explica que o termo “oferta” é gênero, que “abarca qualquer forma de comunicação e transmissão da vontade no intuito de seduzir ou atrair o consumidor para aquisição de produtos e serviços”, como anúncios em vitrines, gôndolas de supermercado, periódicos, telemarketing. E “publicidade” é uma espécie, tendo em vista que se trata do “principal instrumento usado pelo fornecedor para disponibilizar seus bens de consumo”.

         O advogado Marcus Vinicius Fernandes Andrade da Silva (Jus Navigandi, 2014) ressalta que “a Publicidade, sem dúvida, é a principal meio para o capitalismo atingir seu objetivo. Este método para atingir os consumidores com certeza é o mais eficaz, e pode-se dizer mais lucrativo para as empresas anunciantes.”.

Embora os termos “publicidade” e “propaganda” pareçam sinônimos, a maioria da doutrina entende que apresentam diferenças relevantes. Leonardo de Medeiros Garcia (JusPodivm, 2013) explica que “publicidade” está relacionada com o fato de tornar público, de divulgar, um produto ou serviço, “com o intuito de aproximar o consumidor do fornecedor, promovendo o lucro da atividade comercial”. Enquanto o termo “propaganda” está ligado ao fato de “difundir uma ideia, promovendo a adesão a um dado sistema ideológico (v.g. político, filosófico, religioso, econômico)”.

Marcus Vinicius Fernandes Andrade da Silva (Jus Navigandi, 2014) explica que “o termo Publicidade é derivado de público, do latim publicus, e refere à qualidade do que é público”, e expressa “o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma idéia”, enquanto “a Propaganda define-se principalmente como a propagação de princípios e teorias”.

Sobre o tema, Lucas de Souza Lehfeld (JusPodivm, Coleção Revisaço, 2013) apresenta um quadro comparativo:

Publicidade

Propaganda

Tem objetivo comercial

Tem fim ideológico, religioso, filosófico, político, econômico ou social

A publicidade, além de paga, identifica seu patrocinador

Nem sempre a propaganda identifica o seu patrocinador

Exemplo: anúncio de preço de eletrodoméstico em vitrine de loja

Exemplo: anúncio do Ministério da Saúde sobre a campanha de vacinação contra a gripe veiculada na televisão.

Para Silva (Jus Navigandi, 2014), de todos os parâmetros utilizados para diferenciar “publicidade” de “propaganda”, o mais importante seria a obtenção de lucro, que existe para a publicidade. “Ficando assim determinado que a intenção primordial da propaganda é a de não gerar lucros econômicos e sim de propagação de certa filosofia”.

Merece destaque o art. 30 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê: “Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”. Com isso, é possível concluir que o que comumente chamamos de “propaganda”, enquanto informação voltada ao consumidor, o CDC chama de “publicidade”.


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos