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Marketing multinível.

Entendendo a coisa para não ser enrolado

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Notas

[3]       Curiosamente, este mesmo Sann Rodrigues faz parte da Igreja Universal do Reino de Deus. Tornou-se mendigo até ter descoberto o jeito de ganhar dinheiro por meio do marketing multinível. Numa entrevista, vinculada à TV Universal (veja http://www.youtube.com/watch?v=uXV8ID4kqhQ [internet], acesso em abril de 2014), observe o leitor que a apresentação do sucesso do empresário se faz desde o pulso. No caso, pulso envolto em um relógio Rolex. Nos Estados Unidos, mostra veículos diversos. Lamborghini, Ferrari, Mercedes e uma casa avaliada em 2 milhões de dólares. A conquista de toda esta riqueza é atribuída à crença na profecia da fogueira santa de Israel. Isto significa dizer que a divindade pretende criar milionários no planeta por meio do uso do sistema piramidal.

[4]       Veja a reportagem da Gazeta do Povo, disponível em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/07/noticias/dinheiro/1454676-empresas-acusadas-de-serem-piramides-tem-ligacoes-suspeitas-com-outros-esquemas.html [internet], acesso abril de 2014. Note que a Telexfree tinha iniciado com o nome fantasia e slogan “Disk a vontade”. Ter um nome de produto chamativo é fundamental, coisa evidente por si mesma.

[5]       Este caso se noticia no sitio http://archive.today/1DFRq [internet], acesso abril de 2014.

[6]       É, também, o caso noticiado pela Revista Veja a respeito do advogado Samir Badra Dib, isto conforme as informações disponíveis em http://veja.abril.com.br/noticia/economia/advogado-entra-na-justica-e-consegue-que-telexfree-o-reembolse-r101-mil [internet], acesso abril de 2014.

[7]       Sobre tais questões, veja as informações disponíveis na Wikipédia, projeto enciclopédico muito interessante, no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Telexfree [internet], acesso abril de 2014.

[8]       Informações em http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/04/justica-dos-eua-determina-congelamento-dos-bens-da-telexfree.html e http://economia.ig.com.br/empresas/2014-04-22/telexfree-bloqueio-nos-eua-pode-beneficiar-brasileiros-diz-autoridade.html, acesso abril de 2014.

[9]       Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/economia/saiba-o-numero-crucial-que-revela-que-a-telexfree-tem-caracteristicas-de-piramide [internet], acesso abril de 2014.

[10]      Veja o video http://www.youtube.com/watch?v=ixNCnfI3G0c [internet].

[11]      Vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=WnxPAclZ73I [internet]. Este e o vídeo anterior foram acessados em abril de 2014.

[12]      Veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=HIK4hXXSkOc [interne], acesso em abril de 2014.

[13]      É possível encontrar vídeos vinculados à Telexfree, à BBom e outras tantas empresas que adotam o marketing multinível.

[14]      Antes de pertencer aos quadros da Telexfree, teria feito parte da Evoxclub que vendia rastreadores para veículos. São pessoas que movimentam cifras de dinheiro milionárias. Além disso, a pesquisa na própria internet há de confirmar que o trabalho por meio do marketing multinível faz parte do histórico de vida, eis que seu nome é ligado aos empreendimentos My Travel and Cash, Telextreme, Telmax, mixphone clube, Evoxclub, BBom e Telexfree.

[15]      Informações sobre a Amway estão disponíveis, em inglês, no site http://en.wikipedia.org/wiki/Amway [internet}, acesso em abril de 2014.

[16]      E note o leitor, que o tema da pirâmide vem aparecendo junto com a palavra financeira, esta normalmente grafada entre parênteses. De fato, é preciso que seja esclarecido o exato significado da expressão pirâmide e o seu qualificativo financeira. Por ora, pedimos um pouco de paciência para o desvelo desta questão.

[17]      Veja http://www.amway.com/ [internet], site em inglês e http://www.amway.com.br/  para o site em português. Ambos sites, acessados em abril de 2014.

[18]      Ambos e muitos outros produtos são marcas registradas. Isto significa dizer, que também a Amway aprendeu o caminho do registro de marcas como forma de ganhar e aumentar a riqueza.

[19]      A falcatrua é velha e Charles Ponzi (Carlo Pietro Giovanni Guglielmo Tebaldo Ponzi, descendente de italianos), nascido em Lugo em 3 de março de 1882 e falecido no Rio de Janeiro em 19 de março de 1949, a tornou famosa. Ponzi encontrou a solução mágica para enriquecer por meio de uma correspondência que recebeu. Ele percebeu que podia vender os selos de resposta recebidos pelo correio internacional mais caro nos EEUU do que eles valiam no mercado externo. Muita gente viu que o negócio seria lucrativo e entregou a Ponzi o dinheiro para que ele comprasse os selos. Só que não foi preciso comprar selos, bastava pagar os primeiros com o que ele recebia dos novos interessados. Em pouco tempo ele movimentava milhões de dólares. Mas, a desgraça começou com uma denúncia feita pelo Boston Post. O Estado, como quase sempre é devagar para reagir, resolveu intervir para paralisar a captação de dinheiro. Evidentemente que aí, o esquema se estraçalha. Como Ponzi tinha muito lastro financeiro, devolveu o dinheiro a quem reclamava muito e com isso, sua popularidade se manteve elevada. Ponzi vivia rodeado pelo luxo e extravagância. Mas, em 1920, foi declarada a bancarrota de Ponzi. O que realmente é interessante constatar é que Ponzi reteve sua popularidade e, mesmo depois de descoberta a fraude, contava com muitas pessoas que acreditavam nele. Veja as informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi [internet], acesso em abril de 2014. Adicionalmente há informações sobre o esquema de Maria Branca dos Santos da década de 1980 em Portugal. Este esquema da Maria era interessante porque ela se tornou uma banqueira para todos, ricos e pobres. E, mais interessante é que o esquema vigiu durante décadas, especialmente porque as autoridades e o Poder Judiciário eram facilmente subornáveis, problema realmente complexo e que deve ser levado em consideração com as pirâmides. Também é importante o esquema montado pelo empresário Ioan Stoica na Romênia nos anos de 1992-4 chamado caritas. Na virada para o modelo capitalista, Stoica introduziu a pirâmide na Romênia. Belo jeito de se começar o capitalismo. Por fim, temos Bernard Madoff na década 2000 nos EEUU. Este Madoff, com 71 anos de idade foi condenado em 2009 a 150 anos de prisão e movimentou algo em torno de 50 bilhões de dólares. Interessante mesmo, é saber que o Banco JP Morgan Chase, maior banco dos EEUU mantinha com Madoff relações financeiras. Isto a ponto do Banco JP Morgan Chase ter sido condenado e concordar em pagar 1,7 bilhão de dólares aos clientes lesados por Madoff. Madoff tentou preservar o patrimônio para os familiares. Seu irmão mais novo, foi condenado a pena de 10 anos de prisão e o filho mais velho, Mark, cometeu suicídio enquanto o pai permanecia preso. O próprio Madoff entendeu que envergonhara sua família e, em certo sentido, sentiu-se responsável pela morte do filho. Informações sobre ele estão disponíveis em http://en.wikipedia.org/wiki/Bernard_Madoff [internet], acesso em abril de 2014.

[20]      O que essa comunista faz no meio disso aí não é fácil explicar.

[21]      No Projeto de Lei conexo, aparecem os nomes de Afonso Florence, Marcelo Matos e Rosinha Adefal. Estes não constam na relação de outros nomes no link de chamada do PL. Veja http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=598956 [internet], acesso em abril de 2014.

[22]      Leia a nota de rodapé 17, p. 9 supra. Note o envolvimento bancário com os esquemas piramidais.

[23]      Vamos falar o português bem claro. Esta obrigatoriedade é completamente estapafúrdia.

[24]      Aqui, dada a completa indefinição do que se pretende, é de se presumir que tenha sido produzido este texto em algum período de intenso desvairo porque é quase impossível explicar como é que foi produzido texto tão cheio de nada quanto o que se está a citar.

[25]      Alice Monteiro de BARROS, Trabalho Voluntário e Trabalho Religioso, In: Academia Paranaense de Estudos Jurídicos, http://www.trt9.jus.br/apej/artigos_doutrina_amb_07.asp [internet], acesso em abril de 2014.

[26]      Peter A. UBEL, Loucura do Livre Mercado, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, 280 pp., aponta diversos exemplos e descobertas científicas concernentes aos mecanismos de engano cerebral no capitalismo, isto a ponto de justificar o título da obra.

[27]      Quanto a este, há outras questões e acusações de envolvimento com desvios de fundos. Mas, não é este o tom do que ora se apresenta, vinculado à formação das pessoas e vínculo com o esquema da Boi Gordo.

[28]      Mas, não interessa em absoluto a promessa de rentabilidade. Mesmo se esta fosse de apenas 6% ao ano (fato que diminuiria a capacidade de atração ao investimento), o fato é que dever-se-ia calcular e apontar a rentabilidade do boi apenas. Mas, a questão não estava vinculada ao boi e sim, ao mecanismo de angariação de novos investidores. É de lá que vem o dinheiro. Siga o dinheiro e não o boi.

[29]      David FRIEDLANDER, Criador da Boi Gordo, que lesou mais de 30 mil, se livra da prisão, In: O Estado de São Paulo, caderno notícias de 13 de agosto de 2009.

[30]      Reportagem de Rui MARTINS, Dono da Boi gordo Rico, Feliz e Livre, In:  http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/boi/43664-dono-da-boi-gordo-rico--feliz-e-livre.html#.U15sM1fO_90 [nternet], acesso em abril de 2014.

[31]      E, é impossível que se colocassem novos bois no negócio. Os bois se reproduzem em tempo muito mais dilatado do que as vendas. De fato, é possível vender milhares de bois in advance. Isto significa que o boi pode nem existir.

[32]      Confira a reportagem de Muilo RAMOS, no site http://veja.abril.com.br/141101/p_118.html [internet], acesso em abril de 2014.

[33]      Note que na apresentação do Talk Fusion feita anteriormente, se fala em “residual até infinito do binário. Não limita em 6 níveis como nas outras empresas.” Ora, exatamente esta ilimitação é o estopim para a inviabilização do negócio. Uma cadeia de binário infinita significa uma pirâmide de base infinita de sorte que o valor pago ultrapassa o valor da venda. A bonificação somente pode ser honrada se houver transferência de pagamento dos setores mais largos da base da pirâmide para setores mais elevados. Por isso, os do topo da pirâmide sempre haverão de receber volumes muito maiores de recursos financeiros.

[34]      O proprietário da BBom, por exemplo, é o Sr. João Francisco de Paulo. Em entrevista a Vitor SORANO do iG São Paulo, diz que, “se soubesse, teria usado o modelo antes” (veja http://economia.ig.com.br/2013-07-11/caso-bbom-se-soubesse-tinha-usado-o-modelo-antes-afirma-proprietario.html [internet], acesso em abril de 2014. Pelo menos em hipótese de trabalho é possível presumir que este empresário não sabia do modelo antes. Depois de saber, achou o modelo fantástico, evidentemente, pela renda auferida. Ele próprio, conforme a entrevista, disse que o sucesso “foi muito maior do que a gente imaginava e também nos assustou (...)” Ora, pelo menos em hipótese e por amor ao argumento, poderia ser imaginado que o proprietário foi levado ao sistema por outros e que, tal qual os divulgadores do negócio, tenha ficado fascinado pelos resultados. Pode até ser que este empresário, mais uma vez, em hipótese de argumento e conforme o que estamos abordando, seja apenas culpado, sem qualquer intenção de dolo em relação ao negócio implantado. O proprietário pode ser um inocente útil e é isto que transparece em sua entrevista. Veja que dizemos pode; não se diz que seja inocente. O que interessa é a montagem do esquema piramidal; os produtos e serviços são a cortina de fumaça. Só que o proprietário não percebe para onde vai o dinheiro. E, perguntamos de modo claro. Para onde vai o dinheiro? Boa parte é deslocado para o pagamento do topo da pirâmide. Na verdade, quando a empresa começa a enfrentar dificuldades, não consegue realmente explicar quais as causas dos seus problemas. Estas podem ser atribuídas à maldade da concorrência ou mesmo o desconhecimento por parte do Poder Judiciário em torno do marketing multinível. As empresas podem se constituir em veículos perfeitamente adaptados ao aparelhamento piramidal. E, quem vende a ideia às empresas encontrou o melhor negócio do planeta que é aproveitar-se da ingenuidade alheia.

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[35]      Se é assim, porque o empresário das pérolas manteria tais consultores do sistema multinível em suas empresas? Simplesmente porque a exponencial gera faturamento inicial absurdamente elevado e os consultores são os principais responsáveis pela modelagem do sucesso financeiro. A empresa de pérolas, por ter um produto atrativo, provavelmente iria receber enorme volume de dinheiro. O problema de caixa apareceria depois, na hora da devolução da grana investida. Então, sem produto que mantenha o valor investido, a empresa rapidamente se torna inadimplente. Por exemplo, se investir o dinheiro recebido em aplicação financeiras (é o que Carlos Ponzi fez), receberá a paga de juros em valor muito inferior ao que foi prometido aos investidores. Em suma, se o produto não permitir valorização, não haverá venda de produto ou investimento e sim, ingresso em um sistema piramidal.

[36]      E, quem assume a vida de estelionatário assume viver desde a enganação. O estelionatário sabe o que faz e se utiliza de meios para enganar suas vítimas. O estelionatário é o esperto contra a multidão de simplórios que ele engana. Tal esperto não tem escrúpulos. Sente-se bem com sua própria esperteza. É típico do estelionatário a boa aparência, a boa conversa, a inteligência notável. Tudo isto é posto a serviço do benefício próprio.

[37]      Na verdade, esclareçamos bem. O dinheiro pertence à empresa porque se está adiantando os investimentos feitos para que se tenha a fazenda de ostras. O que pertence aos investidores são as ostras e as pérolas. Mas, se não houver reinvestimento dos valores percebidos (ampliação do negócio), estará ocorrendo pura e simples venda do negócio aos investidores. Supondo-se que se esgote a fazenda de ostras e as vendas tenham parado na quantidade de ostras disponíveis, o negócio ter-se-á esgotado. Para evitar que isso ocorra, boa parte da receita deve ser reinvestida no negócio; ou seja, o foco do dinheiro é a empresa e não os investidores.

[38]      O correto seria que a empresa de pérolas fosse em busca de negócios de boa lucratividade para garantir o retorno esperado para o valor das pérolas na colheita. Digamos assim, que se imaginou haver uma valorização média das pérolas de 10% ao ano. Em 5 anos se poderia esperar que o valor investido pelo divulgador sofreria valorização de 50%. Então, se investiu R$ 3.000,00, esperará reaver, depois de 5 anos (hipótese aleatória para o tempo de maturação das pérolas), R$ 4.500,00. Ora, isto quer dizer que o valor inicial precisa, de algum modo, valorizar-se. Vamos admitir que o valor das pérolas tenha declinado. Então, o que sobra como valor da empresa tem de garantir a rentabilidade pretendida ou esperada pelo investidor / divulgador. Se isso não ocorrer, o negócio, a médio prazo não se sustenta. Isto também significa que a empresa que opta pelo marketing multinível se posiciona em franca concorrência com o sistema bancário no que diz respeito à valorização dos ativos. Se não houver entendimento perfeitamente claro sobre este tópico, não é possível seguir adiante, razão pela qual o marketing multinível necessita do trabalho de economistas.

[39]      Evidentemente, a empresa recebeu muito mais dinheiro pelas vendas. Na hipótese mencionada (cada um da rede vende um lote), o faturamento da empresa seria de R$ 31.500.000,00 (trinta e um milhões e quinhentos mil reais). O segredo do dinheiro está aí. De repente, sem muito esforço, a empresa passa a contar com 10.500 vendedores entusiasmados em vender o produto que a empresa tem à disposição. Este batalhão de recrutas se torna em batalhão agressivo de vendas porque percebem, ao olhar o líder e os que estão no topo da pirâmide, que podem também, ganhar dinheiro. Então, os líderes vendem, não apenas a ideia do sucesso quanto a prática concreta da vida nababesca.

[40]      Dificilmente um negócio de rede pode ser sustentável com mais de 4 níveis. Evidente que a apresentação das pessoas com muito sucesso na rede é um forte atrativo para os incautos. Mas, provavelmente a educação e consciência sobre o funcionamento do sistema e a manutenção de um efetivo esquema de premiação (distinto da bonificação) seja uma forma mais eficiente de manter as pessoas envolvidas e engajadas no trabalho distribuidor.

[41]      E, note bem que os divulgadores da Telexfree defendiam a empresa, não pelo produto que tinham comprado e sim, pelas rendas que auferiam. A empresa já estava pagando as bonificações com a receita originada com a entrada de novos divulgadores. O produto vendido não tinha margem suficiente para o pagamento da bonificação.

[42]      Por essa razão, é muito difícil compreender o modo pelo qual os investidores podem esperar que determinados produtos tragam retorno de investimento. Por exemplo, se apresenta a Embrasystem Tecnologia em Sistemas, Importação e Exportação Ltda (BBom) como fonte de renda e não como venda de produto. Veja as explicações sobre o produto e sobre as vendas depois da liberação (provisória) concedida pela justiça em http://www.youtube.com/watch?v=FBtlUfupBcE [internet], acesso em abril de 2014. Neste mesmo vídeo, em certo momento, se fala em ganhos possíveis de até R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) ao dia (!). Ora, a pergunta a ser feita é simplória. De onde vem o dinheiro para pagar tais bonificações? Evidentemente, não vem das vendas diretas e sim, das vendas que se efetuarem para os novos integrantes do sistema. Cuidado com a fascinação. Siga o dinheiro de entrada e se pergunte de onde vem o dinheiro de saída (bonificação). Sobre a BBom, interessante notar que quase 40% dos associados não conseguiram recuperar o seu investimento inicial. Este volume de dinheiro representa algo em torno de R$ 130 milhões (veja a reportagem de Vitor SORANO, BBom está devendo R$ 130 milhões a Associados e Devolução pode ser Parcial, In: http://www.tribunadabahia.com.br/2013/11/10/bbom-esta-devendo-r$-130-milhoes-associados-devolucao-pode-ser-parcial [internet]. Pois bem, a pergunta a ser feita é, onde foi o dinheiro prometido? E a resposta é simples, serviu para, em parte, pagar os mais bonificados no topo da pirâmide. A decisão de bloqueio e suspensão das atividades se deu no âmbito da 4ª Vara Federal de Goiás e foi parcialmente revista pelo TRF da 1ª Região (Brasília). Na decisão se determinou que a continuidade das operações privilegiasse o pagamento dos atrasados (devolução do capital investido) com as receitas das vendas diretas.

[43]      E, para ser mais claro. Ninguém vai comprar um lote de ostras com as respectivas madrepérolas para ficar aguardando 5 anos (tempo de exemplo) se o valor atual das pérolas não for atrativo. Se o valor atual do lote de pérolas for 5 mil, a venda pelo preço de 3 mil representa bom negócio porque o comprador espera que tenha uma colheita de valor maior do que o investimento feito. Então, colocar as ostras no multinível significa depreciar o valor atual do produto. O dono da fazenda, ao invés de pagar juros ao banco, passa a conceder vantagens aos seus investidores.

[44]      Marcos Duda, professional de marketing que sofre campanha difamatória por ter-se posicionado sobre empresas de marketing multinível confiáveis e não confiáveis, elaborou uma lista em que aparecem 23 empresas que ele julga confiáveis contra 91 não-confiáveis. Veja http://www.marcosduda.com.br/empresas-confiaveis-de-marketing-multinível/ [internet], acesso em abril de 2014. Provavelmente nós retiraríamos algumas das 23 empresas confiáveis desta lista. Talk Fusion, por exemplo, não classificamos como empresa de marketing multinível. Mas, seria preciso investigar com extrema atenção e cuidado o que se promete e o que se oferece por parte de tais empreendimentos para que se possa dizer, precisamente, se são ou não empresas que têm algo real a oferecer.

[45]      Entenda-se que se criam, do nada, milhares de vendedores do produto sem que sejam computados ai quaisquer custos de vínculo empregatício pelos novos “divulgadores”. Estes, na verdade, acabam nada sendo. Não têm direitos previdenciários, por exemplo. Estas questões relativas aos custos (ou no caso, não ter tais custos) de se agregar milhares de vendedores a qualquer empresa não fazem parte do horizonte da empresa autônoma; o divulgador é sempre autônomo, trabalha porque está entusiasmado com a empresa e dela recebe sua remuneração que pode ser grande ou, apenas o complemento da renda familiar.

[46]      Particularmente, entendemos que o limite máximo da rede para cada indivíduo que entra no sistema deve ter base reduzida. Sem restrição, o sistema piramidal tende a sucumbir por seu próprio peso. De outro lado, não se alegue que um sistema de nível é completamente ilegal ou inviável porque, em certa medida, todas as empresas costumam adotar sistemas de remuneração piramidal. O supervisor e o gerente deixam de fazer vendas e retiram a sua remuneração das vendas que outros efetuam. Deixam de efetuar vendas porque assumem os encargos de supervisão e gerência. Então, recebem pelo trabalho de outros. E, no sistema capitalista, o mesmo ocorre com os donos do negócio. A vantagem do MMN neste sentido é a desburocratização empresarial. O MMN é ágil e as possibilidades de ganho pela supressão de entidades intermediárias e investimento em propaganda é algo que se pode compreender sem grande dificuldade.

[47]      E, esta auditoria não trata de contabilização de fatos passados (atribuição do contabilista) e sim, de análise de fluxos financeiros futuros e disponibilidades futuras. É trabalho de economista.

[48]      E, o negócio MMN é extremamente rápido e criativo na criação de termos descritivos do funcionamento da rede. Por exemplo, fala-se em derramamento (entrada de novos integrantes na perna do patrocinador), patrocinador (aquele que processa indicação ou venda de produtos a você), sistema binário (criação de rede a partir de binários, gente que entra numa das “pernas”; uma decorrente do derramamento e outra que representa o cadastro próprio de quem entra). Muitos termos são meras traduções do inglês e, seria muito mais adequado reescrever completamente a terminologia utilizada por empresas que seriamente pretendem trabalhar com o multinível. Até a palavra multinível poderia encontrar outra melhor.

[49]      Importante destacar que a Juíza mencionada, pelas imagens televisivas e disponíveis na internet é jovem. Mesmo assim, mostrou suficiente coragem para enfrentar as adversidades. Mexer com vespeiro geralmente pode ser perigoso. Agora, não tinha outra opção para o caso, eis que a Telexfree, já amargava grande rombo em suas contas e nos Estados Unidos a situação também não era a melhor.

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Sobre os autores
Marcos Kruse

Perito Judicial Cível. Bacharel em Direito. Economista. Doutorando em Direito Civil pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ) – Argentina.

Bárbara Cristina Kruse

Advogada e geógrafa. Especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná, núcleo de Ponta Grossa e Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutoranda em Ciências Sociais e Aplicadas.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

KRUSE, Marcos ; KRUSE, Bárbara Cristina. Marketing multinível.: Entendendo a coisa para não ser enrolado. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5118, 6 jul. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/36355. Acesso em: 19 abr. 2024.

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