Zona Franca de Manaus: saiba o que é a ZFM e conheça seus benefícios

28/01/2015 às 10:57
Leia nesta página:

Entenda o porquê dos benefícios fiscais concedidos a Zona Franca de Manaus

Caracterizada por um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro para estimular o comércio e a industrialização da Capital do Amazonas, a Zona Franca de Manaus compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. Ela foi implantada pelo Decreto-lei n º 288, de 28 de fevereiro de 1967 e desde então é supervisionada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), criada pelo governo federal.

Embora tenha esse nome, a ZFM compreende toda a área da Amazônia Ocidental, ou seja, pelos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá. Dessa forma, toda essa área possui diversos incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes, facilitando a importação de peças e componentes para a produção, principalmente de eletrônicos, e também incentivando o consumo naquela região.

Ao se instalar na ZFM, as empresas recebem isenção ou redução no Imposto sobre Importação (II); isenção do Imposto de Exportação (IE); isenção ou crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); redução de 75% do Importo de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ); isenção, crédito ou restituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); isenção por 10 anos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial, Territorial Urbana), taxa de serviço de limpeza e conservação pública e taxa de licença de funcionamento.

Ainda, a venda de mercadorias destinadas ao consumo na ZFM, também possuem alíquota zero de PIS e COFINS, por força do artigo 2º da Lei nº. 10.996/04. Portanto, as receitas advindas das vendas para a ZFM ou áreas de livre comércio devem ser excluídas da base de cálculo tributada da contribuição do PIS e COFINS.

Para que uma empresa instale-se na ZFM, deve apresentar ao SUFRAMA um projeto, do qual será analisado de acordo com o modelo de desenvolvimento desejado e sua viabilidade no âmbito econômico de acordo com o estudo de Potencialidades Regionais elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Também, o projeto será submetido à avaliação de investidores locais, nacionais ou internacionais que decidirão sobre a incorporação do empreendimento à ZFM.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos