Política judiciária e a agregação de comarcas na Bahia

06/05/2015 às 19:16
Leia nesta página:

O artigo trata da política de agregação das comarcas na Bahia. Descreve as principais consequências da agregação das comarcas ao acesso do poder judiciário. Questiona-se ainda, os critérios e procedimentos economicista do TJ/Ba.

É estarrecedor presenciarmos que, em meio às lutas travadas diariamente para o aprimoramento da cidadania e elevação da capacidade interventiva da sociedade, tenhamos que conviver com a esdruxula concepção da adulação como instrumento de conquista ou manutenção do que fora conquistado.

Imagine caro leitor, que como resultado de anos a fio de trabalho, a tal sonhada casa própria é adquirida.  No entanto, ao adentrar na sua residência, descubra que apesar de todos os cômodos, móveis e acessórios estarem presentes, a sua finalidade primeira, qual seja, a de guarnecer seus familiares, está ausente por pura incompetência da autoridade paterna que a dirige.

Transformar comarcas judicias em meros bibelôs administrativos e anexos de comarcas vizinhas é a nova estratégia do poder judiciário na Bahia. Os 25 municípios do Estado ameaços por tamanha inconveniência, necessitam com urgência, atentar para as lições do grande patrono Rui Barbosa: “No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação2”.

É preciso mobilização, resultado da conscientização da sociedade, de que, a luta que se avizinha não se limita às cercanias que envolvem funcionários do poder judiciário, mas apresenta-se como desafio a toda comunidade, UPB, advogados, estudantes, entidades religiosas, etc.

Imagine que a comarca de sua cidade, seja mero captador de processos a serem encaminhados a comarca do município próximo, a pelo menos 50 km. Ao desgaste emocional, físico e financeiro, certamente se juntarão a morosidade da justiça, gerada pela sobrecarga de processos. Indagamos, como a política de desativação, presente na Bahia desde 2011, onde foram agregadas cerca de 45 comarcas, não fora questionada desde então?

A política intentada pelo Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, de nuclear os polos de acesso a justiça em comarcas agregadas, atropela a celeridade judiciária e constrange a todos que militam pelo bem comum. Coadunamos com a tese do Ex Corregedor do TJ-BA, Antônio Cardoso, para quem “atitudes de desativação de comarcas, equipara-se ao fechamento de hospitais, de escolas, de municípios. É bem diferente de fechamento de empresas, de estádios”.

Nos causa estranheza a ausência de critérios técnicos para definição das comarcas a serem desativadas, bem como, desconfiamos de critérios meramente paternalistas quanto a suspensão imediata da agregação de determinadas comarcas do extremo oeste baiano. Acreditemos que, a atuação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), apresentando um estudo justificador da manutenção das unidades, tenha sido efetivamente a motivação da reconsideração. Que esta estratégia contagie os municípios baianos em suas mobilizações sociais.

Fica evidente, que o TJ-BA não realizou estudo que pudesse fundamentar a proposta de desativação das comarcas e consequentemente contra-argumentar a solicitação dos municípios. Algo gravíssimo e colaborador para suspeita de mero ativismo judicial.

Aliás, a unilateralidade do ato administrativo de desativar/agregar comarcas tem gerado ações judiciais questionadoras da competência dos Tribunais de Justiça Estadual, cuja base discursiva estrutura-se na Lei Estadual n°. 10.845/2007 em seu artigo 16, § 1º, e no art.70, inciso VII da Constituição baiana. Por outro lado, sob o argumento de mera transferência e não desativação com base no art. 96, inciso I, alínea “a” da CF 1988, do pequeno movimento de demandas judiciais, da garantia de inalterabilidade remuneratória dos servidores e da autorização legal advinda do art. 15, 2º, da Lei n.º 10.845/2000, os Tribunais de Justiça tem justificado a legalidade em distribuir ou agrupar territorialmente as unidades de divisão judiciária.

Há evidente desconexão, entre as desativações e a PEC das Comarcas aprovada pelo Senado no dia 20 de maio, haja vista, a intenção em aumentar no prazo de 8 anos, proporcional à efetiva demanda de serviços, o numero de defensores públicos nas comarcas. Não nos assombra o fato, de que, a diminuição do número de comarcas esteja ligada a nomeação quantitativa de novos defensores.

A racionalidade advinda do discurso economicista de diminuição de custos, não coaduna com as garantias de acesso à Justiça expressamente garantidos na Constituição Federal em seu art. 5º inc. XXXV. O TJ-BA deve compreender que, uma justiça próspera, “vive muito mais realmente da verdade e moralidade, com que se pratica, do que das grandes e [pseudo] inovações e belas reformas que se lhe consagrem3”.

2Rui Barbosa.

3 Idem.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Joabe Ramos

Mestre em Ciências das Religiões. Graduando em Direito (10º semestre). Pedagogo. Psicopedagogo. Esp. em Educação e Relações Étnico Raciais. Assessor Técnico-Pedagógico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos