O velho e o mar, uma lição profissional de Ernest Hemingway

07/04/2015 às 19:51
Leia nesta página:

O velho e o mar, uma lição profissional de Ernest Hemingway

Você pode achar que o livro “O Velho e o Mar” de Hemingway é um livro político, de luta de classes, e outras tantas interpretações que vimos por aí.

Quero trazer o livro uma realidade cotidiana das empresas atualmente.

Vamos contextualizar o livro: Escrito em 1952, o livro trata um pescador velho que acreditava ter acabado o tempo para si e decide se lançar ao mar para tentar a boa sorte. Dias se passam, e depois de mais dias lutando para pescar um peixe espada imenso que consegue trazer ao lado de sua barca, ele precisa lutar mais tantos dias contra os tubarões que cercam a barca para comer o peixe imóvel e fácil… Ele consegue chegar em terra apenas com a carcaça do maior peixe que pescou na vida…

E como isto tem a ver com nossa vida profissional?

Vamos pensar no processo eletrônico: Quantos advogados com mais idade estão como Santiago, o personagem do livro, lutando contra o mar do processo eletrônico e seus tubarões – mudanças diárias do meio de se comunicar com o judiciário?

Vamos pensar na gestão jurídica: Quantos profissionais se consideram velhos ou inexistentes para voltar ao mar do mercado jurídico por não se sentirem adequados as novas realidades de mercado? E estes profissionais muitas vezes estão com o peixe espada caçado, pronto, inerte ao seu lado e deixam os tubarões mais novos pegar a sua pesca.

Vamos pensar na tecnologia: Quantos estão comprando peixes espadas pensando em se alimentar quando precisam na verdade de peixes bons e em fartura para sobreviver? Adquirem tecnologia ultra/mega/plus moderna e não usam nem 1/3, deixando aos tubarões seus investimentos.

Mais de 50 anos depois, Ernest Hemingway nos brinda com muito ensinamento sobre gestão, tecnologia, processo eletrônico e gestão de pessoas:

Idade cronológica não faz uma pessoa. A pessoa é um misto de sua personalidade, conhecimento, experiências e principalmente o que ela faz com tudo isto no seu dia a dia.

Que possamos refletir e agir como o Santiago no livro, mesmo cronologicamente com idade avançada, não desistiu de lutar por aquilo que acreditava e somente voltou a terra firme quando conquistou seus objetivos.

Não desista porque mudaram o meio pelo qual você se comunicava uma vida toda com a sua profissão.

Não desista porque a tecnologia pode ser um pouco complexa e mudar rápido.

Não desista porque algo que sempre deu certo, como organizar o seu escritório com papel e agenda física, hoje não funciona.

A mudança é que pode movimentar o moinho e trazer energia.

Não canse de aprender, pois como já disse o filósofo: O homem não morre quando para de respirar, mas sim quando para de viver.

Viva a vida!

Viva a gestão e tecnologia!

Viva a nova advocacia!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos