A importância da prevenção ao uso indevido de álcool nas empresas

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não existe um modelo predefinido de programa de prevenção ao uso indevido de álcool no ambiente de trabalho. Cada programa precisa considerar as peculiaridades e a realidade da empresa e ainda se adequar a elas. Devem ser elaborados a partir do conhecimento prévio do ambiente e das características sociodemográficas da população em questão, porque essas informações definirão que tipo de intervenção deve ser realizada.

O apoio da sociedade, das políticas publica, dos órgãos governamentais e não governamentais, das famílias, de cada operador de direito, legisladores, membros do Poder Judiciários, empregados e empregadores, e o comprometimento de todos os integrantes da empresa são fundamentais para a implantação e para o desenvolvimento de qualquer ação de prevenção, como um trabalho em rede.

E mais, a empresa tem que cumprir a Portaria Interministerial de nº 10, de 10 de julho de 2003, para que através das suas CIPAs, estimule o fortalecimento e a discussão de medidas adotadas pelos Programas de Controle Médico em Saúde Ocupacional – PCMSO, Programas de Prevenção de Riscos Ocupacionais – PPRO, dentre outros, com o objetivo de abordar a dimensão da problemática do alcoolismo e do uso de drogas ao trabalho e suas conseqüências para a segurança e a saúde dos trabalhadores.

E de acordo com esta Portaria, deve enfatizar sempre a abordagem do tema com a perspectiva de evitar o desemprego, a exclusão social e a discriminação no trabalho associadas ao uso de álcool e drogas, assegurando direitos sociais e de atenção à saúde com ênfase na prevenção. Deverão também os Auditores Fiscais do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego se prontificarem a garantir o cumprimento das recomendações estabelecidas por esta Portaria. Medidas essas de caráter preventivo através das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes).

E como relato de experiência de programa de prevenção com implantação de exame toxicológico da Samaro Mineração S.A. (Belo Horizonte/MG), o médico do trabalho da empresa, Cláudio Gianordi Teixeira, afirma que:

Os resultados alcançados foram: número de internações reduzidas em torno de 90%, as recaídas próprias do processo diminuíram em torno de 70%, houve estabelecimento de vínculo de confiança, confidencialidade e, principalmente, a quebra do mito em torno dessa doença, que se manifesta sem distinção de classe social, nível de instrução, sexo ou idade. A empresa, dentro do propósito de ambiente seguro e saudável, tem a certeza de que a política é fundamental nesse quesito, tornando-a prática em todas as etapas de sua produção.”[8] (SENAD, 2008, p. 117)

Contudo, o assunto de prevenção e combate as drogas, e mais especificamente o uso indevido de álcool é dever de todos em geral, trabalhando como rede em prol do bem comum social. Assim, com a união, o apoio e o comprometimento de todos em geral confirme visto, o resultado será então positivo para todos, não somente para a Sociedade, o individuo trabalhador, as famílias, mas também para o empregador, cabendo a cada um potencializar os recursos preventivos existentes do uso indevido de álcool.


NOTAS

[1] MINISTÉRIO DA SAÚDE, Departamento de Atenção à saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Álcool e Redução de Danos: uma abordagem inovadora para países em transição, Brasília, 2004. Disponível em:: http://pt.scribd.com/doc/58428839/8/Reducao-de-danos-no-ambiente-de-trabalho Acesso em 15 de agosto de 2011

[2] OLIVEIRA, Dr. Luiz Alberto Chaves de. LACO. Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool de São Paulo COMUDA. Drogas no Ambiente de Trabalho, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/drogas%20no%20ambiente%20de%20trabalho_1266604653.pdf Acesso em 15 de agosto de 2011.

[3] NOMURA, Maria Carolina. iG São Paulo. Empresas Apostam em Programas de Prevenção às Drogas: Uso de drogas no trabalho prejudica desempenho profissional. Disponível em: http://economia.ig.com.br/carreiras/empresas+apostam+em+programas+de+prevencao+as+drogas/n1237729607511.html Acesso em 15 de agosto de 2011.

[4] NOMURA, Maria Carolina. iG São Paulo. Empresas Apostam em Programas de Prevenção às Drogas: Uso de drogas no trabalho prejudica desempenho profissional. Disponível em:  http://economia.ig.com.br/carreiras/empresas+apostam+em+programas+de+prevencao+as+drogas/n1237729607511.html Acesso em 15 de agosto de 2011.

[5] iG São Paulo, Maria Carolina Nomura. Empresas Apostam em Programas de Prevenção às Drogas: Uso de drogas no trabalho prejudica desempenho profissional. Disponível em: http://economia.ig.com.br/carreiras/empresas+apostam+em+programas+de+prevencao+as+drogas/n1237729607511.html Acesso em 15 de agosto de 2011.

[6] JUNIOR, João Brizoti. Exames Toxicológicos nas Relações de Trabalho e a Proteção à Intimidade. Artigo em Conteúdo Jurídico, 2010. Disponível em: http://conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.27064 Acesso em 16 de agosto de 2011

[7] ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Anac aprova programa de prevenção ao uso de álcool e drogas na aviação. Disponível em: http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=208&slCD_ORIGEM=43 Acesso em 17 junho 2011.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[8] SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas no Ambiente de Trabalho: conhecer para ajudar. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.uniad.org.br/images/stories/arquivos/Curso_SEAD_UFSC_SENAD_SESI.pdf Acesso em 22 de abril de 2011.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Kellen Cristine de Oliveira Costa Fernandes

Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2011). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Atualmente é profissional liberal, atuando como advogada em diversas áreas do Direito, com ênfase em Direito Previdenciário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos