Decisões concessivas de indenização por lavagem de uniformes: análise crítica da jurisprudência

28/01/2015 às 10:36
Leia nesta página:

Análise crítica de decisões concessivas de indenizações a empregados por lavagem de uniformes.

           

                        Segundo a decisão prolatada pelo Tribunal Superior do Trabalho, no julgamento do RR 354-23.2013.5.04.0781, noticiada no site do TST, o trabalhador tem direito a ser ressarcido de despesas com a lavagem de uniforme, quando o empregador exija o uso deste. O fundamento é um só: o risco da atividade econômica é do empregador. Veja o teor da ementa da decisão:

RECURSO DE REVISTA.  (...) LAVAGEM DO UNIFORME. Esta Corte Superior firmou o entendimento de que, sendo o empregado obrigado a usar o uniforme fornecido pela Reclamada, as eventuais despesas com a sua higienização devem ser suportadas pelo empregador, uma vez que é dele o risco da atividade econômica, conforme preceitua o artigo 2º da CLT. Precedentes. Recurso de Revista não conhecido. (RR - 354-23.2013.5.04.0781, Relator Desembargador Convocado: Marcelo Lamego Pertence, Data de Julgamento: 10/12/2014, 5ª Turma, Data de Publicação: DEJT 19/12/2014)

                        De fato, não se pode repassar ao empregado os riscos do empreendimento, conforme estatui, claramente, o art. 2º da CLT. Contudo, a questão, com todo respeito ao Colendo Tribunal Superior do Trabalho, não se detém na análise do risco da atividade econômica. Em verdade, deveria o exame passar, antes, pelo campo da existência de eventual prejuízo causado ao empregado, pressuposto da conclusão sobre a transferência dos riscos do empreendimento do empregador ao empregado.

                        Veja que a obrigação de indenizar, seja na modalidade contratual ou extracontratual, somente surge quando há perda ou dano causado por alguém a outrem. Neste sentido, estabelece o art. 927 do CC que [a]quele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

                        Diante deste quadro jurídico, pensemos: se para lavagem do uniforme do empregado não era necessário o uso de produtos especiais que suplantassem a normalidade da lavagem de outras roupas, há algum prejuízo a ser indenizado?

                        A meu ver, não. Deste modo, se não há prejuízo, também, não há nada a ser pago ao empregado, a título de "lavagem de uniforme". Isso porque, se não há dano, não há o que reparar; se não há o que reparar, não houve transferência de riscos do empreendimento.

                        Em casos como este, basta que o julgador, utilizando-se das regras de experiência comum subministradas pela observação do que ordinariamente acontece (art. 335 do CPC), note que o empregado, caso não fosse obrigado a usar o uniforme do empregador, teria que lavar suas próprias roupas, arcando, pois, com os custos disso.

                        Logo, se o empregado teria que arcar com os custos da lavagem das roupas de qualquer maneira, não há prejuízo causado pelo empregador, razão pela qual, não há o que ser indenizado ao empregado.

                        Este entendimento não se confunde com a hipótese em que o empregador forneça uniformes especiais, que, eventualmente, exijam lavagens mais onerosas que outros modos de limpeza comuns.

                        Em casos tais, haveria, aí sim, o dever de indenizar, pois, sendo clara a causação de prejuízo ou perda ao empregado, não pode ser aquele obrigado a arcar com prejuízos decorrentes da atividade empresarial, uma vez que os riscos do negócio correm à custa do empregador.

                        Nesse sentido, há julgado do Min. Luiz Philippe Vieira de Mello Fillho, que, embora pouco divulgado, estabelece com maestria requisitos para tais indenizações:

RECURSO DE REVISTA - INDENIZAÇÃO MATERIAL - LAVAGEM DE UNIFORME DE USO OBRIGATÓRIO. O pagamento de indenização material ao empregado pela limpeza do uniforme somente tem cabimento quando a utilização do uniforme no ambiente de trabalho for obrigatória; o processo de higienização do fardamento for peculiar e divergir das roupas de uso comum do empregado; e houver a comprovação nos autos do dano material sofrido pelo empregado. Não é qualquer lavagem de uniforme que deve ser ressarcida, mas apenas a situação excepcional. Quando o uniforme utilizado para o trabalho pode ser lavado de maneira ordinária na própria residência do empregado - com uso de sabão e água - não verifico conduta ilícita da reclamada de transferir ao empregado obrigação atribuída a ela. Recurso de revista conhecido e provido. (...) ( RR - 806-34.2011.5.04.0771 , Redator Ministro: Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Data de Julgamento: 18/12/2013, 7ª Turma, Data de Publicação: DEJT 07/02/2014)

                        A conclusão, portanto, é: antes de se condenar empregadores com o simples fundamento de que o risco da atividade econômica corre a conta dele, deve-se, ao menos, perquirir-se se houve prejuízo causado ao empregado. Isso porque, se prejuízo não houve, não terá existido qualquer transferência dos riscos da atividade do empreendimento ao empregado e, portanto, não haverá o que ser indenizado. Ao contrário, indenizações como esta, em verdade, causam o enriquecimento sem causa do empregado, o que vedado pelo art. 884 do Código Civil.

                       

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL.  Tribunal Superior do Trabalho, Disponível em: <www.tst.jus.br>, Acesso em: jan.2015.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Hugo Fidelis Batista

Procurador do Distrito Federal e Advogado. Foi Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Assessor de Ministro do TST e assistente de Ministro do STF. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, tendo-se pós-graduado em Direito Processual pela Unisul. É mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos